Artigo

5 mitos sobre concursos públicos que você precisa conhecer

Há muitos mitos sobre concursos públicos e estudos no universo daqueles que buscam por uma vaga na carreira pública. Selecionei 5 dos mitos mais comuns para que conheça melhor estas armadilhas e para que estude com maior liberdade. Confira!

1) Só é preciso estudar o que ainda não sei

Não, é preciso estudar tudo o que é exigido no edital. Mesmo que você tenha domínio de determinadas disciplinas ou assuntos, não negligencie nada. Repasse todos os assuntos com profundidade, teste os seus conhecimentos e desenvolva o que aprendeu na revisão. Entre os mitos, esta suposição é muito comum.

2) Estudar nas horas vagas já é o suficiente

Você não pode estudar “só quando sobra tempo”. Se uma carreira pública é uma prioridade na sua vida, como pode deixar para quando sobrar tempo? Organize os seus horários e estude todos os dias. Ninguém passa sem se dedicar.

3) Não vai mais ter concursos públicos nos próximos anos

Há um déficit grande de profissionais no chamado primeiro setor (o governamental, o serviço público). Imagina quantos órgãos públicos há em todos os estados brasileiros, de níveis federais, estaduais, regionais e municipais, além de organismos especiais, em todas as esferas públicas – saúde, educação, segurança pública, justiça, etc.

Em todos os casos já há um déficit de novas contratações, pois o pessoal deve ser renovado – muitos se aposentam, outros deixam o serviço público ou se afastam por diversos motivos. E no entanto, a necessidade de atender o público, os projetos e as demandas continuam a existir.

mitos

Sem mencionar que a contratação sem edital público na maioria dos casos é ilegal. Os concursos públicos não deixarão de existir – ou não poderão deixar de ocorrer por todos este motivos e outros. Serviço público é um direito do cidadão. Isto é algo que tem se destacados entre os mitos sobre concursos públicos.

4) Estudar sozinho é impossível

O que é impossível para você? Qual o limite do possível e do impossível? Essas fronteiras é você quem faz. Além disso, há quem prefira estudar sozinho, assim como há quem estude em grupo ou quem mescle as duas formas de estudar. É mais um caso de escolha pessoal. O que funciona para você? Estudar sozinho é uma realidade para muitos, e com organização e determinação, pode ser a também.

5) É preciso muito dinheiro para ter condições de passar

Dinheiro é apenas um recurso, assim como o tempo, por exemplo. Ter dinheiro jamais foi determinante para ser aprovado em concursos públicos. Com a expansão da Internet, ter acesso às informações, conhecimentos, materiais gratuitos ou em conta e serviços acessíveis possibilitou que mais pessoas pudessem partir em uma jornada rumo à aprovação.

Não ter dinheiro ou ter pouco é mais uma desculpa que muitas pessoas dão para não estudar. Você precisa de notas de dinheiro para estudar neste momento? Não! Há condições para todos os bolsos no mercado. Mais importante que dinheiro está o esforço, a determinação e a organização dos seus recursos.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Veja mais!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou de saber mais sobre mitos e verdades sobre concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.