Artigo

Cebraspe – Quais as matérias mais cobradas para PCDF?

Olá, pessoal, tudo bem? Sabemos que é extremamente importante que um aluno bem preparado para o concurso da PCDF esteja afiado em todas as matérias. Acontece que, apesar de o concursando querer cobrir todo o edital, ele, muitas vezes, não possui tempo suficiente para ver todos os assuntos propostos (já que o conteúdo é enorme). Veremos hoje, quais as matérias mais cobradas para PCDF.

Tendo isso em mente, resolvemos trazer para os estudantes uma análise do edital anterior da prova da PCDF, assim como uma análise de cobrança do Cebraspe nas matérias do edital atual para guiar o aluno que precisa tomar a difícil decisão de abdicar de certa matéria em prol de outra. Para isso, tivemos a ajuda do coach Julio Furlanetto. Vamos lá!

Alunos avançados

Antes de entrar no estudo em si, fica um alerta para os alunos avançados e que já terminaram o material todo. A dica é a seguinte: O concursando avançado deve verificar em quais matérias possui maiores dificuldades para guiar seu estudo baseado nessas dificuldades. Quanto mais avançado o aluno, mais ele deve saber quais são seus pontos fracos.

É colocada neste estudo uma lista de quais assuntos são os mais cobrados pelo Cebraspe, porém é importante fazer uma ponderação entre o que mais cai em prova e onde existem deficiências de conteúdo.

Prova anterior

Primeiramente trazemos a cobrança ampla de conteúdo da última prova em uma tabela:

Demonstramos agora essa tabela em forma de gráfico:

Veja que Direito Administrativo foi muito bem cobrado nessa última prova. Essa matéria abrange a legislação específica do DF também, já que é matéria que se encaixa dentro do conceito de Direito Administrativo.

Perceba também que o aluno que gabaritasse: Administrativo, Constitucional, Legislação Processual, Português, Adm. Geral e Pública, Segurança Pública e Direito Processual Penal, já acertaria 80% da prova, sem nem precisar saber todas as demais (sete) matérias.

Ao fim deste documento, mostramos como se aproveitar dessa análise dos 80% de conteúdo e como não cair na armadilha da porcentagem.

Essa análise da prova anterior é ilustrativa de tendências da banca, mas como faz bastante tempo desde a última prova, a recomendação é que o aluno se guie pelos indicadores de cada matéria, colocados a seguir.

Matérias mais cobradas para PCDF

Verificamos agora os principais conteúdos e matérias que formam os famosos 80% de um gráfico de Pareto:

Português

Analisando a tabela

Vamos interpretar essa tabela: podemos ver que, em Português, Interpretação de Textos tem altíssima taxa de cobrança (40% de todas as questões cobradas em Português foram interpretação de texto), dessa maneira, deve-se dar atenção a ela.

Note ainda que os itens em verde na tabela (desde interpretação de texto até Tipologia textual) somam ~80% de todo conteúdo cobrado em provas. Isso pode dar um direcionamento poderoso para o estudo do concursando. Se ele estiver muito bem nesses assuntos, tem chance de já sair na frente.

Destaca-se que a tabela destaca quais assuntos são importantes, mas é importante que o aluno foque em suas próprias dificuldades, fazendo a ponderação do valor do assunto a ser estudado e de suas dificuldades.

Após essa introdução de como se analisa a tabela, apresentamos outros assuntos do edital de 2020 e matérias mais cobradas para PCDF nesse edital:

Conhecimentos sobre o DF

Novamente, fica evidente a preferência da Banca por certos assuntos em detrimento a outros, assim como veremos nas próximas matérias.

Informática

Legislação para Escrivão 

Lei nº 4.878/1965, Decreto-Lei nº 2.266/1985, Lei nº 9.264/1996,Decreto nº 30.490/2009,Lei nº 13.869/2019

Inglês

Raciocínio Lógico

Matemática

Estatística

Direito Constitucional

Direito Penal

Em direito Penal, vemos que a banca abrange muitos conteúdos sem dar uma clara preferência. Dessa maneira, nessa matéria, é recomendado que o aluno esteja afiado em todo o leque de cobrança do edital.

 Direitos Humanos

Direito Processual Penal

Análise do estudo pelo método dos 80%

Recomenda-se sempre que, apesar da devida importância a ser dada a assuntos recorrentes, todos os assuntos devem ser estudados pelo menos até atingir-se cerca de 60% de acertos. Damos um exemplo que explica a razão desse conselho:

Exemplo de caso

Considerando a matéria de Português:

Suponhamos que João possui 90% de acertos nesses 80%, que são as matérias mais cobradas para PCDF (em verde na tabela): Interpretação de Textos (compreensão); Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto; Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores – Pronomes relativos, Conjunções etc); Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc); Funções sintáticas (sujeito, predicado, objeto, adjunto, complemento etc); Concordância (Verbal e Nominal); Análise das estruturas linguísticas do texto; Tipologia Textual.

Suponha agora que João possui 0% de acertos nos outros itens (Crase; Colocação pronominal; Conjunção; Regência Nominal e Verbal (casos gerais). Dessa maneira, seu total de acertos, utilizando as propriedades da estatística, é de 80%*90% = 72%.

72% não é uma nota que garantiria uma aprovação.

Já se ele alcançasse 50% de acertos nas matérias restantes (são as matérias que não estão em verde e que representam 20% de cobrança em provas), ele teria um total de 10% referente às matérias menos cobradas e 72% referente às matérias mais cobradas, gerando um total de 82% de aprovação na prova. Sabemos que 82% poderia garantir a aprovação do aluno.

Sabemos também que atingir 50% de acertos em uma matéria é um trabalho com um custo benefício altíssimo. É muito mais fácil dar um salto, por exemplo, de 0% de acertos para 50% do que dar um salto de 50% de acertos para 80%.

Conclusão

Por essa razão estatística, demonstra-se que é IMPORTANTÍSSIMO dominar as matérias mais cobradas para PCDF, mas é necessário que os outros assuntos também estejam bem desenvolvidos para que o aluno garanta sua aprovação.

O estudo estatístico ajuda o estudante a direcionar seus esforços e a fazer escolhas difíceis e às vezes necessárias de quais assuntos abdicar, mas o estudante deve estar preparado para as possíveis adversidades em provas.

Grande abraço!

Pacotaço PCDF

Pacotaço para PCDF

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.