Artigo

Como aumentar a sua própria inteligência?

Ao contrário dos meus artigos tradicionais, hoje não tem vídeo nem dicas rápidas e práticas. Hoje o assunto é de maior profundidade.

Afinal, qual é o caminho para tornar-se mais inteligente? Como melhorar as capacidades de concentração, leitura e aprendizado? Como alguém evolui de não-estudante para aprovado?

Ler por prazer: a melhor forma de aumentar a sua própria inteligência é lendo por prazer. Devorando livros com vontade. E não importa o livro. O importante é saborear, é ter a curiosidade. É colocar a imaginação para funcionar, é aprender a questionar e buscar respostas. Os melhores estudantes são autodidatas. E só pode ser autodidata quem gosta de ler. Repito: não importa o livro.

Se você não gostava das aulas de Literatura da escola, parabens! Não tem como gostar mesmo. Euclides da Cunha?! José de Alencar?! Por favor! Procure um livro que te atraia e te faça ler sem conseguir parar. Depois procure outro, e outro, e outro.

O estudo para concursos é uma tarefa solitária. O aprendizado real e de longo prazo acontece na solidão do quarto ou da biblioteca. Sua única companhia é o papel (ou algum meio digital, vai) e é essa a receita para o sucesso no mundo dos concursos: saber estudar sozinho.

O estudo pelo assistir de aulas presenciais ou telepresenciais é passivo. Por mais que, em determinados pontos, facilite o entendimento, não é essa a forma de estudo que permite absorção de conteúdo para o longo prazo. Estudar é ler, escrever e praticar.

Como a prova para concursos é escrita, é necessário ler. Ser “bom em português” é de grande ajuda em todas as matérias, afinal todos os enunciados são em português. Por meio de uma boa capacidade de interpretação de textos, o estudante entende os enunciados mais rápida e claramente, além de escapar de deslizes e “pegadinhas”.

Se você quiser melhorar seu desempenho em Língua Portuguesa, leia. Se quiser melhorar sua capacidade de aprendizado, leia. Se quiser aumentar suas chances de passar num concurso, leia.

Leia As Crônicas de Gelo e Fogo, leia 50 Tons de Cinza, leia Nietzsche ou leia Sartre, mas leia.

Comece hoje.

 

O mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.” (Fernando Pessoa)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente! Concordo plenamente! Obrigada por seus textos!
    Dan Sampaio em 20/05/16 às 14:49
  • Olá, Michael! Foi com muito estudo! rsrs E um bom planejamento. Dá uma olhada no vídeo em que falo sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=n2y1zTl7zv8 Abs!
    Diogo Moreira em 29/03/16 às 16:44
  • OLÁ PROFESSOR ! Gostei muito das suas dicas e vídeos, mas eu gostaria de saber como você fez para conseguir ser aprovado no concurso para AFRFB em apenas 9 meses. Me conta como foi essa proeza.Você tem me motivado muito e perseverar nos estudos.Obrigado ! Grande Abraço !
    Michael em 29/03/16 às 16:39
  • O Professor Pierluigi Piazzi, conta numa palestra que está no Youtube, a história de seu filho, que não gostava de ler, e tornou-se um leitor voraz, lendo o que gosta. Recomendo.
    Ricardo Moreno em 19/02/16 às 13:35
  • Maria Luisa(11/02/2015): Não, você não entendeu. Tem toda razão, Diogo. Ler, tem que ser um ato de prazer e entretenimento. No estudo, ele é um instrumento. Parabéns pelo post.
    Ricardo Moreno em 19/02/16 às 13:30
  • Parabéns, Diogo. Reflexões críticas como essa são sempre bem-vindas. Como complemento, devo admitir que na época da escola não era nada afim de leituras como as que eram apresentadas, o que, inevitavelmente, prejudicou meu gosto pela leitura. Somente depois de adulto desenvolvi o hábito, que só não mantenho com mais frequência em razão do tempo em cima das apostilas kkk Grande abraço!
    David Monks em 16/02/16 às 09:14
  • Um "professor" incentivando não gostar de Literatura, ainda por cima da brasileira: riquíssima! Lamentável.
    Anna Lúcia em 12/02/16 às 18:55
  • Gostei, muito boa a dica, e gosto da objetividade do professor Diogo.
    Kenny Rogers Toledo de Freitas em 12/02/16 às 13:10
  • Excelente artigo, esse é o caminho, não adianta nada ler algo só porque é uma leitura intelectual,mas não tem prazer, concordo plenamente com o que disse, a leitura tem que ser prazerosa, então a melhor forma é começar lendo o que gosta depois com o tempo seu leque vai aumentando naturalmente por novas fontes de conhecimento, mas o fundamental é ler, eu me recusava a estudar para concursos por PDF'S achava um absurdo de caro, me perguntava como pode um curso para um determinado concurso em PDF'S ser mais caro que um em vídeo aulas, mas sempre fui o tipo de pessoa que dava oportunidade para o novo, então comecei com um curso regular de Direito Constitucional do mestre Ricardo Vale e Nadja, eu fiquei tão assustado com o tempo que ganhei e absorção que mudei minha opinião e de quebra peguei gosto pela leitura, hoje consigo ler em media 50 páginas em 20 minutos e depois faço um resumo explicativo falando para mim mesmo de cada ponto estudado, caso tenho dúvida volto somente onde fico tal dúvida, fora isso parto para questões de prova, é uma pena ter conhecido estratégia agora, mas antes tarde do que nunca.
    Anderson Cardoso em 12/02/16 às 08:28
  • Excelente artigo professor, ótimas dicas. Acredito que nossa colega Maria Luisa esteja precisando ler mais para fazer interpretações, pois não conseguiu entender a mensagem que o Professor quis transmitir. Fica a dica.
    Fernanda em 12/02/16 às 07:12
  • Excelente. Parabéns!
    Laila em 11/02/16 às 22:57
  • Belo artigo, professor! Concordo com tudo o que você disse. Ler fora dos muros da Literatura do colégio é o que traz vida à inteligência.
    Walmir Rodrigues em 11/02/16 às 21:28
  • Amei o artigo!
    Daniela de Farias em 11/02/16 às 19:45
  • Excelente artigo!!
    Maria Drumond em 11/02/16 às 17:30
  • Inclusive, acredito que seja por isso que a maioria maciça dos estudantes de ensino médio odeiam ler. Se fosse solicitado na escola livros mais interessantes e palpáveis para adolescentes, mais alunos desenvolveriam esse prazer mais cedo, evoluindo aos poucos para livros mais complexos. Mas não: aos 14, 15 anos nos obrigam a ler Machado de Assis. Excelente artigo, professor. :)
    Marina em 11/02/16 às 15:48
  • Excelente, concordo plenamente... Eu comecei lendo Turma da Mônica, depois gostei muito da Agatha Christie e seu famoso Hércule Poirot... E uma coisa vai levando a outra por prazer ... Acho que não li nenhum livro que passavam na aula de Literatura, a maturidade com a leitura vem com o tempo e com o prazer e não por imposição.
    Bruno Ribeiro em 11/02/16 às 15:08
  • Excelente! Que Deus te abençoe mais!
    Lucas Lira em 11/02/16 às 13:10
  • Olá, Maria Luísa! Obrigado pela mensagem. Quantos colegas seus de pré-vestibular desenvolveram o gosto pela leitura ao ler "Iracema" ou o "Triste fim de Policarpo Quaresma"? Eu sempre fui um bom aluno e sequer aguentei ler esses livros. Não é por eles que se desenvolve gosto pela leitura, pelo menos não no estágio da vida em que estamos quando nos são apresentados. Esses livros serão apreciados após uma certa maturidade intelectual (não só de idade, mas de bagagem cultural). Isso que eu quis dizer. Eu comecei mesmo a minha vida de leitor aos 13 anos lendo "O Mundo Perdido" (458p.) e depois "O Parque dos Dinossauros" (473p.), ambos de Michael Crichton. Depois, li mais uns 7 livros desse autor, depois li outros autores de ficção (como Robin Cook). Assim, desenvolvi meu gosto, aprendi a ler por prazer. No fim da adolescência, estava lendo Nietzsche e Sartre e reli, dessa vez com prazer, Memórias Póstumas de Brás Cubas. O objetivo desse post é oferecer um caminho a quem sempre teve dificuldades em desenvolver o prazer de ler e o gosto pela Língua Portuguesa. Grande abraço!
    Diogo Moreira em 11/02/16 às 13:07
  • Concordo!
    Evelyn em 11/02/16 às 12:59
  • Entendi direito? Parabéns por não gostar de Literatura? Num post que se intitula "Como aumentar sua inteligência". O.o
    Maria Luisa em 11/02/16 às 12:03
  • Excelente!
    Carolina em 11/02/16 às 11:53