Notícia

Concurso PC PA: Vamos GABARITAR CONTABILIDADE!!!!

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Meu nome é Julio Cardozo, e sou professor de Contabilidade aqui do Estratégia Concursos! Atualmente sou Auditor Fiscal do estado do Espírito Santo. Fui sargento da Força Aérea Brasileira, controlador de tráfego aéreo, por 14 anos, tendo ingressado no serviço público com 17 anos de idade.

Hoje foi publicado o tão aguardado edital da Policia Civil do estado do Pará (Concurso PC-PA) com mais de 800 vagas e excelentes remunerações! A área policial não para de surpreender em 2020!!!!

Estou escrevendo este artigo, pois, de certa forma, fomos surpreendidos com a disciplina de Contabilidade Geral para o cargo Investigador de Polícia Civil e dezenas de alunos já estão desesperados, pensando em abandonar esse chance incrível de ingressar na carreira policial ou até mesmo não estudar Contabilidade. Quero passar nossa opinião sincera sobre isso para vocês!

Polícia Civil PA Concurso PC PA

Contabilidade é novidade?

Primeiramente, Contabilidade tem aparecido em provas da área policial com mais frequência. Antes era apenas a Policia Federal, mas em 2020 tivemos a Polícia Civil do DF e agora a Polícia Civil do Pará! Vejam, pessoal, que as policias civis estaduais estão seguindo esse conteúdo exigido na prova da PF, portanto, chegou a hora de encarar a Contabilidade, se você quer realmente chegar entre os melhores para esse concurso.

Com esse artigo, eu quero te apresentar de maneira franca e sincera, os motivos pelos quais você NÃO deve deixar de lado a Contabilidade nesse momento, e como é possível GABARITAR a prova da PC-PA (não é papo furado e vou provar isso para vocês). Vamos lá???

A Contabilidade no concurso PC-PA

Pessoal, o concurso da PC-PA, cargo de Investigador de Polícia Civil, irá ofertar o total de 506 vagas e apresentou a seguinte ementa para a Contabilidade:

  1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.
  2. Princípios e Regimes contábeis.
  3. Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica;
  4. Atos e fatos administrativos:
    conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos;
  5. Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos;
  6. Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas;
  7. Balanço patrimonial: conceitos,
    objetivo, composição;
  8. Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição;
  9. Norma Brasileira de
  10. Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016

Peso da Contabilidade no concurso PC PA

Quem estuda Contabilidade para a PF ou até mesmo PC-DF já deve ter notado que esse conteúdo é PRATICAMENTE O MESMO DA PF (Agente) e ainda mais simplificado.

É um conteúdo básico da disciplina de Contabilidade, sendo sincero com vocês, mas irá EXIGIR DEDICAÇÃO, pois diversos assuntos podem ser cobrados.

Além disso, serão cobradas 5 questões, com peso 0,2, o que totaliza a pontuação 1,0, mas que representa, nada mais do que 10% da pontuação da prova objetiva! Isso mesmo, 10% da prova objetiva foram destinados para Contabilidade. Vai abrir mão dessa pontuação nesse momento? Sinceramente, entendo que não!

Agora, iremos expor o que você tem de favorável e desfavorável nesse momento para traçarmos uma estratégia para GABARITAR essa prova, isso mesmo! Nosso objetivo é que você ACERTE AS 5 QUESTÕES!!!

Tempo até a prova!!

A prova objetiva está prevista para o dia 28 de março de 2021, ou seja, 135 dias, isto é, 4 meses e meio até a prova! Isso é mais que suficiente para que você veja este conteúdo inteiro e MAIS DE UMA VEZ! Se você fizer um trabalho sério e dedicado, como nosso time aqui irá fazer, você terá plenas condições de chegar no nível necessário para ARREBENTAR essa prova.

Como é a banca AOCP em Contabilidade?

Concurso PC PA. Pessoal, algo que você tem a seu favor para GABARITAR a prova de Contabilidade na prova da PC PA é a banca realizadora.

O Instituto AOCP organiza concursos em todo Brasil, para os mais diversos cargos, especialmente em nível municipal e estadual.  As questões de Contabilidade são abrangentes, desde assuntos iniciais, até os mais avançados, mas as questões são de nível FÁCIL PARA MÉDIO.

Vejam, por exemplo, esta questão cobrada em 2020 para o concurso de Auditor Fiscal da prefeitura de Cariacica – ES:

É o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Esse elemento é denominado

(A) capital a integralizar.

(B) patrimônio líquido.

(C) ajuste de avaliação patrimonial.

(D) propriedade para investimento.

Comentários:

O Patrimônio Líquido é participação (interesse) residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos.

O gabarito é a letra b. Percebam que é uma questão de nível básico, das primeiras aulas de Contabilidade e, com base na nossa experiência, teremos questões assim na sua prova.

Todas as questões serão assim? NÃO, com certeza devemos ter outras questões mais bem elaboradas, mas não serão questões extremamente complexas.

Uma coisa que precisamos destacar é que temos que a banca repete o padrão de questões, por esse motivo, as análises que fazemos e as diversas questões resolvidas nos cursos serão FUNDAMENTAIS para vocês arrebentarem e GABARITAREM essa prova.

Dicas para GABARITAR Contabilidade no concurso da PC PA

Vamos deixar aqui algumas dicas para que vocês possam melhorar/iniciar os estudos de contabilidade e GABARITAREM ESSA PROVA. Leia com atenção!

Dica 1: Tenha em mente que a disciplina por vezes é complexa (não há como negar isso) e a perfeita compreensão para concursos demanda tempo e paciência.

No começo do curso, muita gente se queixa que não entende o funcionamento de alguns conceitos e convenções. Acreditem, é perfeitamente normal. Estudar Contabilidade exige amadurecimento, paciência e dedicação! “Mas importante do que a velocidade, é a direção”.

Dica 2: Saiba que a Contabilidade é uma ciência com convenções próprias e vocabulário próprios.

Algumas expressões, verbos, convenções são próprios da Contabilidade. Assim, tenha mente aberta para “aceitar” algumas ideias e entenda que, em certas situações, será necessário deixar “pré-conceitos” de lado. 

Um exemplo clássico: Débito não significa necessariamente alguma coisa ruim e crédito não significa coisa boa. Quando começar os estudos, saiba que essas palavras são utilizadas na disciplina com sentido peculiar. Por favor, nos dê esse voto de confiança.

Verbos como realizar, incorrer, transcorrer, apropriar serão apresentados a você nessa jornada e possuem significado especial para a Ciência Contábil.

Dica 3: Um passo de cada vez.

A disciplina é relativamente EXTENSA, interligada e o curso está estruturado para ser bem gradual, passo a passo. Os assuntos são dependentes e, alguns conceitos são apresentados de maneira inicial em uma aula e aprofundados em outras, caso seja necessário para você. Há assuntos que você verá na aula 00 que só serão tratadas com profundidade na aula 03, por exemplo.

Dica 4: Conheça a banca que fará a sua prova. Cada uma das bancas tem um estilo peculiar de cobrança.

Hoje, podemos dizer seguramente que cada uma das principais bancas cobra a matéria de seu modo. Então, é imperativo conhecer os principais temas cobrados por cada uma e as peculiaridades. “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas” Sun Tzu. Nos nossos cursos serão resolvidas CENTENAS de questões da AOCP.

Dica 5: Faça questões e simulados

Assim como é importante treinar em outras matérias, na Contabilidade não é diferente. Para ganhar tempo, agilidade e conhecimento, reserve tempo na sua rotina para resolução de exercícios!

Dica 6:  Não fique muito tempo sem estudar Contabilidade.

Especialmente no começo, é fundamental que não haja grandes intervalos de tempo sem ter contato com a disciplina, pois estamos fazendo a nossa “base contábil”, como se fosse a construção de uma casa mesmo. Se possível, tenha contato diário com a disciplina, mesmo que seja um tempo pequeno.

Como iremos te ajudar?

Concurso PC PA. Pessoal, o time de professores do Estratégia Concursos é, modéstia à parte, sensacional, e está totalmente mobilizado para te acompanhar até da prova da PC PA.

Você contará com as seguintes ferramentas de estudo:

  • Livros Digitais Completos (PDFs) focados no edital e com MUITAS questões da banca resolvidas; Link do curso: https://bit.ly/pcpacontabilidadegeral
  • Livros Digitais Resumidos: uma versão mais enxuta do curso, mas sem deixar nenhum conteúdo de fora, para quem precisa de um material mais direto ao ponto;
  • Videos completos gravados pelo professor Silvio Sande, grande Mestre da Contabilidade com didática fantástica, para quem preferir estudar a matéria por vídeos;
  • Curso de Reta Final em vídeos;
  • Simulados Inéditos no estilo da banca;
  • Passo Estratégico: uma ferramenta sensacional de revisão de conteúdos, focada nos pontos mais cobrados pela banca. Link do curso: https://bit.ly/passopcpa

Vamos tomar conta da Polícia Civil do Pará.

Enfim, estaremos juntos!

Pessoal, esse concurso será uma grande oportunidade para você realizar o sonho de ingressa na carreira policial e a seleção já começou. É normal ficarmos ansiosos quando o edital é publicado, ainda mais quando temos mudanças e “surpresas”.

Mas isso faz parte da vida e da jornada de concurseiro. Já vimos isso acontecer muitas vezes! Enquando alguns desistem, nessa hora de mudanças, alguns “correm por fora” e seguem o plano firmes e conseguem a tão sonhada aprovação.

Nosso time de professores estará trabalhando duro para ajudá-los no que for possível e, felizmente, temos obtido muitas vitórias com a aprovação dos nossos alunos nos mais diversos concursos do Brasil e queremos que você seja o próximo, lá na Polícia Civil do Pará.

Faça contato com a gente:

É sempre um prazer ter contato com nossos alunos e estamos nas redes sociais:

Instagram: @profjuliocardozo

Telegram Contabilidade Carreiras Policiais: https://t.me/contabilidadepolicial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.