Artigo

Zoneamento Ecológico-Econômico: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre o tema “Zoneamento Ecológico-Econômico”, com foco no CNU.

Zoneamento Ecológico-Econômico: Resumo CNU
Zoneamento Ecológico-Econômico: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CNU ficará com as inscrições abertas entre os dias 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre o Decreto nº 4.297/02 – Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE);
  • Elaboração e Implementação do ZEE;
  • Elaboração e Execução do ZEE;
  • Aspectos para Definir as Zonas do ZEE.

Animados?

Vamos lá.

Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)

O zoneamento ecológico-econômico (ZEE) é um instrumento de planejamento do território que visa compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Ele é estabelecido por meio de um processo de análise das características físicas, biológicas e socioeconômicas do território, e estabelece diretrizes para a ocupação e o uso do solo.

O ZEE é obrigatório para todos os planos, obras e atividades públicas e privadas que utilizem recursos naturais. Ele deve ser seguido de forma vinculada, o que significa que as decisões dos agentes públicos e privados devem obrigatoriamente obedecer ao zoneamento estabelecido.

Dica! O ZEE, pode definir restrições ao uso do território, de acordo com as características ecológicas e socioeconômicas da área.

Elaboração e Implementação do ZEE

O processo de elaboração e implementação do ZEE é importante para garantir que o zoneamento seja eficaz e que atinja seus objetivos. Um processo bem planejado e executado garantirá que o ZEE seja baseado em dados e informações confiáveis, que atenda às necessidades da sociedade e que seja respeitado pelas instituições públicas e privadas.

A elaboração e implementação do ZEE são requisitos compulsórios para todas as unidades da Federação, significando que cada estado, município e o Distrito Federal têm a responsabilidade de criar seus próprios zoneamentos ecológico-econômicos.

Elaboração e Execução do ZEE

A competência de elaboração e execução do ZEE é compartilhada entre os diferentes níveis de governo, sendo:

  • Competência da União: a União deve desenvolver e implementar o ZEE em âmbito nacional e regional, especialmente quando abordar biomas brasileiros ou territórios incluídos em planos e projetos prioritários determinados pelo Governo Federal. Além disso, a União tem a possibilidade de elaborar e executar o ZEE em colaboração com os estados, mediante a celebração de um termo apropriado.
  • Competência dos estados: os estados são responsáveis pela elaboração e execução do ZEE estadual, em conformidade com os zoneamentos de âmbito nacional e regional.
  • Competência dos municípios: os municípios são responsáveis pela elaboração do plano diretor, observando os zoneamentos ambientais.

Se liga! O poder público federal deve elaborar um ZEE para a Amazônia Legal. O ZEE será coordenado pela Comissão Coordenadora do ZEE do Território Nacional e deve ser baseado no Mapa Integrado dos ZEE dos Estados, elaborado e atualizado pelo Programa Zoneamento Ecológico-Econômico.

Aspectos para Definir as Zonas do ZEE

O zoneamento ecológico-econômico divide o território em zonas, de acordo com as características naturais, socioeconômicas e jurídicas da região.

As zonas devem ser definidas com base em um diagnóstico completo da região e em diretrizes gerais e específicas para o uso e ocupação do território.

Conclusão – Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas: Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.