Artigo

Gabarito PRF: questões comentadas de Informática [RECURSOS POSSÍVEIS]

Fala, pessoal! Aqui é o professor das disciplinas de Informática e T.I. do Estratégia Concursos, Rani Passos.

Neste artigo vamos comentar a respeito das questões de Informática da prova do concurso PRF, que aconteceu neste último domingo, 09. Se você não acompanhou, realizamos a correção ao vivo da prova com a divulgação do gabarito extraoficial.

Ah, mas antes disso, o gabarito oficial já foi divulgado e vislumbro recursos em 2 questões (34 e 37). Confiram abaixo!

Agora, vamos aos comentários do gabarito da PRF de Informática!

33. Embora as versões mais atuais do Mozilla Firefox e do Google Chrome…
GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO: O erro da questão está na restrição do ambiente de acesso, a Intranet. Na verdade, os navegadores salvam os dados de navegação durante o uso, exceto durante as navegações anônimas.

34. Caso sejam digitados os termos descritos a seguir na ferramenta…
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIO: Realmente o termo digitado campanha PRF @twitter irá retornar páginas que contenham essa expressão, assim como informado na questão, por isso o item pode ser considerado como correto. Porém, essa forma de escrita não é a mais indicado para pesquisas em redes sociais, mas o item continua correto.

RECURSO: A forma como a questão foi formulada dificulta a interpretação por parte do candidato, pois o trecho “serão pesquisadas publicações que contenham os termos “PRF” e “campanha”  na rede social Twitter” apresentam elementos textuais que restringem a interpretação de resultado da pesquisa à rede social twitter, sendo que outras páginas, diferentes desta, são apresentadas. Ainda, o conectivo “e”, no trecho “PRF” e “campanha”, apresenta o sentido de soma de elementos, trazendo a interpretação de que serrão apresentadas páginas de resultados com o temo “PRF” junto ao termo “campanha” na rede social twitter. Porém, na prática o resultado apresentado são páginas com o termo “PRF” e “campanha” (juntos), como também páginas com somente a expressão “PRF” e somente a expressão “campanha”, diferentemente do que fora expresso na questão. Por fim, a redação correta, de acordo com o resultado prático, deveria ser “serão pesquisadas publicações que contenham os termos “PRF” e “campanha”, “PRF” ou “campanha” na rede social Twitter”.
Solicita-se a anulação do item.

35. No Windows, ainda que seja possível compartilhar configurações…
GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO: O erro da questão está em afirmar que em razão de segurança não é possível fazer o compartilhamento de senha através da sincronização de contas do usuário entre máquinas com Windows 10. Isso é possível através da ativação da mesma conta entre as máquinas desejadas.

36. A Internet da Coisas (IoT) aumenta a quantidade e a complexidade…
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIO: Como a internet das coisas define que várias máquinas, de diferentes categorias e funcionalidades, geram dados para as redes, podemos dizer, assim, que são gerados dados para a Big Data, grande Volume de dados, alta Velocidade na criação dos dados e Variedade nos dados.

37. O Firewall da próxima geração (NGFW) dispõe, em um mesmo equipamento…
GABARITO: CERTO [RECURSO]
COMENTÁRIO: Acredito que essa foi a questão de mais alto nível da matéria de Informática. Essa questão exige muito conhecimento do candidato, pois NGFW é uma ferramenta de alto nível em segurança da informação, integrando dezenas de funcionalidades, assim como nas ferramentas UTM. A questão poderá ser considerada como ERRADA, a depender da fonte de consulta utilizada pelo examinador. Contudo, podemos entrar com recurso para anulação do item, caso o gabarito venha diferente desse apresentado por nós.

RECURSO: O firewall da próxima geração (NGFW) é uma ferramenta de controle e gestão DE REDE, oferecendo controle, proteção e barreira aos tráfegos não desejados EM REDE. Para isso, são empregadas diversas técnicas além das operações convencionais de firewall Stateful e Stateless como, por exemplo, operações de controle IDS, IPS, DPI e melhores proteções contra-ataques de malwares. Contudo, isso não significa que essa ferramenta possui sistemas ANTIVÍRUS, mas sim um sistema de proteção ANTIMALWARE. Sendo esse o erro do item. É possível aplicar um antivírus para operar em conjunto com a NGFW, mas a forma como o item foi escrito deixa claro a interpretação de que essa ferramenta é inerente e não opcional. É sabidamente que ANTIVÍRUS são ferramentas de controle internas ao sistema operacional, operação não realizada pelo NGFW, que age EM REDE. Ainda, o termo ANTIVÍRUS é utilizado “popularmente” para representar proteção contra malwares, facilitando a interpretação de leitores leigos e pessoas que não possuem conhecimento técnico sobre segurança da informação, que não se encaixa ao nosso meio. Alguns autores afirmam que a ferramenta NGFW possui a mesma operação que um Firewall UTM, mas, de acordo com especialistas em segurança da informação, essa afirmação não é considerada. Abaixo, fontes de empresas, portais e especialista nacionais e internacionais credenciados em segurança da informação:https://teltecsolutions.com.br/mundo/next-generation-firewall-saiba-o-que-e/https://ostec.blog/seguranca-perimetro/firewall-utm-ngfw-diferenca/https://4infra.com.br/firewall-ngfw-o-que-mudou/https://getti.net.br/2018/03/27/antivirus-e-firewall-entenda-seus-papeis-na-politica-de-seguranca/
Solicita-se a anulação da questão.

38. Ransomware é um programa malicioso de computador que se propaga…
GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO: A função do Ransomware é criptografar os dados da máquina e não contaminar dados criptografados, assim como informado na questão.

39. Identifica-se Software como serviço (SaaS) quando um provedor…
GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO: O erro da questão está na afirmação que esse tipo de serviço é utilizado para construir programas, quando na verdade o modelo de serviço utilizado para isso é o PaaS.

Gabarito comentado – PRF Informática

Prova utilizada para correção

Abraços! @ranifpassos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.