Concurso CBMDF: retificação confirma anulação para Enfermagem
Inscrições para o concurso Bombeiro DF não serão reabertas. Vagas de Soldado – Técnico em Enfermagem são transferidas para Soldado Operacional do concurso CBMDF!
Foi publicada nesta terça-feira (18) a retificação no edital do concurso Bombeiro DF que confirma a anulação do certame para Soldado – Técnico em Enfermagem e promove a redistribuição de vagas!
- Retificação – concurso CBMDF: anulação edital (Técnico em Enfermagem)
A medida cumpre a determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que apontou irregularidades graves que impediram sua regular continuidade. Entre os pontos apontados pelo TCDF, estavam:
- A especialidade “técnico em enfermagem” não está prevista na legislação que organiza o quadro de carreira do CBMDF, na Lei Federal nº 12.086/2009;
- A legislação vigente dispõe o cargo de soldado bombeiro em funções operacionais de forma genérica, sem exigência de especialização para enfermagem, de modo que a exigência no edital gerou distorção do que está previsto legalmente;
- As atribuições previstas para os candidatos da área eram idênticas às da área “soldado bombeiro – operacional (QBMG-1)”, sendo a única distinção apontada a prioridade para atuação no atendimento pré-hospitalar.
Vale lembrar que outras denúncias já haviam sido protocoladas sobre o edital, como falta de proporcionalidade nos índices do Teste de Aptidão Física (TAF) entre os sexos, ausência de cadastro de reserva e imposição de condições incapacitantes sem justificativa técnica.
Distribuição de vagas do concurso Bombeiro DF
O documento confirma a distribuição das 60 vagas originalmente destinadas ao cargo de técnico em enfermagem para a área geral de soldado bombeiro operacional (QBMG-1).
Todos os candidatos inscritos (pagos ou isentos) foram migrados automaticamente para este certame, passando a concorrer ao total de 190 vagas.
Devolução da taxa de inscrição
Quem não quiser permanecer no concurso poderá solicitar reembolso no período de 1º a 02/12/2025. A devolução ocorrerá em até 60 dias, via crédito bancário.
O documento ainda informa que todos os próximos atos referentes ao concurso anulado serão publicados dentro da página do concurso Geral Operacional QBMG-1, no site da banca Idecan.
Haverá reabertura das inscrições?
Embora o TCDF tenha determinado a reabertura das inscrições, essa orientação não foi incluída no edital de retificação divulgado pelo Corpo de Bombeiros
Provas do concurso CBMDF são confirmadas
Além da anulação, a retificação do concurso CBMDF divulgada confirma a aplicação das provas de Soldado – Operacional (e vagas de Soldado – Técnico em Enfermagem) no dia 30 de novembro.
Veja o calendário de provas:
- 29 de novembro
- tarde: Soldado Músico
- 30 de novembro
- manhã: Oficial Complementar e Oficial Saúde
- tarde: Soldado Operacional
- 6 de dezembro
- tarde: Soldado Condutor/Operador de Viaturas
- 7 de dezembro
- tarde: Oficial Combatente
Para mais informações da anulação do edital e todos os detalhes do concurso Bombeiro DF, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: concurso CBMDF