Artigo

Uma mensagem especial para você que, assim como eu, está com medo

Olá pessoal, este é o meu primeiro artigo no blog, um artigo que esta sendo imaginado há aproximadamente quatro meses.

Eu comecei a fazer parte da equipe do Estratégia Concursos em janeiro deste ano e confesso para vocês que desde meu primeiro dia eu queria escrever um artigo para compartilhar minha felicidade, gratidão e honra com todos. Mas os dias se passaram e eu simplesmente não escrevi uma única palavra, um único oi pessoal.

Todas as vezes que eu pensava em algo interessante imediatamente vinham os “pensamentos do mal”, sabe aqueles que insistem em nos acompanhar em nossa preparação para concursos “você não vai conseguir”, “é muito difícil”, “só tem uma vaga”. O meu era “ninguém vai gostar do que você possa vir a escrever” eu invadida por ele fiquei petrificada, não percebi que esse pensamento não era real e que eu só estava com medo!

Sim, todos esses pensamentos que nos impedem de agir são puro e simplesmente medo: medo de errar, medo de falhar, medo de fracassar.

Hoje sem nenhum pudor todos esses “medos” me atacaram, entretanto relembrando uma mensagem especial que guardo com muito carinho percebi que se eu não os enfrentasse agora eles só ficariam piores. E esse artigo pessoal sou eu reconhecendo que estou com medo, porém agindo. Enfrentando de frente todos esses “pensamentos do mal” e afirmando para mim mesma que sou mais forte que todos eles.

Não poderia encerrar sem deixar a mensagem mais que especial, antes um spoiler as palavras que vocês vão ler abaixo foram ditas por uma personagem de ficção, porém representam o sentimento de sua escritora Shonda Rhimes que enfrentou diversos “medos” quando se propôs a escrever/produzir uma série americana que mesmo hoje após 14 anos continua sendo um sucesso. Sem mais delongas vamos a fala da personagem mais querida dos dramas médicos Meredith Grey:

“Há uns duzentos anos Benjamin Franklin revelou para o mundo o segredo do sucesso. “Nunca deixe para amanhã”, ele disse,” o que você pode fazer hoje”. E isso do homem que descobriu a eletricidade. É de pensar que mais gente ouviria o que ele tem a dizer. Não sei por que adiamos as coisas, mas se tivesse que adivinhar, diria que muito tem a ver com o medo. Medo do fracasso, medo da dor, medo da rejeição. Às vezes o medo é só de tomar uma decisão. Pois… e se você estiver errado? Se estiver cometendo um erro que não pode consertar?
Do que quer que tenhamos medo, uma coisa é certa. Quando a dor causada por não se fazer alguma coisa fica pior que o medo de fazê-la, parece que carregamos um grande peso.
Deus ajuda quem cedo madruga. Assa-se o pão enquanto o forno está quente. Quem vacila está perdido. Não dá para fingir que ninguém nos avisou. Ouvimos os provérbios, os filósofos, ouvimos nossos avós nos avisar sobre tempo perdido, ouvimos os poetas nos urgindo a aproveitar o dia. Mesmo assim ás vezes precisamos ver com nossos próprios olhos. Temos que errar para aprender. Temos que cometer nossos próprios erros. Temos que aprender nossas próprias lições. Temos que varrer a possibilidade de hoje para debaixo do tapete de amanhã até não podermos mais, até finalmente compreendermos o que Benjamin Franklin quis dizer: Que saber é melhor que imaginar. Que acordar é melhor que dormir. E que até mesmo o pior fracasso, até o pior e mais irremediável erro é mil vezes melhor do que nunca tentar.”
(Episódio 06, temporada 01).

E aí, qual atitude você realizará hoje para enfrentar seus medos?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom o post. Dá pra perceber que foi de coração. Parabéns pela sinceridade. Muito sucesso!
    Marcos Vinícius em 21/04/19 às 18:20
  • Parabéns por expor seu medo e vencê-lo! Cada um de nós temos desafios pessoais e esse texto traz ótimas reflexões! Boa sorte e foco no sucesso :)
    Amanda em 18/04/19 às 17:14
  • Nossa!!! Combateu um bom combate e venceu a guerra. Um dos melhores posts que já recebi. Parabéns!!!
    Juliano Barbosa em 18/04/19 às 10:17
  • Nossa...muito obrigada por essa mensagem, hoje eu acordei desanimada e triste, com vontade de desistir. Com sentimento de que nem deveria te começado essa jornada,que não vou conseguir, que não sou inteligente. E a primeira coisa que leio no dia! é essa mensagem. Foi uma injeção de animo. Muito obrigada.
    Regina Morais em 18/04/19 às 07:29
  • No início (ao ler o nome da autora), pensei que a série fosse Scandal, que por sinal também é ótima. Enfim, eu me identifiquei muito com o texto, porque essas vozes volta e meia aparecem no meu ouvido rs. Mas não devemos dar muito crédito a elas. Todos nós somos capazes. Pena, que às vezes me esqueço disso e me auto-saboto. Obrigado, esse texto veio em boa hora!
    André em 17/04/19 às 23:32
  • Repito as palavras da Erica: Uau! Amei o artigo! Obrigada, Larissa!
    Rayssa em 17/04/19 às 23:18
  • Parabéns Laura pelo artigo!! Muito bom e motivador!!! Muito importante tocar nesse assunto. O MEDO. Quanto a gente deixa de realizar por medo? Parabéns por enfrentar o seu medo e pelas palavras!!! Sucesso e que venham outros textos!!
    Rodrigo Mendes em 17/04/19 às 22:31
  • E eu aki morrendo de medo de estudar pra área fiscal. Sou da área de saúde e são tantas matérias,tanta coisa q nunca vi... Mas vou tentar com medo mesmo.
    Ana Velloso em 17/04/19 às 22:16
  • Assim como você, pedi demissão de um emprego de quase 15 anos, carreira estabilizada, para me dedicar integralmente aos estudos para concursos. E ainda que o medo de fracassar seja frequente e a dúvida de ter feito a escolha certa também me assole , a única certeza que eu tenho é: desistir não é uma opção. Parabéns pelo artigo!
    Daiane em 17/04/19 às 21:37
  • Erica assumir o medo é o primeiro passo para vencê-lo! Bons estudos.
    Larissa Freire em 17/04/19 às 21:06
  • Uau. Amei o artigo. Eu assumo, tenho medo de fracassar. Estou na luta. No início dos estudos com uma rotina bem agitada. Mas confiante. E aproveitando todos os momentos e oportunidades para aprender cada vez mais.
    Erica em 17/04/19 às 20:58