Artigo

Espanhol – AFRFB/2014 – possível recurso

Olá a todos!

Abaixo segue um texto com um possível recurso. Não estou afirmando que a questão irá ser anulada. Estou colocando o texto para que vocês trabalhem com ele.

O texto não é de minha autoria. Ele nasceu de uma ideia de um concurseiro (Reginaldo S.) e foi trabalhado por outra concurseira (Nelciana).

Professor Adinoél Sebastião

————————–

Questão 42 – Gabarito 4:

De acuerdo con el texto, al referirse al crecimiento económico chino, el primer ministro, Li Kegiang, dijo que:

a) aumentó por debajo de lo que se esperaba.

b) estuvo sometido a dificultades de financiación de las administraciones locales.

c) se quiere que lo impulse el consumo interno.

d) prejudica la competitividade externa del país.

e) fue de 7,5 em 2013.

O Gabarito preliminar aponta a letra “c” como resposta. Como se pode ver acima, a questão ao se referir à menção de “impulsionar o crescimento” pede que a resposta seja dada de acordo com aquilo que o primeiro ministro tenha dito. No entanto, essa parte do texto mencionada está após a “fala” do primeiro ministro, Li Kegiang, ou seja, quem fez a afirmação foi o autor do texto e não o ministro como pede na questão.

Vejamos o texto: (…)”Durante el año pasado ya creció la peocupación sobre una fuerte presión a la baja en el crecimiento económico del país, y tomamos medidas que permitieron finalmente superar nuestros objetivos”, señaló el primer ministro.

China creció em 2013 un 7,7 por ciento -dos décimas más de lo marcado por Pekín- y está inmersa en un proceso de cambio en su modelo económico, con el que pretende que el consumo interno sea el motor de crecimiento, em detrimento de un modelo basado en su competitividad exterior y el crecimento ” a toda costa”(….).

A resposta dada como correta não encontra embasamento nas palavras do Ministro. É clara que a parte do texto solicitada na questão não se trata do pronunciamento do ministro.

Em se tratando de interpretação de texto, a referência ao trecho indicado pela questão faz toda diferença na busca da alternativa. Dessa forma, não haveria alternativa correta dentre as indicadas na questão para que o candidato escolhesse.

Diante disso, peço à eminente banca examinadora que anule a questão ora discutida, haja vista não haver alternativa correta.

 

> Confira Cursos de Espanhol para Receita Federal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Caro Carlos Serra,Apenas para referir que tanto a vasero em Portugues como a em Ingles publicadas no GVO foram feitas por mim, embora a em Portugues apareca sob o nome de outra pessoa por razoes atinentes a organizacao interna do GVO. Achei de facto o artigo interessante embora nao tenha dados suficientes para formular um juizo de valor sobre o seu conteudo.Ja’ agora gostava de lhe sugerir a leitura e ficar-lhe-ia grata caso ele lhe sugira algum comentario.Um abraco (Kandando como dizemos em Angola particularmente nesta noite de fim de ano) e votos de um 2008 cheio de sucessos.
    Rich em 14/09/15 às 18:26