Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.

 

Não será abordado: 
EIXO I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO E DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: Organização da unidade escolar centrada no desenvolvimento integral do educando, considerando os aspectos pedagógicos, sociais, culturais e institucionais. Autonomia da escola pública e seus limites legais e institucionais. A escola como instituição social: função social, dinâmica organizacional e relações com a comunidade e com o sistema educacional. EIXO II – GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E INSTITUCIONAL: Gestão escolar e gestão educacional: conceitos, funções e responsabilidades no âmbito dos sistemas municipais de ensino. Gestão de recursos financeiros e humanos no contexto da escola pública. EIXO III – POLÍTICAS PÚBLICASEDUCACIONAIS: 1.Políticas educacionais no âmbito municipal, estadual e nacional: formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): fundamentos, objetivos e implicações para o planejamento educacional e a organização curricular. EIXO IV – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ACOMPANHAMENTO INSTITUCIONAL: sistemas de avaliação municipais. EIXO V – GESTÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: A unidade escolar como espaço de formação continuada dos profissionais da educação: políticas, programas e estratégias institucionais de desenvolvimento profissional. A qualificação da ação docente e gestora no âmbito das políticas públicas de formação. EIXO VI – DIMENSÃO ÉTICA, SOCIAL E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: A dimensão social, ética e política da educação pública. O papel do gestor educacional e do analista educacional na implementação das políticas públicas. Compromisso político com a educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade social. A diversidade como princípio para a formação de valores democráticos e para a construção de políticas educacionais inclusivas.  
 

Conteúdo do Curso Teoria da Educação:

  • Projeto Político-Pedagógico (PPP): fundamentos legais, conceituais e operacionais; elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPP no âmbito da escola pública. .Políticas de inclusão educacional: educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/1996: princípios, organização da educação nacional e implicações para a gestão educacional.
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 7 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 290,00
ou 12x de R$ 24,17
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 30/08/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
40 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 7 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Planejamento educacional e planejamento escolar
Disponível
Políticas de inclusão educacional: diversidade étnico-racial
Disponível
Políticas de inclusão educacional: diversidade de gênero
Disponível
Gestão de projetos educacionais: planejamento, seleção, execução, monitoramento e avaliação.
Baixar
Disponível
O ambiente escolar como dimensão institucional: clima organizacional, cultura escolar e condições para o desenvolvimento do processo educativo.
Baixar
Disponível
Mediação e gestão de conflitos no ambiente escolar: abordagens institucionais e políticas de convivência
Disponível
Integração escola, família e comunidade: estratégias institucionais de participação e corresponsabilização.
Baixar
Disponível
Gestão democrática do ensino público: princípios, fundamentos legais e mecanismos de participação
Baixar
Disponível
Gestão participativa: conselhos escolares, grêmios estudantis, associações de pais e mestres e demais instâncias colegiadas.
Baixar
Disponível
Avaliação externa em larga escala: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e
Baixar
Disponível
Avaliação educacional: concepções, funções e dimensões. Avaliação institucional da escola: objetivos, instrumentos, processos e uso dos resultados. Avaliação do trabalho pedagógico e da gestão escolar. Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar: indicadores educacionais e análise de resultados.6.Uso pedagógico e administrativo dos resultados das avaliações para o planejamento e a melhoria da qualidade da educação.
Baixar

Aulas demonstrativas