Artigo

Apresentação – Coach Luísa Petermann

Olá concurseiros, tudo certo?

Meu nome é Luísa Petermann e com muita alegria venho integrar a equipe de coaches do Estratégia Concursos! Vim aqui contar para vocês como foi minha trajetória de estudos. 

Entrei para a faculdade de Direito logo após o ensino médio, com o intuito de realizar concurso público, mas não sabendo exatamente que área seguir. 

Durante o curso prestei o XXIII exame da OAB e passei! Acho que mesmo para quem não quer advogar (que é o meu caso), é uma prova interessante para se fazer, na qual você poderá testar seus conhecimentos, nela o único concorrente é você mesmo. E, caso você decida, no futuro, exercer algum cargo que exija práticas jurídicas, você poderá comprovar através da advocacia. 

Quando eu estava no último semestre (na loucura do TCC) foi lançado o edital do TJSC. A princípio eu não pretendia fazer o concurso, pois achava que não daria tempo de estudar todo o edital. Porém, como era um concurso “em casa”, a oportunidade foi tentadora e resolvi dar tudo de mim nesse concurso. Resultado: passei em 1º lugar para o cargo de Oficial da Infância e Juventude na minha região mesmo tendo estudado somente após o edital. Lembrando que eu já tinha uma bagagem da faculdade e dos estudos para a OAB.

Apesar de ser um concurso de nível superior eu não me acomodei, queria mais. Não sabia exatamente o quê. Sabe aquelas pessoas que nascem querendo ser médicas ou juízas? Eu nunca fui esse tipo de pessoa, rs.

Tive a sorte de ser convocada para trabalhar nas eleições de 2018, e não é ironia, você já vai perceber o motivo. Junto comigo trabalharam uma Oficial de Justiça do TRT e um Analista do TRF4. E foi justamente depois de passar dois dias interagindo com eles sobre seus trabalhos que eu decidi estudar para Analista do TRF. 

No dia 02 de janeiro de 2019 o Estratégia Concursos lançou as assinaturas, quem lembra? Não pensei duas vezes, comprei e já comecei a estudar para analista do TRF3. Na época, a previsão era o TRF3 sair antes do TRF4. Porém, alguns meses depois, o TRF4 surpreendeu todos com a autorização do concurso e o edital. Com o edital publicado, tive que fazer alguns ajustes, aumentar as horas líquidas de estudos e reprogramar as estratégias.

Nunca estudei e quis tanto um cargo. Eu batia as metas diárias e fazia as minhas metas “plus”, queria rever o máximo de vezes cada ponto do edital e resolver o maior número de questões. 

No dia da prova, fui umas das três últimas pessoas a sair da sala e voltei com a sensação de dever cumprido, mas sem ter ideia se tinha sido o suficiente ou não. Entre a data da prova e o resultado preliminar foi uma angústia sem tamanho. Até que, às 13 horas e 59 minutos do dia 28 de outubro saiu o resultado e meu nome estava lá, não só como aprovada, mas como aprovada em PRIMEIRO LUGAR para o cargo de Analista Judiciário – área judiciária.

Agora, me falem se não foi sorteter sido convocada para as eleições? Rs.

Gente, só quem é ou quem já foi concurseiro sabe como a jornada é difícil. Com o tempo, adquirimos técnicas e estratégias de estudos fazendo com que a parte de adquirir conhecimento fique um pouco mais leve. Mas a insegurança de saber se você está à altura da prova, se você se dedicou e se comprometeu o suficiente… isso só termina quando você é aprovado! E aí amigo, aí você fica realizado e vê que tudo fez sentido, vê que não é só os outros que conquistam a aprovação, que você também é um desses!

Afinal, todo concurso tem uma pessoa que fica em primeiro lugar. Logo, o meu caso não é exceção! Eu fui, com muito orgulho e alegria, uma aluna do Estratégia Concursos e agora quero compartilhar essa jornada rumo a sua aprovação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.