Artigo

De Jogador de Futebol Profissional à aprovação na Polícia Federal e na Polícia Rodoviária Federal em menos de um ano de estudo.

Fala, pessoal!

Me chamo Max Ferrer, tenho 24 anos e sou PRF. Hoje moro em Santarém-PA, mas sou de Fortaleza-CE.

Estarei compartilhando aqui um breve resumo da minha trajetória de jogador de futebol profissional até ser aprovado em dois dos concursos mais difíceis e concorridos do país.

 

Bom, para iniciar, já deixo aqui o vídeo que o Estratégia produziu da minha história – de forma brilhante, diga-se de passagem. (clique aqui)

 

Minha trajetória, como podem ver pelo título, é um tanto peculiar: sou ex-jogador de futebol profissional e, se há 10 anos me contassem que minha vida estaria do jeito que está hoje, eu jamais acreditaria. Desde os 14 anos (2009) jogava futebol, sendo, a partir dos 18 anos, profissionalmente. Apesar de muitas pessoas acharem que nessa profissão só há maravilhas, grandes salários e uma vida de rei, essa não é a realidade para a maioria dos jogadores. Nesses quase 10 anos no futebol, passei por inúmeras dificuldades, como má alimentação, moradias precárias, salários atrasados, distância da família e tantas outras. Chegava a comemorar, muitas vezes, quando o clube tinha uma alimentação digna ou quando o salário “caía” no dia certo.

Joguei em Portugal nas temporadas de 2016/17 e, voltando de lá, em junho, fiquei sem ter muito rumo. Nesse meio tempo, decidi retomar os estudos e começar uma faculdade (no futebol estamos sempre jogando em clubes diferentes, o que dificulta a conciliação com os estudos). Mais ou menos no mesmo período, minha irmã começou a me incentivar a estudar para concursos, e, apesar de relutar, decidi começar.

Encurtando um pouco a história, em dezembro desse mesmo ano (2017), eu decidi que iria estudar para me tornar Policial Federal. Mas por que Polícia Federal? Por que polícia? Bem, a resposta é “simples”: o meu pai – que é um exemplo e uma inspiração pra mim – é Policial Federal, e eu sempre gostei bastante do seu trabalho. Além disso, pra passar em um concurso, nós precisamos apenas, basicamente, de nós mesmos: muito estudo e dedicação; já no futebol, isso não é verdade: é necessário que se tenha foco, determinação, qualidade, mas, na maioria das vezes, é preciso que se tenha algum intermediador de influência por trás de tudo isso (além de muita “sorte”).

Ainda continuei a trabalhar como jogador de futebol até maio de 2018, que foi o momento em que decidi me dedicar integralmente ao estudo para concurso. A rotina de um jogador de futebol é bem pesada. Os treinos são diários e as folgas quase inexistentes. Estudar durante esse período não foi nada fácil. Em diversos momentos eu não sentia qualquer vontade de estudar. Os olhos, que passavam o “dia todo” no sol durante os treinamentos, ficavam extremamente cansados à noite quando eu ficava em frente ao computador estudando. Tudo ficou mais difícil, mas desistir, em nenhum momento, foi opção.

O estudo pelo Estratégia Concursos estava me ajudando bastante e minhas notas iam crescendo a cada novo simulado. Meu método de estudo ia se mostrando cada vez mais eficiente. Foi nesse momento, então, que eu percebi que o sonho estava se tornando real.

A preparação para o concurso da PF foi intensa e estressante. Estudava muitas horas líquidas diárias – visto o pouco tempo de estudo que eu tinha até então, então tinha que “correr atrás do tempo perdido”.  Chegou setembro e, consequentemente, a prova. Estava bastante confiante, mas, por conta da inexperiência na área de concursos, eu fiquei muito nervoso, o que me atrapalhou muito na prova. Saí da prova arrasado, achando que tinha feito a pior prova da minha vida e que não era possível passar. Após alguns dias, ver meu nome como aprovado na lista do CESPE foi uma sensação indescritível.

Em novembro eu decidi me preparar para o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Afinal, concurso de carreira policial tem muitas fases e só estamos garantidos após a posse. Sabia que ia ser outro grande obstáculo, principalmente porque tinham muitas matérias que eu sequer tinha visto durante a preparação para a PF: legislação de trânsito, física, alguns conteúdos de matemática e outros. Mais da metade da prova eu ainda não tinha estudado.

O dia da prova da PRF foi bem diferente do dia da prova da PF. Fui bem mais tranquilo para a prova e saí de lá muito feliz, pois havia feito uma ótima prova. A partir do momento que se conhece a forma de estudar e a forma que a banca do concurso cobra as questões, tudo fica mais claro. Por isso, é essencial que o seu método de estudo seja eficiente e vá direto ao ponto. O sentimento de felicidade que senti após a prova se concretizou poucos dias depois: estava, mais uma vez, aprovado em outro concurso altamente concorrido, ficando entre os primeiros colocados do certame. A partir daí, começou mais uma vez a preparação para as outras fases.

 

Hoje, tenho colhido frutos do meu esforço e determinação. Estou muito satisfeito e feliz com o trabalho na PRF. Apesar de meu foco inicial sempre ter sido a PF, a PRF vem me surpreendendo a cada dia e vai ser difícil a escolha que terei que fazer daqui alguns meses entre as duas instituições. Farei o Curso de Formação de Agente de Polícia Federal e, após isso, terei de fazer a escolha.

Dentre outros frutos colhidos, hoje estou casado (algo que seria difícil acontecer com a vida que eu levava no futebol, devido as incertezas e imprevisibilidades), tenho um bom salário, tenho trabalhado com o que amo e estou extremamente grato em ver que todo o esforço não foi em vão!

 

Daqui a pouco pode ser você, acredite! No que precisar, estaremos à disposição.

Max Ferrer – Coach do Estratégia Concursos

@maxferrer01

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Fala, Rodrigo. Muito obrigado pelas palavras. Cursei Gestão Financeira, é um curso tecnólogo, de apenas 2 anos. Me formei em agosto de 2019, depois das provas, mas antes de tomar posse no cargo.
    Max Ferrer em 13/04/20 às 21:16
  • História toda sem pé nem cabeça....
    Jon em 13/04/20 às 09:29
  • Max, boa noite! Parabéns pela grande conquista! Aprovação na PF com pouco prazo de estudo e aprovação na PRF, dois meses depois, sem ter estudado metade das disciplinas da PRF. Não entendi qd vc disse que voltou de Portugal em Junho de 2017 e que começou uma faculdade. A prova da PF foi em Outubro de 2018. Como conseguiu terminar a faculdade nesse prazo?
    Rodrigo Franco em 02/04/20 às 19:24