Artigo

Por que investir em recursos de provas discursivas?

Olá, pessoal!

Gostaria de falar um pouco sobre recursos para discursivas!

Por natural consequência de tanta dedicação e disciplina na preparação para uma prova de concurso, o(a) candidato(a), logicamente, reconhece e sabe (melhor do que ninguém) o valor de seu próprio mérito e a validade do que apresentou em seu desempenho – principalmente quando se baseia no que foi capaz de elaborar por resposta; uma vez que “marcar X” pode ter a sua margem de “sorte”; mas implementar e transcrever o próprio domínio é condição que legitima a apreensão e compreensão do que foi construído no esforço da preparação para a prova.

Entretanto, uma “primeira correção” – ainda que oficializada pela banca responsável – pode revelar incompatibilidades ou, até mesmo, divergências quanto ao que pôde ser entendido na redação elaborada pelo(a) candidato(a). Em decorrência dessa possibilidade, a diferença de alguns pontos pode ser determinante e crucial para conferir vantagens para uma classificação. Sob tal contingência, é proposto (e válido) ao(à) candidato(a) apresentar a defesa para melhor aproveitamento e revisão do que apresentou em uma resposta discursiva: recursos provas discursivas.

Naturalmente, isso não é uma tarefa simples. Requer muita análise sobre o conteúdo elaborado – o que, inevitavelmente, pode ser difícil para o(a) autor(a) da redação (ou resposta discursiva), especialmente pelo viés de estar tão familiarizado com o que elaborou e corre o risco de acreditar ter apresentado, claramente, algum conceito ou ideia que pode não estar devidamente evidenciada em sua escrita.

Outra dificuldade concentra-se em buscar referências que fundamentem o ponto de vista argumentado. Dependendo do tema abordado na questão discursiva, é possível que o(a) candidato(a) apresente considerável familiaridade com o assunto e desafio proposto; mas, ainda assim, não é capaz de identificar autores consagrados que já tenham publicado perspectivas que fundamentem noções estruturadas pelo(a) próprio(a) candidato(a) em sua respectiva redação.

Além desses critérios, detalhes de escrita e gramática também são definitivos para validar um melhor aproveitamento pós-revisão de uma redação.

Frente a esses desafios e, concomitantemente, estando o(a) candidato(a) plenamente confiante de que pode vir a obter uma melhor pontuação numa prova que consolidará a vantagem decisiva para uma melhor classificação (e, consequentemente, consagrando seu possível ingresso na carreira pública pretendida), deparamo-nos com a oportunidade de confiar no trabalho de consultores/especialistas para elaborar recursos provas discursivas. Esse serviço constitui a proposta do Estratégia Concursos, ao assumir o compromisso de melhor contribuir para a aprovação em concursos.

Quer sugerir um recurso?

Quer tirar sua dúvida sobre este serviço?

Entre em contato pelo WhatsApp: (32) 98447 5981

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Me deixei por dentro de todo conteúdo.
    ALISLAINE DE FREITAS CAMPOS em 21/03/18 às 23:19
  • Gostei muito do estratégia
    Débora Pires em 02/01/18 às 19:41
  • Previsão para AMCI da CGM-SP?
    Tiago em 18/11/15 às 19:24