Notícia

A diferença fundamental entre SUCESSO e FRACASSO em concursos públicos

Olá, pessoal!

nos concursos, durante a jornada de preparação, sucesso e fracasso são palavras que habitam o pensamento daqueles que lutam por uma vaga.

Todos queremos ter sucesso, claro, contudo, é muito importante saber qual é a diferença fundamental entre o sucesso e o fracasso, pois em cada um deles há uma experiência única.

Interessante, não acham?

Pensem nisso da próxima vez que você se sentir desmotivado por já ter vivenciado alguns fracassos durante a tua preparação.

A jornada pode ser longa. Contudo, ao seu final, a recompensa e o sentimento de dever cumprido são extremamente gratificantes. Você irá olhar para trás e dizer: “Apesar dos pesares, eu faria faria tudo de novo!”

Forte abraço e bons estudos!

senna-adversidade

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Valeu pelo vídeo Mário! Já tive a sensação de ser aprovado em dois concursos federais de nível médio e foi extremamente gratificante (sensação única). Mas ontem tive novamente a sensação de ter ido mal em uma prova à qual me submeti no final de semana (sensação ruim, porém necessária para o processo de aprendizagem). Seu vídeo me ajudou a retomar as forças e continuar na jornada até lograr êxito na aprovação para um cargo melhor. Foco, fé e determinação!
    Afonso Marques em 04/11/15 às 11:53
  • Valeu Mario!! seus videos ajudam muito.
    Ricardo Silva de Oliveira em 03/11/15 às 09:57
  • Muito legal este post! E aproveitando o gancho, gostaria de compartilhar aqui uma experiência pessoal que faz parte da minha motivação diária! Não são somente os grandes fracassos que lhe trarão aprendizados. Os pequenos fracassos diários são muito importantes para elevarem o seu nível de aprendizado. Veja uma situação muito comum para qualquer um dedicado aos estudos (concursando ou de qualquer outra área). Ao realizar uma bateria de exercícios, é muito gostoso quando adquirimos um alto índice de acertos. O nosso ego vai lá em cima! Mas muitos não enxergam a grande oportunidade que um alto índice de erros lhe proporciona. Investigue a fundo estes tropeços e você verá que, na grande maioria das vezes, foi apenas um único "tópico chave" da matéria que não ficou muito bem assimilado. E muitas vezes você descobre isso só porque errou. Porque nos acertos você simplesmente fica confiante no assunto e já pula para o próximo tópico! Hoje eu lembro muito mais das questões que eu errei e precisei investigar a fundo os meus erros do que aquelas que acertei de primeira! Por isso, fique feliz quando acertar bem. Mas quando errar bem, fique feliz também, você está na verdade ganhando uma oportunidade de revisar exatamente aquilo que não ficou bem assimilado! Forte abraço e bons estudos!
    Rodrigo Perrotta Sampaio em 02/11/15 às 12:47
  • Excelente, Mário. Por isso foi tãaaaao bom o vídeo daquela garota de Goiânia que passou no último concurso da Receita, apesar de ter enfrentado tantas dificuldades. Acho que muita gente se identificou com ela e viu que, apesar dos pesares, é possível sim que tudo dê certo no final... São as histórias reais que nos inspiram! ;) Abs. e obrigada por toda a ajuda.
    Cinthia em 02/11/15 às 11:24
  • Mário, boa noite! Muito interessante seu texto e vídeo. Concordo quase que plenamente com toda a sua argumentação. Realmente, observar histórias de sucesso serve para animar, motivar... e quanto ao fracasso ele deve ser encarado também como um motivador no sentido de ter propiciado um ensinamento. Entretanto, acho que explicações generalistas do tipo "só o fracasso ensina" devem ser evitadas devido ao fato de que mesmo em situações de sucesso (ex.: tendo logrado êxito num concurso, alcançado aprovação e não tendo ficado numa boa colocação). Apesar de ter entendido o que disse, é interessante tomar cuidado com as generalizações. Parabéns pelos artigos e obrigado por fornecer material de qualidade! Abraços!
    Magnum Maia em 01/11/15 às 22:02
  • Olá B tarde,tenho 20 anos, quero ingressar no concurso público com a minha idade é possível? Tendo concluído somente o 2 grau
    Andréia em 01/11/15 às 18:09
  • Olá Mário, há anos venho tentando passar em um concurso. Acho que a minha estratégia não vem dando certo. Sou detalhista e Gosto muito de ler a teoria e Assisto várias vezes as vídeos aulas, pois sou muito ruim de memorizar os conteúdos. Outro defeito é não resolver questões. Sempre acho que devo ver bem a teoria leio e releio, assisto aulas e mais aulas e com isso perco muito tempo. Não ponho em prática a teoria. Eu sei que estou errado mas é que não tenho segurança em resolver questões. Quando vou fazer a prova do concurso só acerto 50% das questões. Sou eliminado e não me corrijo. Por quê? Grato pela atenção dispensada. Abraços, Emanuel Suliano Lima
    Emanuel Suliano em 30/10/15 às 23:10
  • Caro Mario, Estou na luta pela área fiscal há alguns anos....bem, depois que comecei a ver seus relatos no Estratégia e praticar algumas de suas dicas, senti um melhora vertiginosa. Agora estou focado para o ISS NITERÓI. Espero um dia poder retribuir sua ajuda...e tb de outras pessoas do Estrategia e do EVP Abr.
    david santos em 30/10/15 às 15:15
  • parabéns pela mensagem
    josevaldo em 30/10/15 às 12:23
  • E CARA ,QRIA TANTO ABSORVER ESSAS COISAS.....MAS A VDADE E QUE ACUMULAR TANTOS FRACASSOS NAO E FACIL PARA NINGUEM.FACA UM VIDEO TAMBEM SOBRE O DESISTIR(SEI QUE A LOGICA PARECE SER ESTRANHA).
    BLACKSTILE em 30/10/15 às 10:05
  • Olá, gostei muito do vídeo.. Realmente o sucesso é inspirador mas somente o fracasso nos ensina. Gostaria de cumprimentar o professor pela excelente motivação que este vídeo nos proporciona. Queria deixar também minha humilde contribuição acrescentando que além de nos inspirar o sucesso deixa rastros e é atrás desses rastros que devemos seguir para que nosso caminho rumo a aprovação seja o mais curto possível. Abcs.
    Lucio em 30/10/15 às 07:06