Artigo

Planilha de Estudos – PCDF

Coé pessoal!? Tudo tranquilo?!

Quem sabe, sabe, e quem não sabe deveria saber que todos os concurseiros estão diante de uma oportunidade extraordinária que acontecerá bastante em breve: os concursos de Escrivão e Agente da Polícia Civil do Distrito Federal.

São mais de 2.000 vagas para estes dois cargos em conjunto. Realmente algo não muito comum no mundo dos concursos hoje em dia, principalmente quando consideramos todos os benefícios que estes cargos trazem, com salários iniciais da ordem de R$ 9.000,00!

Ao longo das últimas semanas você já deve ter visto no blog do Estratégia diversas postagens sobre esse concurso. Esta aqui compila grande parte das informações do certame.

No dia 14 de outubro, os Professores Ricardo Vale e Luís Eduardo realizam uma transmissão ao vivo para mostrar porque estamos considerando este concurso da PCDF a OPORTUNIDADE DA DÉCADA para os concurseiros:

Neste vídeo, em outros já disponíveis, e em muitas outras oportunidades que virão, o Estratégia Concursos apresentará diversas técnicas, dicas, orientações, monitorias etc para que mesmo aquele aluno que está começando agora tenha condições de chegar em plenas condições de garantir sua vaga no dia da prova!

Talvez uma das orientações mais importantes, que foi bastante tratada no vídeo a cima é que não é necessário chegar para a prova sabendo absolutamente tudo do conteúdo programático. Sabemos que existem pontos muito mais importantes que outros.

Neste artigo, por exemplo, é feita uma análise pormenorizada de como estudar a disciplina de Direto Administrativo para o concurso da PCDF.

Você perceberá que traremos uma enxurrada de orientações para você otimizar seu tempo de estudo, portanto acredito que você precisará de uma forma de saber se está conseguindo absorver e aplicar todas essas dicas.

O que quero trazer para vocês nesse artigo é justamente isso. Uma planilha que dentre muitas funções, será capaz de te informar, em tempo real, qual o seu índice de acertos em cada item do edital.

Em linhas gerais, o Estratégia mostrará a você quais os itens mais importantes de cada disciplina, e a planilha mostrará como está seu aproveitamento em cada um desses itens. Assim você tem a exata noção do que precisa priorizar em seus estudos.

Além das centenas de horas de estudo, credito a esta planilha minha aprovação no Concurso de Auditor Fiscal da SEFAZ-BA, após apenas 7 meses de estudo para Área Fiscal. Caso queira conhecer minha história completa, clique aqui.

Além do que comentei acima, a planilha também pode te ajudar a responder as seguintes perguntas:

  • Existem quantas aulas de cada disciplina? Quantas aulas preciso estudar por dia?
  • Vou conseguir acabar o Edital a tempo? Qual minha “velocidade de avanço” no Edital?
  • Quantas aulas já estudei, quantas aulas faltam para cada disciplina?
  • Estou gastando muito tempo para estudar cada aula?
  • Quantas horas estudei de cada disciplina?
  • Quantas questões fiz/acertei de cada disciplina? E por assunto?
  • Como vou organizar pra saber quando fazer as revisões de cada aula?

A PLANILHA

Abaixo vou mostrar as partes principais da planilha, e explicar em linhas gerais como utilizá-la, vou usar como exemplo a planilha que criei para o cargo de Agente:

  • Aqui estão cadastradas todas as disciplinas e aulas do curso completo pré-edital do Estratégia.

A colunas verde mostra o % de avanço nas aulas teóricas de cada disciplina. A coluna “T” conta quantas aulas há no total, e na coluna “D” informamos quantas das aulas das disciplinas devem ser “descontadas”, por não serem aulas de teoria propriamente ditas (aulas de exercícios, provas comentadas, etc).

Nessa parte só mechemos na coluna “R”. Conforme vamos estudando, indicamos quantas aulas foram “realizadas”. Também sugiro ir “pintando” os quadradinhos de cada aula conforme você as estuda.

Eventualmente algumas aulas são retiradas/acrescentadas. Também será preciso fazer uma revisão/compatibilização desta parte quando o edital sair.

  • Sabemos quantas aulas há no total, podemos fazer uma estimativa de quantas aulas precisamos estudar por dia/semana, para finalizar o edital no prazo:

Esta parte da planilha acho bastante autoexplicativa. Ela nos dá uma previsão de quando finalizaríamos o edital. Precisamos apenas informar a data de início dos estudos, a data da prova e quantas aulas planejamos estudar por semana.

Neste caso, coloquei como data de início o dia 21/10/2019 . O planejamento é estudar 10 aulas por semana. Como ainda não temos uma data para a prova, estimei que ela aconteça no dia 22/03/2020 (meu aniversário! rsrs).

Portanto se mantivermos esse ritmo de estudo, e tudo o mais constante. Finalizaremos as aulas no dia 20/01/2020, 62 dias antes da prova!

Essa parte também funciona “em tempo real”, e é legal porque considera tanto o seu ritmo real de estudos (passado) quanto sua meta para o ritmo futuro

  • Na segunda estão cadastradas, de cada matéria, quais os assuntos de cada aula:

Aqui temos informações importantíssimas para nosso preparo. Automaticamente, a planilha verifica quantas questões fizemos e acertamos de cada assunto, de cada matéria. Neste exemplo, mostro as aulas de Direito Penal do curso.

Como disse acima, existem partes da disciplina que caem na prova com maior frequência – o Estratégia se encarrega de fazer essa análise para você. Nesses assuntos precisamos ter um percentual alto de acertos!

Esta é uma aba apenas para consulta, entretanto aqui também, eventualmente, algumas aulas são retiradas/acrescentadas e você precisará alterar algo. Também será preciso fazer uma revisão/compatibilização desta parte quando o edital sair.

  • Agora vou apresentar o “coração” da planilha. Esta parte funciona como um diário. Nela, a cada sessão de estudos anotamos o que fizemos. Com todo esse histórico é que a planilha calcula todas demais as informações.

Utilizei um exemplo de outro concurso, mas você trabalhará da mesma forma.

Podemos verificar que, no dia 2-Nov, um sábado, realizaram-se 11 sessões de estudo, que contemplaram 9 disciplinas diferentes. Finalizaram-se 2 “aulas novas” (Constitucional e Português) e iniciou-se o estudo de uma outra (NOVOP – Tributário). Também foram realizadas 3 revisões de 24h, 3 de 7 dias, e 2 de 28 dias. Também anota-se que horas começou, terminou e se houve algum intervalo em cada sessão.

Se você preferir, pode colocar o tempo de estudo direto na coluna C.H. e deixar as outras 3 em branco.

Anota-se qual aula foi estudada. Se assistimos videoaula, qual intervalo de páginas do pdf lemos ou quantas questões fizemos e acertamos de cada assunto. É importante que a coluna “assunto” esteja exatamente com o mesmo nome cadastrado naquela tabela que mostrei anteriormente.

Esse cadastro deve ser feito todos os dias. Depois que se pega o jeito, você não vai perder mais do que 10 minutos do seu dia fazendo isso.  Garanto que vale a pena!

  • Naquele mesmo local onde estão cadastradas a quantidade de aulas de cada disciplina, são mostradas mais algumas informações. Elas são geradas automaticamente, baseados no que cadastramos no nosso “diário”.

Aqui podemos ver o quantas questões fizemos e acertamos em cada disciplina. Fica simples ver onde precisamos melhorar, e onde estamos bem.

Na última parte da tabela, mostra-se quantas HBC (Hora-Bunda-Cadeira) acumulamos para cada disciplina.

Para facilitar o entendimento, gravei dois vídeos, um explicando como a planilha funciona e outro como utilizá-la. Confira:

Você perceberá que algumas partes da planilha estão em vermelho, isso porque essas partes são utilizadas quando o edital já está publicado, e temos a certeza de como será a divisão de pontos por disciplina na prova e quando ela acontecerá!

Caso tenha interesse, no meu artigo de apresentação essas partes são mostradas com maiores detalhes.

RECOMENDAÇÃO

Sei que isso tudo pode parecer meio complicado, mas garanto que rapidamente você pega o jeito de usar a planilha. Caso vocês possuam alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar.

Nós concurseiros gastamos milhares de horas nos dedicando aos estudos, insisto para que gastemos algumas poucas para aprender a controlar e de fato controlar nossa caminhada.

Caso tenham alguma dúvida ou queiram entrar em contato, podem adicionar meu Instagram @pedrotribeiro.xls ou enviar um e-mail para [email protected] (uma leve homenagem a planilha que tanto me ajudou a conseguir minha aprovação, hehe). Abraço!

LINKS DAS PLANILHAS

Ah! Quase me esqueço, aqui estão os links para download das planilhas:

PC-DF – AGENTE

PC-DF – ESCRIVÃO – Pós Edital

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado por disponibilizar esta ferramenta, com toda certeza irá me ajudar muito.
    Cleverton em 04/02/20 às 11:53