Artigo

AFRFB 2018

A possibilidade de um concurso AFRFB 2018 é real. Por enquanto, ainda são rumores (autorização no meio do ano e edital no fim). Mas você não pode se furtar a fazer projeções e traçar estratégias. Este post é um convite à reflexão.

Supondo-se um edital em dezembro/2018, por exemplo. Faltam 12 meses.

Se você está começando hoje, 12 meses é pouco tempo. Significa que vai ter que cuidar muito bem da estratégia de estudo e do planejamento para conseguir cobrir todo o edital. É extremamente comum que as pessoas me procurem no Coaching reclamando que não saem do lugar no estudo. Muitas vezes, revisam de forma tão demorada que passam mais tempo revisando do que lendo matéria nova!

Claro que é necessária uma quantidade de horas para conseguir ler tudo. Se você estudar 2 horas por dia, 12 meses não serão suficientes. Mas mesmo que consiga mais horas do que isso, não pode vacilar.

Além do tempo, é necessária qualidade. Revisões periódicas bem feitas, controle de acertos de questões, mapeamento dos assuntos de maior dificuldade para futuras revisões focadas, enfim, uma gama de ações que devem ser feitas desde agora, pois você precisará delas no futuro.

E se você já está avançado nos estudos? Nesse caso, a abordagem é diferente. Foco nas decorebas, resolução de questões aleatórias e leitura de lei seca estarão no seu menu.

Eu abordo os mais diversos aspectos de um estudo bem feito para Auditor-Fiscal da Receita Federal no vídeo abaixo. Ficou bem completo!

Aproveite para assistir outros vídeos no meu Canal no YouTube. Me siga também no Instagram e no Facebook! Sempre coloco dicas de estudo nos dois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite pessoal, sei que este não é o local correto para isto, mas não encontrei outro lugar onde poderia perguntar. Gostaria de saber se existe algum grupo de whats ou algo do tipo de concurseiros da AFRFB, procuro um grupo no sentido de ter pessoas que estudam para o mesmo concurso, para que possam se motivar e tentar evoluir melhor as matérias. Sou um "concurseiro isolado" nesta área, não tenho nenhum conhecido que tem interesse nesta área, estudo de casa, então não tenho contato com muitos concurseiros e de vez em quando sinto falta de trocar experiências sobre isso.
    Marcelo Santa Rosa em 14/01/18 às 20:27
  • Já até imagino quem é essa coaching aí da Tatiana!!!
    Isaque em 26/12/17 às 22:25
  • Também tive um problema, com uma coaching, parecido com com o da Tatiana. Mesmo tentando fazer 5h liquidas, passava a sensação de que era pouco. Era desmotivador. Tem gente que faz propaganda dizend que o coaching vai ser seu técnico, como num esporte,mas deixa o atleta ficar desmotivado e se ele(concursando) pede pra ser cobrado, ainda tem de ouvir que o técnico não é babá! Sinceramente, tem livro por aí que orienta você a fazer planilha, tem blog(como do Diogo) que diz como estudar e o quê estudar, melhor que muito coaching!!!
    Isaque em 26/12/17 às 22:24
  • legal, mas aos candidatos (não gosto da palavra concurseiro - parece coisa de paraquedista) continuem caminhando, aperta o passo e coragem! Afia o machado, pois na hora da prova é cada machadada uma árvore que deve cair - se possível duas.
    Rogério em 25/12/17 às 09:55
  • Vídeo show de bola!! Muito top professor! Por favor, fale um pouco sobre o concurso do ATA. Obrigada.
    Karol em 22/12/17 às 19:28
  • Vídeo show de bola!! Muito top professor! Por favor, fale um pouco sobre o concurso do ATA. Obrigada.
    Karol em 22/12/17 às 19:15
  • Prof. Diogo, Boa tarde! Acabo de completar 48 anos e pretendo iniciar uma jornada disciplinada de estudos, o que aconselharia? Tenho muita disposição para leitura e facilidade para matemática e mat. financeira. Pretendo me preparar para o concurso de Auditor Fiscal.
    Claudio em 22/12/17 às 12:35
  • Boa noite Prof Diogo Moreira gosta de saber como você e tanto outros conseguiram passar no concurso AFRFB E COMO VOCÊ FAZIA para estudar e fixar AS LEIS SECAS que a organizadora ESAF gosta e muito, se fundamentar nas provas deste certame?
    Expedito Junior em 21/12/17 às 19:00
  • Pessoal, há uma consulta no portal e-Cidadania visando o aperfeiçoamento da Lei Seca, tornando-a mais justa. Apesar da sua aparente boa intenção, a Lei Seca é intrinsecamente imoral. Cabe esclarecer que dirigir sem condições físicas ou psicológicas é uma atitude absolutamente lamentável, mas não há crime sem dano. E toda lei que impõe uma sanção para uma conduta que não causa vítimas é moralmente injustificável. Existe uma diferença enorme entre beber e dirigir, e dirigir bêbado. A iniciativa da Lei Seca é louvável, mas sua aplicação, com tolerância zero, tem viés arrecadador. O correto seria instituir uma margem de tolerância, como acontece em muitos países desenvolvidos que sabem fazer a distinção entre causa e efeito. Assim, tiramos das ruas os irresponsáveis que colocam a vida dos outros em risco, frente a multar e incriminar quem consome quantidades ínfimas e/ou toleráveis de bebida. Se você apoia essa ideia, acesse o link abaixo, dê o seu voto favorável e compartilhe a informação. https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=91653
    Rodrigo Martins em 21/12/17 às 17:47
  • Pois é, concordo...Há um ano atrás comecei a estudar e estava indo bem até que uma coach que contratei conseguiu me convencer de que com 5 horas brutas (pq tinha isso, um cronômetro) por dia eu não conseguiria...Tenho filhos pequenos e falei que como eles estavam no integral para que eu estudasse os finais de semana fossem livres. Mais uma vez ouvi dizendo que só passaria se eu fosse um gênio...rs...Como não me considero um gênio, mas sim uma pessoa esforçada, acabei desistindo. De acordo com sua abordagem que acabei de ler, hoje eu teria uma vantagem enorme se tivesse continuado com as duas horas e meia líquidas por dia....O que acha disso?
    Tatiana em 21/12/17 às 12:58
  • Professor fala sobre ATA-MF por favor.
    Elisa em 21/12/17 às 12:27