Artigo

Gabarito ISS Niterói: Comentários de Empresarial! [Nível Highlander]

Gabarito ISS Niterói:

Olá, meus amigos! Como estão?

A seguir, a correção da prova de Fiscal de Tributos. O que achamos da prova? Foi simplesmente a prova de direito empresarial mais difícil que eu já vi! Conseguiu superar ICMS RJ 2007, 2008 e ISS Cuiabá 2014!

Eu, estudando a disciplina todo dia, há anos, fiquei em dúvida em várias e não garanto que o meu gabarito estará de acordo com o do examinador.
De toda sorte, corrigi item a item e apresento a seguir as explicações.

Agora é esperar para ver se acharemos algum recurso!

Lembre-se de que a prova estava difícil para todo mundo e que concurso se faz até passar e não para passar!

Baixar PDF: Correção – Empresarial

Forte abraço.

Gabriel Rabelo

Para cursos, materiais e vídeos gratuitos, sigam nossas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/gabrielrabelo87

YouTube: https://www.youtube.com/user/GabrielRabelo

Periscope: gabrielrabelo87

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor estou iniciando os estudos para área fiscal e queria saber quais os assuntos assuntos de direito empresarial mais cobrados?
    lucas em 15/01/16 às 10:09
    • Olá, Lucas. Direito Societário e Falimentar. Se quiser, pode me chamar no Facebook para "trocar uma ideia". Abraços. Gabriel Rabelo.
      Gabriel Rabelo em 15/01/16 às 10:33
  • Aproveitando a discussão, estudei com o material do prof. Gabriel e fiz 11/15 em empresarial. Quanto as questões corroboro a ideia do Ricardo, a alternativa diz NÃO for ABERTA e a lei fala em caso seja ABERTA. Não cabe recurso para anulação, visto q, sendo falsa essa afirmação, não existiria resposta correta?
    Juarez em 16/12/15 às 22:35
  • Qual deve ser a nota de corte? Vi comentários de que muitos não estão atingindo os mínimos exigidos. Estou com 63 questões e os recursos dos professores estão incidindo sobre questões que eu errei. Mas nem conto com questões anuladas, depois que o CESPE afirmou que 32 X 3 = 99 entrei com recurso e nem resposta obtive!
    Julio em 16/12/15 às 15:34
  • Professor, vim aqui para agradecer, apenas agradecer. Eu já havia comprado o material de empresarial, mas tinha "cantado para subir" achando que não daria tempo e iria fazer com o que eu sabia que, no caso do nível da prova, seria zero. Quando vi os comentários que a FGV costuma pegar pesado em empresarial, dei meu jeito, fiquei até as 5h da manhã lendo seu material (sim! 5h!), consegui terminar em 2 dias, reli no dia anterior e acertei 50% das questões da sua matéria. E acredito que acertei mais 1 que deve ser anulada, a do endosso parcial. Ou seja, em 2 dias, do zero para mais de 50% numa prova de nível PHD. Realmente, havia pontos que o material não cobria, mas se cobrisse eu teria estudado em 2 dias?! Acho que não e, aí, talvez, não teria terminado de ler tudo e erraria mais. Valeu! Churrasco não farei pq não é meu estilo, mas convido pro Rio Brasa!
    Camila em 16/12/15 às 13:10
  • Caro Professor, Mais um comentário sobre o gabarito: Na questão "Na primeira reunião de diretoria da Companhia Beta...", o enunciado pede que seja marcada a alternativa que "é possivelmente consistente com o que foi feito durante x2". Assim, as alternativas deveriam ser analisadas de modo a ver se há algo no enunciado que seja incompatível com elas (não é necessário que seja evidente a relação causa-efeito). O problema é que os indicadores fornecidos são contraditórios apenas com as alternativas A, C e D. As estratégias nas alternativas B e E são compatíveis com os números apresentados. Deste modo, havendo duas alternativas corretas, parece que a questão também deveria ser anulada.
    Ricardo em 16/12/15 às 12:00
  • Graças a essa correção preliminar consegui interpor dois recursos na data de hj, sendo um pedindo anulação e outro a alteração do gabarito. Excelente
    Daniel Highlander em 16/12/15 às 10:48
  • Caro Prof. Gabriel, Penso que a questão que trata da Companhia Porto Real de Alimentos Congelados também precisaria ser anulada, pois a afirmativa I diz: "Se a companhia Porto Real de Alimentos Congelados NÃO for aberta..." seguida pelos procedimentos que deveriam ser seguido no caso de que a companhia FOSSE aberta, de acordo com o parágrafo 3 do artigo 223 da Lei 6404/1976 (lei das S.A.), como cita no seu comentário a esse item. Deste modo, seriam corretas as afirmativas III, IV e V, que não correspondem a nenhuma alternativa, ensejando a anulação da questão. Que acha? Abs,
    Ricardo em 16/12/15 às 10:32
  • Prof. Gabriel, eu percebi que ficou chateado com o comentário do "Gilmar" (se esse for o nome verdadeiro dele) e entendo. Porém, esse tipo de pessoa não compensa o seu desgaste físico e mental. Além do mais, provavelmente, nem foi o seu aluno e só entrou aqui com o intuito de encontrar um culpado para a sua incapacidade (incompetência). Resumindo, você é um excelente profissional e não precisa perder o seu tempo justificando ou provando algo a quem não faz ideia do que está falando. Enfim, a sua humildade é típica de um profissional, parabéns. E, "se" o seu gabarito estiver diferente da banca (exemplo do seu comentário acima)? Normal! Afinal, quem garante que a FGV está correta? Outra coisa, esse tipo de pessoa (Gilmar) quer atenção e não compensa o seu empenho (desgaste). Abraços. P.S.: Roger e Adriana, obrigada.
    Lane em 16/12/15 às 06:38
  • Galera, como eu disse, eu não sou onisciente. Uma vez, o Sérgio de Iudicibus disse que estava longe de saber tudo de contabilidade. Quem sou eu para dizer que sei tudo de uma disciplina? Me esforço ao máximo para ser o melhor no que faço, mas daí a não poder reconhecer que uma prova está difícil? Espera aí, meu amigo! Além disso, se conferir, só errei uma! E irei fazer recurso. Um abraço! Gabriel.
    Gabriel Rabelo em 15/12/15 às 19:54
  • Olá, professor. Também gostaria de parabenizar pelo trabalho em comentar a prova. Alguns acham que professores são deuses e não têm o direito de ter dúvidas. Comentar a prova com o gabarito oficial na mão é fácil. Durante o curso você disponibilizou vídeos gratuitos no youtube com resumos para nos ajudar. Fez o que pode. A prova estava em um nível absurdo mesmo. Além dos cursos do ISS, também sou sua aluna em Contabilidade para a SUSEP e continuo confiando plenamente em sua capacidade e competência. Obrigada!
    Aline em 15/12/15 às 17:26
  • Saber que um professor tem dúvidas, me fez sentir menos triste.... A pergunta é: quem vai passar, como estudou e o que achou do nível! Curiosidade...
    GC em 15/12/15 às 16:45
  • Gente, na boa, eu achei MUITO LEGAL o que o Gabriel Rabelo fez! Assumiu que estava difícil, fez do jeito que achava e LEVANTOU UMA DISCUSSÃO. Na vida, nem sempre as respostas chegam prontas e quando é muito difícil chegar até lá, a única ferramenta de crescimento é a DISCUSSÃO. Então como muitos colegas falaram aqui em cima, parabéns, professor, pela humildade e pela coragem em postar um gabarito extraoficial. :)
    Guilherme em 15/12/15 às 16:34
  • Raphael Pereira, Concordo com você. Esse concurso esta fora da curva em todos os aspectos: salário, disciplinas cobradas, duração da prova, nível das questões, e por aí vai... De qualquer forma, boa sorte a todos!
    Raíssa Pinheiro em 15/12/15 às 15:40
  • Olá, professor Gabriel! Gostaria de te agradecer pelo curso e pelos comentários. Você é um ótimo professor e a sua dedicação é coisa rara entre professores. Realmente a prova foi um ponto fora da curva e ponto final. Um grande abraço, vamos seguir estudando! Geraldo
    Geraldo em 15/12/15 às 15:36
  • Parabéns professor! Muito corajoso mesmo de sua parte postar um gabarito não oficial. Obrigado pela ajuda. Realmente não ligue para comentários que não aumentam em nada o nosso conhecimento. Vamos em frente... não foi dessa vez, mas outros virão!
    Marcio em 15/12/15 às 14:36
  • Parabéns grande mestre! Aqueles que, sabiamente definidos por nossa colega acima, querem uma desculpa para seu resultado, por favor dêem créditos aos nossos mestres, pois são eles que nos ajudam na longa jornada de concursos até a aprovação. Prof. Gabriel, parabéns pelo trabalho! Tire pela maioria, continue ajudando essa grande nação concurseira, pois precisamos do conhecimento e experiência que vocês têm para nos passar. Abraço
    Bruno em 15/12/15 às 13:48
  • Assino embaixo o que a colega Lane disse.
    Roger em 15/12/15 às 13:08
  • Fiz 59 pontos. Preciso de uma questão anulada em conhecimento específicos.
    Julio em 15/12/15 às 12:47
  • Professor, só se destaca quem põe a cara a tapa. Parabéns pelo trabalho e não se ofenda pelos frustrados de plantão. Sucesso!!
    JPFF em 15/12/15 às 10:06
  • Parabéns professor pela coragem e humildade! Fácil é falar depois do gabarito como se fosse acertar tudo, como muitos professores fazem para manter sua pose...
    Luiz Eduardo em 15/12/15 às 09:41
  • Concordo em gênero,número e grau com as palavras da colega LANE!!!
    Adriana em 15/12/15 às 09:10
  • Galera, não é por que dou aula de uma disciplina que tenho de ser onisciente. De todas as questões, várias estavam no meu material e falei várias no aulão (falência, EIRELI, franquia, DFC, imobilizado). Agora, eu disse que essa foi a prova mais difícil que já resolvi. Tem questões bem complicadas sim. E, se o meu gabarito não bater com o da banca, nada posso fazer, a não ser humildemente continuar o meu trabalho. Eu disse que o gabarito pode não bater. Quem não confiar que não leia. Poderia simplesmente aguardar a banca publicar, comentar depois, dizer que foi uma prova fácil, que tinha que ter gabaritado. É a realidade? Um abraço.
    Gabriel Rabelo em 15/12/15 às 08:54
  • Bom dia a todos! Professor Gabriel assisti apenas uma aula tua lá no aulão do Estratégia e foi de grande valia. Vi que estava engajado na busca de demonstrar o melhor para os teus alunos, inclusive te avistei lá no Fundão no local de prova. Grande abraço e quem critica é porque não sabe da complexibilidade que estava aquela prova.
    Luiz Carlos em 15/12/15 às 08:23
  • Parabéns professor pelas explicações! E muito obrigada por fazer isso com o intuito de nos ajudar! Realmente não é questão de melhorar a aula porque ninguém imaginava que a FGV iria cobrar questões a nível mestrado/ doutorado. Então não há que culpar o professor e sim sentar e estudar para aprender com os erros! Obrigada
    Camilla em 15/12/15 às 08:10
  • "Gilmar Sampaio", será que não está na hora de encontrar outra justificativa para a sua "frustração"? Colega, os professores não são videntes e as bancas são imprevisíveis. Portanto, na próxima, talvez ache melhor utilizar as "bíblias" (livros quilométricos e que não garante 100% de acertos). ;-) Prof. Gabriel, eu acho louvável a sua iniciativa. Realmente, são poucos que têm essa coragem e disposição ("perder tempo" em nos ajudar). Bem, se o seu gabarito estiver diferente? Qual o problema??? Até as bancas erram e nem sempre corrigem. :-) Enfim, não se importe com essas críticas destrutivas. Apenas querem encontrar culpados para a sua "x,y,z", rs. Abraços, obrigada e sucesso.
    Lane em 15/12/15 às 07:53
  • Prova pra quem é graduado em direito?! Até quem é PHD tremeria diante dessa prova nível armagedom. kkk... #Sabidinadainocente!
    Helton em 15/12/15 às 07:50
  • Olá Gabriel ! Desde já agradeço o gabarito. Venho por meio deste compactuar uma opinião própria sobre esta prova de Niterói. Analisemos os seguintes fatos: Este concurso de ISS Niterói desconfigurou plenamente as características de um concurso da área fiscal. Por que? Eles reduziram o numero de disciplinas visando, ao meu ver, baratear o concurso perante a banca. Eles prorrogaram a data da inscrição visando arrecadar ainda mais com o concurso. Eles tiraram os mínimos entre matérias, para atrair cada vez mais candidatos. Anunciaram um salario inicial fora dos padrões dos fiscais. E, por ultimo, não disseram quantas questões de cada disciplina da parte especifica iria cair. E o que aconteceu ? Tivemos uma prova injusta, maldosa. O candidato que passa para o concurso de fiscal sempre tem a sua estrategia, uma vez que, é impossível ser 100% em tudo. Privando-nos dos números de questões na parte especifica o examinador diminuiu drasticamente nossa preparação tática. O que observamos foi uma prova onde o fiscal de Niterói tem que ser Doutor em direito empresarial, Mestrando em Direito Civil, uma vez que caíram por volta de 15 questões e não precisa saber a legislação que ele irá aplicar, uma vez que, não caiu nenhuma questão de legislação tributaria. Para terminar vale ressaltar mais dois pontos. Em quase todas as disciplinas eles colocaram o conteúdo por completo, em informatica o mesmo aconteceu e foram cobradas 5 questões só de Banco de Dados. Para concluir, não me levem a mal meus amigos, mas essa prova foi viciada desde o inicio. Nada vai tirar isso da minha cabeça. Um abraço, de um concursei assim como todos ! Raphael Pereira
    Raphael Pereira em 14/12/15 às 23:38
  • Parabéns pela coragem de postar o gabarito dessa prova insana, professor! Mas gostaria de deixar como sugestão a edição de videoaulas de direito empresarial com conteúdo aprofundado sobre a disciplina, dado o peso que tem tido nos exames da FGV. Acho que o senhor, por pegar as aulas de Contabilidade e Empresarial, pegou uma verdadeira batata quente e executou muito bem o trabalho, mas são matérias que , principalmente pra quem não é da área, fica difícil entender só lendo. Muito obrigado por toda dedicação!
    Walter em 14/12/15 às 22:26
  • Concordo in totum com as palavras do colega Diego. Por vezes me pergunto para que servem estas provas, só para filtrar candidatos? Pela quantidade de questões de Direito Civil poderiam ter cobrado Direito Penal também, a parte de crimes contra a Administração Pública. Esta matéria sim, fará parte do dia-a-dia dos fiscais!
    Julio em 14/12/15 às 22:17
  • Também notei que a prova estava contemplando demais os aspectos jurídicos. Enfim, apenas nos resta aguardar.
    Marcos em 14/12/15 às 22:12
  • Gabriel, apesar de a dificuldade da prova ter sido muito alta, apenas gostaria de te parabenizar de ter postado o gabarito extrajudicial, num momento em que muitos professores se acorvadaram. Para mim não importa se o gabarito está perfeito ou não, o que vale é a disposição em publicar os comentários da disciplina mais difícil desta prova. Parabéns pela coragem e humildade.
    Diego em 14/12/15 às 21:22
  • Só vejo o Gabriel Rabelo afirmar que as provas são muito difíceis. Não seria o caso deste Professor melhorar o nível de suas aulas? Gilmar Sampaio
    Gilmar Sampaio em 14/12/15 às 21:08
    • Amigo, você viu algum outro professor postar o gabarito extraoficial? Quem disse que foi fácil? Me mostra, por favor. Vou fazer esse curso também. Pois eu não vi. Fui lá e comentei todas as questões. 30 páginas de comentários. Eu poderia ter escrito 3.000 páginas no curso. Com certeza cobriria a prova. Mas você estudaria?
      Gabriel Rabelo em 14/12/15 às 22:12
  • Ou esses caras estão ficando loucos, ou querem repetir concursos e dar dinheiro para as bancas. Bolas, se o concurso é para fiscal do ISS, a maioria das questões deveriam ser de tributário, legislação tributária municipal e contabilidade, além do que, seriam as mais difíceis. Empresarial, civil e informática, nem profissional da matéria conseguiria gabaritar. Como podem dizer que querem noções de informática e dar uma prova dessas? E, para mim, português e matemática foram de nível razoável e, tributário, constitucional e administrativo até fácil. Quanto à meta de 70 % chará, acho que quem tiver 50 passa. E olhe lá!
    Fernando 2 em 14/12/15 às 18:53
  • Concordo com você Natália, parecia que a prova era pra procurador. Pouca contabilidade, muito direito civil e na parte de tributário caiu mais sobre dívida ativa, prescrição, falência, execução e pouco sobre impostos. Não consegui a meta de 70%, mas será que muita gente conseguiu?
    Fernando em 14/12/15 às 18:16
  • PROFESSOR GABRIEL, REALMENTE A PROVA ESTAVA "NÍVEL HIGHLANDER"... COMO VOCÊ MENCIONOU COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS REFERENTE AO GRAU DE DIFICULDADE DA DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL. ACHEI JUSTO O SEU COMENTÁRIO QUANTO A COMPARAÇÃO COM AS PROVAS ANTERIORES APLICADA PELA BANCA FGV. MAIS MUITO DESCONFORTÁVEL COM O SEU COMENTÁRIO EM QUE: “Eu, estudando a disciplina todo dia, há anos, fiquei em dúvida em várias e não garanto que o meu gabarito estará de acordo com o do examinador. AGORA EU ME PERGUNTO: COMO EU VOU CONFIAR E DAR CREDIBILIDADE EM UM PROFESSOR QUE ME PASSA A INSEGURANÇA DE TER FICADO EM DÚVIDAS EM VÁRIAS QUESTÕES E NÃO GARANTE QUE O SEU GABARITO ESTEJA DE ACORDO COM A BANCA EXAMINADORA??? COMO ASSIM??? EU COMO UM LÍDER, AFINAL VOCÊ É UM LÍDER ... EM MOMENTO ALGUM PODERIA PASSAR ESTA INSEGURANÇA PARA OS SEUS ALUNOS. FICARIA MELHOR VOCÊ NÃO TER DISPONIBILIZADO A CORREÇÃO DA PROVA POIS LHE GARANTO QUE “FICARIA MAIS BONITO”, ASSIM COMO NA MINHA CONCEPÇÃO OS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS ESTAREM AGUARDANDO PRIMEIRO A BANCA DIVULGAR O GABARITO, TENDO EM VISTA, A GRANDE QUANTIDADE DE QUESTÕES REFERENTE A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. DESCULPE-ME O MEU DESABAFO...... MAIS ACHO QUE VOCÊ FOI INFELIZ E INGÊNUO COM O SEU COMENTÁRIO!
    Alex Tavares em 14/12/15 às 18:14
  • Bota Highlander nisso...há questões que nem valiam a pena ler ( pelo menos fazendo a prova )
    Irênio em 14/12/15 às 18:04
  • Bom saber que não estou só!
    Suelane em 14/12/15 às 17:28
  • Acertei somente 3. Devo ficar com um total de 60-70 questões. Professor qual o chute para a nota de corte?
    Julio em 14/12/15 às 17:24
  • Tenso demais.
    Cecelo em 14/12/15 às 16:47
  • Foi uma prova bem direcionada para graduados em direito. Realmente a definição é highlander!! Tomara que minha cabeça não tenha sido cortada. haha
    Natália em 14/12/15 às 16:38
  • Prof. Gabriel, definição ótima! Rs Highlander é a palavra!
    Bruno Do Val em 14/12/15 às 15:50
  • Pensei a mesma coisa durante a execução da prova! Gabriel, o que você achou da distribuição das questões da prova? Abraços
    ThIago Nascimento em 14/12/15 às 15:25
  • KKKkkkkkk... nível Highlander foi demais! Temos que rir para não chorar... quase toda a prova foi assim Prof Gabriel. Infelizmente? Aproveito para parabenizá-lo por todo o seu trabalho. Sou seu aluno no curso AFRFB. Felicidades!
    Alvimar Pacheco em 14/12/15 às 15:23