PSS SEE SP: 162 mil inscritos; veja os gabaritos!
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo registrou mais de 162 mil inscrições em seu Processo Seletivo Simplificado (PSS SEE SP).
As oportunidades são destinadas ao cargo de Professor dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com formação de cadastro de reserva.
A contratação se dará de forma temporária no Programa de Educação Integral – PEI. A remuneração inicial é de R$ 5.565,00 para jornadas de 40h semanais.
Sob organização da fgv, os candidatos foram submetidos a uma avaliação composta por prova objetiva. Os gabaritos preliminares da etapa já foram dvulgados!
- PSS SEE SP – 2026
- Status: gabaritos divulgados
- Banca: FGV
- Vagas: CR
- Cargo: Professor dos anos iniciais e finais
- Escolaridade: Nível superior
- Edital: PSS SEE SP – 2026 / 1ª retificação / 2ª retificação
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
PSS SEE SP: cargos e vagas
| CARGOS | VAGAS | SALÁRIOS |
|---|---|---|
| Professor dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio | CR | R$ 5.565,00 |
PSS SEE SP: requisitos
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental: é necessário possuir diploma de Curso Normal Superior, Licenciatura em Pedagogia, Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal em nível médio, Licenciatura em Educação do Campo (com habilitação em Docência nos Anos Iniciais) ou Programa Especial de Formação Pedagógica Superior com habilitação na área.
- Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: exige-se diploma de Licenciatura Plena em um componente curricular integrante da Matriz Curricular do Estado de São Paulo.
- Educação Especial: são exigidas as formações previstas no inciso III da Parte A da Indicação CEE nº 213/2021.
- Educação Física: a contratação exige habilitação específica na área e a apresentação de registro válido no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
PSS SEE SP: provas e etapas
O Processo Seletivo Simplificado da SEE SP (SEDUC-SP) para a contratação temporária de docentes é realizado em 3 etapas:
Prova Objetiva (caráter eliminatório e classificatório)
- Formato: A prova possuiu 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão (apenas uma correta), valendo 1 ponto por questão.
- Composição: Das 40 questões, 10 foram voltadas para Conhecimentos Gerais e Didáticos-Pedagógicos, e as outras 30 abrangeram os Conhecimentos Específicos da área de atuação escolhida pelo candidato.
- Aprovação: Para não ser eliminado e seguir no processo, o candidato precisa garantir um desempenho mínimo de 8 acertos.
- Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento geral, interpretação de informações, raciocínio lógico e o domínio técnico da respectiva disciplina.
Prova Prática (caráter eliminatório e classificatório)
- Formato: Consiste na gravação de uma videoaula com duração de 5 a 7 minutos, que deve simular uma situação real de ensino direcionada aos estudantes.
- Conteúdo: A aula deve consistir em um recorte de um dos temas/materiais didáticos previamente definidos pela SEDUC (conforme a etapa de ensino e o componente curricular).
- Regras de gravação: O candidato deve ministrar a aula aparecendo em primeiro plano durante todo o tempo de gravação, demonstrando domínio conceitual e boa comunicação didática.
- Pontuação: Esta etapa é pontuada em uma escala de 0 a 30 pontos. O candidato que não enviar o vídeo ou receber nota zero será eliminado.
Avaliação de Títulos (caráter exclusivamente classificatório)
Tem a finalidade de valorizar a experiência profissional e a formação acadêmica complementar do candidato na área a que concorre.
Como exemplo de titulação acadêmica, um diploma de Doutorado vale 7 pontos, enquanto o de Mestrado vale 3 pontos.
O envio dos títulos é feito no formato digital (upload). Por ser uma etapa apenas classificatória, o candidato que não enviar os documentos não será eliminado, recebendo apenas pontuação zero nesta fase.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para a SEE SP?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Informações do PSS SEE SP
- Provas: 16/08/2026
- Vagas: CR
- Cargos: Professor
- Escolaridade: Nível superior
- Edital: PSS SEE SP – 2026