Artigo

Questões Comentadas – Informática para Polícia Federal – Escrivão – Banco de dados

Antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking Polícia Federal para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Comentário: Vamos comentar cada uma das alternativas acima:

  1. A retroalimentação ou realimentação trata-se de um feedback, positivo ou negativa, que é usado como entrada para o mesmo sistema. Logo, a alternativa está incorreta.
  2. A entropia é uma medida do grau de desordem de um sistema. Quando um sistema tem entropia interna, ele é levado naturalmente ao desgaste. Contudo, é possível existir uma compensação de energia que gera uma entropia negativa para o sistema. Assim, não podemos garantir que a existência de entropia interna fará o sistema funcionar corretamente.

Gabarito: 77. E 78. E

Comentários: Vamos falar um pouco sobre cada uma das alternativas.

  1. As tags em arquivos XML contêm os descritores dos dados, logo são considerados metadados. Alternativa incorreta.
  2. Essa questão está correta. Os documentos digitalizados como imagens precisam ter metadados associados para facilitar a busca pelas informações. Sendo assim, a resposta está correta.
  3. As informações geradas pelos sistemas são de fato consideradas um ativo organizacional e, em última instância, são considerados dados da organização armazenados nos bancos de dados e arquivos. Logo, temos uma alternativa correta.
  4. A expressão “inteligência das informações” mistura conceitos e não faz sentido. Logo, temos uma alternativa errada.

Gabarito: 79.E 80. 81. C 82.  E

Comentário: Abaixo comentaremos cada uma das alternativas.

  1. Aqui temos um exemplo de uma aplicação que precisa aprender. Neste caso é necessário aprender como um usuário se comporta e sugerir novos produtos. Sendo assim, a alternativa está correta.
  2. Como eu falei na correção da prova no YouTube, usar machine learning não precisa ser usada para resolver esse tipo de problema. É usar um canhão para matar uma formiga. Uma simples análise de série temporal com deslocamento de tempo resolve isso. Logo, a alternativa está incorreta.
  3. Big data contém dados estruturados e não estruturados. Mais uma assertiva errada.
  4. Essa questão tem um erro, pelo menos do meu ponto de vista, acredito que o correto seria falar de análise descritiva. Análise descritiva ou exploratória de dados é uma forma de utilizar métricas e técnicas estatísticas simples ou avançadas para entender e explicar como os dados são. Logo, temos uma alternativa errada.

Gabarito: 83. C 84. E 85. E 86. E

Comentário:

  1. A correlação de dados estruturados e não estruturados é associada ao processo de Big Data e não a mineração de dados como sugere a alternativa. Contudo, a banca considerou a alternativa como correta. Não concordo …
  2. Para que a tabela seja considerada uma relação ela tem que possuir atributos atômicos ou estar na primeira forma normal. Como não temos atributos compostos ou multivalorados podemos considerar a normalização a 1FN. Sendo assim, podemos marcar a assertiva como correta.
  3. O campo CPF pela descrição organização dos atributos pode ser usado como chave primária, contudo não faz sentido falar de chave estrangeira quando temos apenas uma relação. Logo temos mais uma alternativa incorreta/anulada. (PS: Essa questão foi anulada pela banca com a justificativa que não existe elementos suficientes na questão para fazer tal afirmação)
  4. Os dados armazenados no modelo relacional são dados estruturados. Logo, a alternativa está incorreta.

Gabarito: 93.C 94.C 95.E(Anulada) 96.E

Qualquer dúvida estou às ordens,

Forte abraço e bons estudos,

Thiago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Felipe, Claro que posso ajudar. Estou postando agora o comentário da prova de Perito. Dá uma olhada lá se estamos falando da mesma questão. Forte abraço, Thiago
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 19/09/18 às 23:59
  • Prezado professor Thiago, Gostaria de solicitar seu auxílio. Seria possível comentar as questões de TI para o cargo de perito federal? Gostaria de saber se é possível interpor recurso em alguma das questões, pois o gabarito preliminar divulgado para algumas questões gera uma certa controvérsia. Desde já agradeço!
    Felipe Ramos em 19/09/18 às 09:40