Notícia

Concurso Emater AL: servidores designados para comissão

O Concurso Emater AL (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável) teve um novo passo à caminho da publicação de seu edital!

Após formar o Grupo de Trabalho, que tem como objetivo verificar a viabilidade de realização de concurso para provimento de vagas, agora, foram designados os servidores que irão compor o grupo. Veja:

Concurso Emater AL: servidores designados para comissão

A comissão deverá estabelecer o cronograma de trabalho, de forma que o Relatório Final seja apresentado ao Governador até agosto.

Vale lembrar que o concurso era previsto para 2022, conforme divulgado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag), em postagem nas redes sociais. São previstas, aproximadamente, 100 vagas para a área da assistência técnica agrícola.

  • Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas
  • Status: Grupo de Trabalho formado
  • Banca: a definir
  • Vagas: 100 previstas
  • Salário inicial: a definir

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso Emater AL. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Concurso Emater AL: situação atual

Concurso anunciado

Em abril de 2021, o então governador do Alagoas, Renan Filho, anunciou a realização do concurso EMATER AL para cerca de 100 vagas na área da assistência técnica agrícola.

Na ocasião, foi destacada que a realização do certame havia sido um pedido feito diretamente pelo senador Renan Calheiros para que incluísse a Emater no ciclo de concursos anunciados para 2021 e 2022.

Reforçando a previsão, a Seplag Alagoas anunciou alguns dos editais que eram previstos para 2022, dentre eles, da Emater. Até o momento sem nenhum avanço, a seleção pode sair do papel em 2023, durante a nova gestão do governador Paulo Dantas, conforme mencionado no início do artigo.

concurso Emater AL em 2022

Necessidade de concurso Emater AL

Em outubro de 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, ressaltou a necessidade de concurso Emater AL, visto que já são mais de 30 anos sem uma seleção.

“O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas”.

Conforme informações do portal da transparência do estado, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas possui 47 servidores ativos, sendo que a maioria é comissionada.

Sobre a Emater AL

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater AL), Autarquia de regime especial vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), foi criado em 2011.

Competência

O Instituto foi criado com o objetivo de realizar pesquisa agropecuária, prestar assistência técnica, geração e adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em todo estado.

De acordo com o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Alagoas possui cerca de 326 mil pessoas desenvolvendo atividades no meio rural ligadas a Agricultura Familiar. Ou seja, 72% da mão de obra ocupada no meio rural são de famílias que tiram seu sustento do campo.  


Quer estudar para o concurso Emater AL?

Concursos Públicos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Informações do concurso Emater AL

Informações do concurso Emater AL

  • Data prevista: 2023
  • Vagas: 100
  • Cargos: Técnico Agrário
  • Banca: A definir
  • Escolaridade: Nível médio/técnico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.