Concursos Públicos

Atualidades – TJ-SP – Interior – Gabarito Extraoficial

Olá pessoal,

A prova de Atualidades do TJ-SP não foi nada fácil, estava muito difícil, difícil mesmo. Com certeza, veio num nível de dificuldade bem maior do que a última prova do TJ-SP da Capital e do último concurso do TJ-SP Interior. Quando selecionou os fatos, o examinador não estava em um dia nada bom da sua vida!

A prova foi difícil para todos os candidatos, não somente para você!

De quebra, vieram seis questões de Atualidades, em vez das tradicionais quatro questões.

Quem fez o nosso curso completo, assistiu todas as nossas aulas de retrospectiva do mês anterior e seguiu as nossas orientações sobre resolução de questões da Vunesp foi bem na prova de Atualidades.

Todos os fatos cobrados ocorreram no mês de janeiro. A prova deve ter sido elaborada nos últimos dias desse mês ou no início de fevereiro.

Segue o meu gabarito extraoficial. Vou postar só o gabarito, pois estou em aula no dia de hoje. À noite, na correção ao vivo do Estratégia Concursos, comento cada questão.

 

PARTICIPEM DO NOSSO RANKING TJ SP e tenham uma ideia de como vocês estão em relação aos concorrentes! Basta preencher no link abaixo:

RANKING TJ SP ESCREVENTE – PREENCHA AQUI

 

65. Em ofício enviado nesta quarta-feira (24 de janeiro) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-procurador-geral da República se manifestou favoravelmente a manter suspensa a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. A posse estava marcada para a última segunda (22 de janeiro), mas foi cancelada após a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, atender a um recurso e suspender a cerimônia. A ministra analisou uma reclamação movida por um grupo de advogados, que contestou no STF a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, no sábado (20 janeiro), havia liberado a posse de Cristiane Brasil.

(G1, 24.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/skSVZg>. Adaptado)

No recurso ao STF, o grupo de advogados questionou

(A) a celeridade do Judiciário na resolução da ação.

(B) a competência do STJ para julgar o caso.

(C) a prática de loteamento de cargos pelo Executivo.

(D) a moralidade da nomeação da deputada.

(E) a honra e a honestidade da deputada.

 

COMENTÁRIOS:

Este fato foi muito comentado na mídia. Foi, inclusive, cobrado em uma prova recente da Vunesp, em 2018, para a Prefeitura Municipal de Garça. Na decisão inicial, em 08/01, o juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), entendeu que a nomeação da parlamentar por Michel Temer desrespeitava a moralidade administrativa, porque ela já havia sido condenada pela Justiça trabalhista. Isso é o que foi cobrado na prova do município de Garça.

A partir daí, o governo federal recorreu nos tribunais. Depois de seguidas derrotas no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), o governo federal recorreu ao STJ e conseguiu reverter a suspensão da posse da deputada. Essa decisão foi questionada no STF, por um grupo de advogados alegando que a competência para julgar o caso era do STF e não do STJ. A ministra Cármen Lúcia atendeu ao recurso e suspendeu a cerimônia de posse de Cristiane Brasil.

Pessoal, essa questão foi uma baita pegadinha da banca!

Gabarito: B

 

66. O Ministério da Saúde anunciou uma campanha de emergência nos estados mais atingidos pela febre amarela: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A ideia é combater com maior agilidade a circulação do vírus.

(G1, 10.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/QjKvxX>. Adaptado)

A principal medida da campanha de emergência anunciada pelo governo está relacionada

(A) a uma ampla campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

(B) a um mapeamento rigoroso dos casos de doença, com a finalidade de vacinar exclusivamente os bairros mais atingidos.

(C) à aplicação de doses fracionadas da vacina, com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunes à doença.

(D) à quarentena imposta às pessoas contaminadas pela doença, evitando com isso a sua transmissão nos ambientes urbanos.

(E) à busca pela população de macacos portadores da doença, com o objetivo de isolar os animais do convívio humano.

 

COMENTÁRIOS:

Esta questão entrou para o folclore de Atualidades do TJ-SP. Em uma aula ao vivo, que ministrei para o TJ-SP, falava da febre amarela quando fui questionado no chat de que o assunto não cairia, pois estava muito em evidência na mídia. Falei que tinha grande probabilidade de cair e dei uma puxada de orelha em quem dizia que não iria cair. Rsrsrs O ocorrido ficou sendo comentado e zoado em rede social. E não é caiu? Para calar a boca de quem disse que não cairia.

No atual aumento da incidência do surto da enfermidade, a principal medida da campanha de emergência anunciada pelo governo está relacionada à aplicação de doses fracionadas da vacina, com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunes à doença.

Gabarito: C

 

67. O Banco Mundial informa que vai investigar a manipulação de dados, ocorrida durante vários anos, sobre as condições de negócios no Chile em um de seus mais importantes estudos, o “Doing Business”. De acordo com o economista-chefe do organismo multilateral, que se desculpou formalmente ao governo chileno, a metodologia usada na elaboração do ranking do relatório foi alterada em diversas ocasiões.

(Valor, 14.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/S9M5xo>. Adaptado)

Essa manipulação de dados teria motivação

(A) geopolítica, e favoreceu os EUA na disputa com a China para transformar o Chile em parceiro privilegiado.

(B) pessoal, e favoreceu empresários chilenos que mantêm vínculos com diretores do organismo multilateral.

(C) ambiental, e favoreceu grupos econômicos contrários às políticas de preservação da fauna e da flora do país.

(D) financeira, e favoreceu corporações do petróleo que faziam lobby pela privatização de reservas chilenas.

(E) política, e favoreceu uma liderança liberal em detrimento de uma liderança de centro-esquerda

 

COMENTÁRIO:

A questão se refere à manipulação de dados sobre o Chile no relatório “Doing Bussiness” do Banco Mundial que mede as regulamentações dos países que estimulam ou que restringem as atividades empresariais. O relatório apresenta indicadores quantitativos sobre as regulamentações de negócios e a proteção dos direitos de propriedade que podem ser comparados entre 189 economias – desde o Afeganistão até o Zimbábue – e ao longo do tempo.

De acordo com a suspeita, a manipulação de dados teria motivação política, já que nos dois governos de Michele Bachelet (2006 a 2010 e 2014 a 2018) o país perdeu posições no ranking e melhorou no governo de Sebastián Piñera. Os índices eram piorados na administração de Bachelet e melhorados no período em que Piñera presidiu o país.

Gabarito: E

 

68. Dois promotores de Justiça entraram com uma ação civil pública com pedido de liminar contra os responsáveis pelo bloco carnavalesco “Porão do DOPS 2018”. Na ação, os promotores lembram que entre os homenageados do bloco estão o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado Sérgio Paranhos Fleury.

(G1, 29.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/VPKjSZ>. Adaptado)

Na ação, o objetivo dos promotores era

(A) proibir o bloco de omitir os crimes cometidos pela ditadura.

(B) exigir do bloco a defesa ativa dos direitos humanos.

(C) recuperar o dinheiro da prefeitura investido no bloco.

(D) impedir o bloco de fazer apologia à tortura.

(E) pedir a prisão dos organizadores do bloco.

Gabarito: D

 

69. Uma guerra de facções, em meio a uma onda de violência, está por trás do assassinato de 14 pessoas em uma casa de forró no último sábado (27 de janeiro). Uma pessoa foi presa. A casa de forró era frequentada por membros de uma das facções, disseram um policial militar e moradores do bairro; o ataque é atribuído pelas mesmas pessoas a outra facção.

(G1, 29.01.2018. Disponível em: . Adaptado)

Policiais militares, civis e bombeiros decidiram nesta terça-feira (9 de janeiro) pôr fim à paralisação das categorias, que durou 22 dias. Em reunião nesta tarde com representantes de associações de classe, o governador aceitou as reivindicações das categorias e prometeu não abrir processo administrativo ou qualquer outra sanção contra nenhum agente pela paralisação.

(Folha de S.Paulo, 09.01.2018. Disponível em: https://goo.gl/sRkS1A. Adaptado)

As duas notícias tratam, respectivamente,

(A) da Bahia e de Alagoas.

(B) da Paraíba e do Pará.

(C) do Ceará e do Rio Grande do Norte.

(D) do Piauí e do Maranhão.

(E) de Pernambuco e de Sergipe.

Gabarito: C

 

70. O noroeste da Síria voltou nesta segunda-feira (29 de janeiro) a ser palco de um confronto entre soldados ligados à Turquia e milícias curdas, que disputam o controle de uma colina na região. O governo turco afirma que as milícias curdas que controlam a região são ligadas aos curdos que vivem na Turquia e que decidiu agir para expulsar os terroristas das proximidades de sua fronteira.

(Folha de S.Paulo, 29.01.2018. Disponível em: . Adaptado)

O conflito entre turcos e curdos mencionado na notícia está relacionado

(A) à luta pela autonomia e independência dos curdos.

(B) ao posicionamento curdo favorável ao governo sírio.

(C) à defesa radical da causa palestina feita pelos curdos.

(D) ao vínculo entre os curdos e o Estado Islâmico.

(E) à aliança entre os curdos, a Rússia e os EUA na região

Gabarito: A

 

Sucesso no concurso!

Até logo mais.

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Ver comentários

  • Professor o senhor na revisão deu todas as dicas para acertarmos. Porque disse, se não ouviu falar não arrisque marcar a resposta. E dessas, 3 foi dito sobre o assunto. Ganariteeeeeeiiiiii. De novo!

  • Professor o senhor na revisão deu todas as dicas para acertarmos. Porque disse, se não ouviu falar não arrisque marcar a resposta. E dessas, 3 foi dito sobre o assunto. Ganariteeeeeeiiiiii. De novo!

  • E não é que caiu febre amarela, né Professor? hahahahah Gratidão Professor! Suas aulas, em especial as das maratonas, foram essenciais!!

  • Professor a questão da OAB, não seria a moralidade e não a competência? Li algumas vezes a notícia e foi isso o que eu entendi!

  • Por favor, gente! teria como postar o gabarito de todas as matérias em uma tabela convertido para todos os tipos de prova? :D

  • Às pessoas que perguntam sobre a questão da Cristiane Brasil, a reportagem diz que o motivo do RECURSO é de competência, pois, foi liberado pelo STJ. Mas a nomeação dela fora contestada, primeiramente, alegando a moralidade (falta de ). Eu também caí nessa, só para constar. Se fosse outros tempos da Vunesp, não teria essa opção, ou a pergunta seria sobre a primeira manifestação do grupo de advogados.

Posts recentes

É possível assumir mais de um cargo público ao mesmo tempo?

            Seja muito bem vindo (a), caro (a) amigo (a) leitor (a), que bom ver…

2 horas atrás

Término de Contrato de Trabalho: Resumo para o TRF 2

No artigo de hoje vamos falar sobre o término de contrato de trabalho: resumo para…

2 horas atrás

Estratégias de Testes de Software para o Concurso da Caixa (TI)

Testes de software são uma parte essencial do ciclo de desenvolvimento de software. Eles são…

2 horas atrás

Simulado Final CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

5 horas atrás

Contrato com o Cebraspe traz detalhes do concurso TCE PR

Salário inicial de R$ 22,4 mil! Obtivemos acesso ao contrato com o Cebraspe, banca organizadora…

18 horas atrás

Concurso TCE PR: EDITAL iminente! Iniciais de R$ 22,4 mil

O tão aguardado edital do concurso Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR)…

19 horas atrás