Concurso Sefaz RN: quais as etapas de provas?
Edital oferta 50 + 50 CR com iniciais de R$ 32,8 mil!
O concurso Sefaz RN (Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte) é uma das seleções públicas mais disputadas por quem busca estabilidade, boa remuneração e oportunidades no setor fiscal.
Mas como funciona o processo de seleção? Quais são as etapas que os candidatos irão enfrentar? A seguir, você confere tudo sobre as provas deste concurso.
Concurso Sefaz RN: quais serão as etapas?
Sob a organização do Cebraspe, os candidatos irão enfrentar as seguintes fases:
- Prova objetiva (P1): Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Comercial, Direito Civil, Direito Penal, Direito Financeiro, Economia e Contabilidade Geral;
- Prova objetiva (P2): História do RN e Aspectos Geoeconômicos do RN, Auditoria, Matemática Financeira e Estatística, Tecnologia da Informação, Direito Tributário I e Direito Tributário II (Reforma Tributária); e
- Prova objetiva (P3): Contabilidade Avançada e de Custos, Legislação Tributária Estadual e Processo Administrativo Tributário.
Todas com duração de 4 horas, as provas objetivas P1, P2 e P3 serão aplicadas nos dias 21 e 22 de março, em turnos diferentes.
Os exames, de caráter eliminatório e classificatório, serão compostos por questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), e valerão 240,00 pontos, abrangendo os objetos de avaliação constantes na tabela abaixo:

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
- a) obtiver nota inferior a 40,00 pontos no conjunto da prova objetiva de conhecimentos gerais (P1);
- b) obtiver nota inferior a 40,00 pontos no conjunto da prova objetiva de conhecimentos complementares (P2);
- c) obtiver nota inferior a 40,00 pontos no conjunto da prova objetiva de conhecimentos específicos (P3);
- d) obtiver nota inferior a 144,00 pontos no somatório das notas nas provas objetivas de conhecimentos gerais (P1), conhecimentos complementares (P2) e conhecimentos específicos (P3);
- e) obtiver nota 0,00 em pelo menos uma das disciplinas
Como será calculada a nota da minha prova?
Os candidatos do concurso devem se atentar à forma de cálculo da nota da prova objetiva, a fim de se prepararem adequadamente e evitarem a eliminação.
Sem mais delongas, a nota final será calculada com base em uma fórmula que inclui o desempenho nas provas objetivas (NF = PO x 0,6). Os candidatos serão considerados aprovados nas provas se, cumulativamente:
- Obtiverem nota igual ou superior a 92 pontos no total da prova objetiva;
- Acertarem no mínimo 50% das questões em cada bloco de provas (turno);
- Acertarem no mínimo 60% do número total de questões do certame; e
- Não obtiverem nota 0 em nenhuma disciplina.
Ao todo, são ofertadas 50 vagas imediatas mais 50 em cadastro de reserva para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, cujo salário inicial pode chegar a R$ 32,8 mil!
Para mais informações sobre o concurso Sefaz RN, além das etapas da seleção, acesse abaixo!
Mais informações do concurso Sefaz RN 2026