Artigo

Área de Controle: Auditoria Interna x Auditoria Externa

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre as diferenças entre Auditoria Interna e Auditoria Externa, principalmente para os concursos da área de controle e área fiscal. Vamos lá?

Área de Controle: Auditoria – Como surgiu a auditoria

A palavra Auditoria é oriunda do latim Audire, que significa “ouvir”. Desse modo, o Auditor é a pessoa que “ouve” (essa informação parece besteira, não é?), com essa informação você já acerta várias questões de prova, só com esse pensamento que o auditor é quem “ouve”, pois as bancas tentam confundir o candidato falando que o auditor é responsável por algumas atividades, como: elaborar demonstrações contábeis, implementar controles internos, prevenir fraudes, etc (se considerarmos que o auditor “ouve” percebemos que estas afirmações estão incorretas).

O ápice do crescimento da auditoria ocorreu na época da revolução industrial, visto que ela trouxe problemas de grande complexidade, o que mudou a função do auditor, que tinha função de buscar erros e demonstrar a exatidão das demonstrações passando para uma forma em que se pudesse mostrar através de parecer à fidedignidade das demonstrações.

Consoante dados históricos, a auditoria começou na Inglaterra por volta do século XIV, na época o governo utilizava o exame periódico e sistemático das contas públicas. No Brasil, a auditoria teve um impacto mais forte depois da Segunda Guerra Mundial, quando começou a entrar multinacionais, filiais de empresas da América do Norte e Europa.

Auditoria: autores

Segundo Attie (1998), a auditoria procura examinar, corrigir, ajustar e certificar. Logo, os primeiros trabalhos de auditoria seriam corretivos, pois visavam detectar desfalques, fraudes e verificar a honestidade dos administradores.

Hilário Franco e Ernesto Marra (2000), descrevem auditoria como uma técnica contábil que engloba o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, o cujo objetivo é mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.

CREPALDI, 2002, no que lhe concerne, diz que auditoria tem por fim o levantamento, estudo e avaliação sistemática, tanto das transações, operações, procedimentos e rotinas das Demonstrações Financeiras de uma organização.

Área de Controle: Auditoria – Origem recente da Auditoria

A auditoria que conhecemos hoje vem desde o momento da expansão capitalista. Já que as empresas deixaram de ser familiares e passaram a ter várias figuras, como, por exemplo, o investidor. Quando as empresas eram familiares, o proprietário era simultaneamente, investidor, administrador, contador, responsável pelo estoque, caixa, etc.

A auditoria vem para aumentar a confiança na prestação de contas, nesse cenário, feita pela administração aos investidores. Ou seja, a auditoria vem assegurar a fidedignidade das demonstrações contábeis apresentadas pela administração mediante a sua comparação com critérios estabelecidos e emitir a sua opinião.

Área de Controle: Auditoria – Convergência das normas de Auditoria ao padrão internacional

Com a globalização e as instalações de várias empresas internacionais no Brasil, foi exigido que a legislação brasileira se adequasse às novas normas e procedimentos internacionais, foi alterado então a Lei das sociedades por Ações que ocorria de 1976 a Lei 6.404/76, substituída pela Lei 11.638/2007, se adequando ao padrão internacional.

A Lei 11.638/2007, estabeleceu que as companhias abertas tinham que elaborar as suas demonstrações contábeis com base nas normas internacionais de contabilidade. Com isso, o CFC passou a emitir as novas Normas Brasileiras de Contabilidade conforme as normas internacionais.

Área de Controle: Auditoria – Conceito de Auditoria

Segundo Franco e Marra (2000):

“Auditoria é a técnica contábil” – isto é, a auditoria é uma técnica contábil, assim como: a escrituração, elaboração das demonstrações contábeis e análise dessas demonstrações.

Franco e Marra, continuam: “(…) que através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspeções e na obtenção de informações e confirmações relacionadas com o controle do patrimônio de uma entidade, objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados segundo os princípios fundamentais e normas de contabilidade (…)”. Como vimos, a auditoria é uma técnica contábil que tem por objetivo a emissão de relatório sobre a adequação das Demonstrações Contábeis da entidade auditada. 

Auditoria é o trabalho de asseguração razoável. Lembrando que asseguração:

Segundo a NBC TA 00, 10(2015): trabalho de asseguração é o trabalho em que o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, para aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, conforme os critérios que sejam aplicáveis.

O que é asseguração razoável

Mas o que é asseguração razoável?

Asseguração razoável -> reduz o risco do trabalho de auditoria para um nível aceitavelmente baixo. A conclusão do auditor independente é expressa de forma que transmita a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação de determinado objeto conforme os critérios aplicáveis.
Asseguração limitada -> Já a asseguração limitada reduz o risco do trabalho para um nível aceitável nas circunstâncias do trabalho, mas que ainda é maior que para um trabalho de asseguração razoável.

Mas quais são os critérios aplicáveis?

Os critérios são:

  • Legislação Societária brasileiras
  • Normas brasileiras de Contabilidade emitidas pelo CFC
  • Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos Órgãos reguladores
  • Práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual.

Área de Controle: Auditoria – Objetivo da Auditoria

A NBC TA 200 (2016), afirma que o objetivo de uma auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.

Mas como ela aumenta esse grau de confiança?

A auditoria consegue aumentar esse grau de confiança mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

“Aumentar o grau de confiança das Demonstrações Contábeis” -> Não quer dizer atestado de regularidade ou de viabilidade futura da empresa, ausência de fraude e erro, muito menos certificação da boa gestão dos administradores. Significa apenas que as demonstrações contábeis estão de acordo, em seus aspectos relevantes, com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

“Estrutura de relatório financeiro aplicável”-> A estrutura é a que foi adotada pela administração e, quando adequado, pelos responsáveis pela governança na elaboração das demonstrações contábeis, aceitável em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstrações contábeis ou que foi exigida por lei ou regulamento.

Conforme as normas de auditoria, a estrutura de relatório financeiro aplicável várias vezes engloba normas de contabilidade estabelecidas por organização normatizadora autorizada ou reconhecida, ou por exigências legislativas, ou regulamentares.

Essas normas afirmam também que essa estrutura pode abranger normas de informação contábil estabelecidas por organização normatizadora autorizada ou reconhecida e exigências legislativas ou regulamentares, mas isso apenas em alguns casos.

Área de Controle: Auditoria – Objetivos do Auditor

NBC TA 200 estabelece serem os objetivos gerais do auditor ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis:

  • Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável;
  • Apresentar parecer sobre as demonstrações contábeis;
  • Comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.

“Obter segurança razoável” -> O auditor não consegue obter segurança absoluta (100%), até por causa da natureza do trabalho de auditoria, em relação à presença de distorções relevantes nas demonstrações contábeis, mas somente segurança razoável.

Limitações inerentes à auditoria

As limitações inerentes de uma auditoria é devido:

  • Natureza das informações contábeis;
  • Natureza dos procedimentos de auditoria;
  • Necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um período razoável e a um custo razoável.

Devido a essas limitações inerentes a auditoria, a NBC TA 200 (R1), dispõe que o auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido à fraude ou erro.

Ética

A NBC TA 200 dispõe também sobre o código de ética do contabilista e as NBC PAs definem princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando estiver conduzindo uma auditoria de demonstrações contábeis.

Os princípios são:

  • Integridade
  • Objetividade
  • Competência e Zelo Profissional
  • Confidencialidade
  • Conduta Profissional

Auditoria Interna x Auditoria Externa

A auditoria interna e a externa realizam seus trabalhos utilizando as técnicas de auditoria, ambas verificam o controle interno e sugerem melhorias para as deficiências encontradas, modificando seu trabalho conforme as observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.

Auditoria Interna:

  • Realizada por um funcionário da empresa auditada;
  • Tem como objetivo atender as necessidades da Administração;
  • São revisados as operações e os controles internos para aperfeiçoar e cumprir as políticas e normas;
  • O auditor se preocupa diretamente com a detecção e prevenção de fraude;
  • O auditor deve ser independente das pessoas que ele examina o trabalho, mas subordinado à alta administração;
  • Normalmente, a auditoria interna é realizada pelo contador ou uma equipe de contabilidade, mas também pode ser feita por profissionais de outras áreas;
  • Voltada para a tomada de decisões da gestão da empresa;
  • Faz análise contábil e operacional;
  • Não é obrigatória, é uma iniciativa da própria empresa para melhorar seus processos internos;
  • A revisão das atividades da empresa é realizada de modo contínuo.

Já a Auditoria Externa:

  • É contratado um profissional independente;
  • Visa atender as necessidades de terceiros, em relação à fidedignidade das Demonstrações contábeis;
  • São revisados as operações e os controles internos para determinar a extensão dos exames e a fidedignidade das Demonstrações Contábeis;
  • O auditor só se preocupa com a detecção de fraude se elas afetam substancialmente as demonstrações contábeis;
  • O auditor deve ser independente em relação à Administração da Empresa;
  • O exame é feito de maneira periódica;
  • Faz análise puramente contábil;
  • É obrigatória para empresas de capital aberto ou de grande porte;
  • Deve ser bacharel em Ciências Contábeis e ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC);
  • A atividade é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Auditoria Interna x Auditoria Externa

Desse modo, a auditoria externa (ou independente) garante ao mercado que a posição financeira e patrimonial da empresa está representada corretamente nos registros contábeis e que ela segue as normas. Empresas de capital aberto ou de grande porte (empresas cujo faturamento anual acima de R$ 300 milhões ou patrimônio acima de R$ 240 milhões) são obrigadas a realizar auditoria externa.

A auditoria interna não é obrigatória. No entanto, tanto pequenas quanto grandes empresas se beneficiam dessa auditoria, uma vez que ela fornece informações precisas sobre a situação do negócio e ajuda a corrigir e prevenir falhas em processos.

Auditoria Interna x Auditoria Externa – Conclusão

A Auditoria Externa é realizada por auditores independentes (que não tem relação com a empresa auditada) e visam o exame das demonstrações contábeis para emitir um parecer ou opinião sobre a posição das mesmas. Esses auditores precisam assegurar que estas demonstrações representam adequadamente a posição financeira e patrimonial da empresa.

Já a Auditoria Interna, é desempenhada por profissionais da própria empresa auditada e geralmente são funcionários da área contábil, mas também podem ser de outras áreas dependendo do ramo de atuação da empresa. Todavia, no caso da Auditoria Interna o foco principal não será atestar a veracidade dos dados das demonstrações contábeis.

Espero que tenham gostado do artigo e boa prova!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concursos-fiscais-2021/
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concursos-fiscais-2021/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.