Artigo

Transporte Público: Dicas valiosas para o estudo render durante o trajeto.

Introdução

Você anda de transporte público frequentemente? Se a sua resposta foi sim, então já deve ter percebido que muitos aproveitam a viagem (às vezes, longa) para realizar outras atividades enquanto aguardam a chegada do seu ponto de parada. Por exemplo, algumas pessoas dormem, outras ouvem música etc.

Mas o que isso tem a ver com concursos? Tudo, concurseiro. Há um grupo de pessoas que estuda no trajeto do transporte público. Eles buscam aproveitar cada minuto do seu dia para evoluir no aprendizado, focados no seu objetivo. E, depois de persistir, eles são aprovados.

A inspiração para este artigo surgiu após vários questionamentos de amigos concurseiros, pedindo dicas para um estudo eficaz no transporte público. Hoje vamos apresentar e discutir diversas delas para você aproveitar o seu tempo de deslocamento da melhor maneira possível. Seguem os tópicos deste artigo:

  • Posicionamento no transporte público
  • Formas mais eficazes para o estudo
  • Tablet: explore tudo o que ele pode fazer por você

Prometemos que esse artigo será curto, bem objetivo. Além de apresentar algumas estratégias que vão contribuir muito com a sua preparação, você ainda poderá espairecer um pouco da rotina intensa dos estudos.   

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Posicionamento no transporte público

A forma mais tradicional de estudo ainda é a leitura de pdfs e resumos. No entanto, sabemos que é difícil prosseguir com foco quando o meio de transporte está em movimento. Muitas pessoas apresentam cenários de falta de concentração e sensações de vertigem, especialmente quando o veículo realiza curvas.

Caso o seu meio de transporte tenha janelas, a primeira dica que damos é sentar-se afastado dela (se puder). Além de distrair, a janela fará com que os seus olhos fisicamente desviem, para ver o que está acontecendo no mundo externo. Não vai ajudar em nada e ainda deixará você tonto. Prefira os lugares situados no corredor.

Outra dica valiosa é manter-se afastado de perfis de pessoas que possam fazer barulhos durante a viagem. Evite viajar próximo a ambulantes, bebês ou crianças, indivíduos falando ao telefone ou pessoas que estão juntas (o fato de estarem em companhia fará com que conversem em algum momento do trajeto).

Não recomendamos também a proximidade com pessoas que estejam comendo ou carregam algum tipo de lanche. Ainda que não façam barulho, o cheiro ou a imagem dos alimentos pode vir a atrapalhar (principalmente se você estiver com fome).

Agora faremos um pequeno teste para ver se você entendeu. Veja a imagem abaixo. De acordo com as orientações que passamos, será que você consegue identificar qual das pessoas está melhor posicionada no ônibus para uma boa leitura? A resposta está no final deste artigo.

Figura 1 - Pessoas com diferentes posicionamentos no transporte público (imagem: Freepik.com).
Figura 1 – Pessoas com diferentes posicionamentos no transporte público (imagem: Freepik.com).

Formas mais eficazes para o estudo

Para quem não está acostumado a estudar durante o trajeto, recomendamos começar com a leitura de trechos curtos, com apelo visual ou destaque das informações. Uma estratégia é utilizar textos com marcações (preferencialmente com formatações e cores, para prestar atenção) ou mapas mentais.

Se o seu tempo de deslocamento é curto, outra ideia é aproveitar para resolver questões sobre um determinado tópico da disciplina. As questões levam apenas poucos minutos para serem resolvidas, são independentes e não vão causar uma interrupção no raciocínio, caso você chegue ao seu destino rapidamente.

Lembrando que estamos falando de questões, não de simulados. Não há problema em fazer simulados no trajeto, desde que você tenha certeza de que irá conseguir concluí-los durante a viagem (jamais os interrompa).

Se você tiver dificuldade para se concentrar com qualquer tipo de informação textual no trajeto ou está com a mente mais cansada, recomendamos o aprendizado por videoaulas. Ainda que possua trechos escritos, grande parte do conhecimento é explicado verbalmente.

Entretanto, se isso também não funcionar com você, tente apenas ouvir áudios, sem nenhuma informação visual. Feche os olhos e apenas escute (cuidado para não dormir). Certamente você irá conseguir absorver pelo menos os principais pontos do conteúdo.

Não fique se comparando com os outros, pensando que seu amigo consegue estudar por texto e você não. A sua autoestima também é importante na trajetória até a aprovação. Como sempre dizemos, cada um tem a sua forma de aprender. Tenha em mente que o mais importante é você não perder tempo.

Tablet: explore tudo o que ele pode fazer por você

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para que o seu processo de aprendizado possa ser produtivo durante o trajeto. Seria possível falar um pouco sobre cada uma delas. No entanto, vamos gastar um tempo explicando a que mais se destaca: o tablet.

O estudo por meio do tablet possui diversas vantagens. Uma delas é o tamanho da tela. A forma de leitura no dispositivo lembra um pouco o celular, com a diferença de que as informações são ampliadas. Talvez você não perceba a diferença com texto puro, mas com certeza perceberá com tabelas e imagens.

Outra vantagem é o armazenamento. Você poderá salvar diversos pdfs em sua memória interna (até livros, se for necessário), mesmo nos tablets com pouca capacidade. Em outras palavras, poderá dar adeus a folhas dobradas e peso nos ombros por causa de apostilas impressas.  

Além de tudo o que já foi dito, o tablet também permite o estudo em situações com baixa luminosidade ou mesmo ausente. É extremamente útil para quem viaja à noite. No entanto, não podemos desprezar os cuidados com a saúde.

Para não forçar muito a visão, a recomendação é configurar o dispositivo para utilização em modo noturno (ou proteção ocular), bem como reduzir o brilho da tela. Com estas pequenas mudanças, você conseguirá estudar com segurança a qualquer hora do dia.

Uma última dica: se desejar visualizar vídeos ou ouvir áudios no tablet, não esqueça de colocar os fones de ouvido. Além de proporcionar sensação de isolamento, os fones de ouvido também são sinônimo de educação e empatia com o próximo. Afinal, nem todos no transporte público são focados em concurso como você.

Conclusão

No artigo de hoje, apresentamos diversas dicas para você conseguir estudar com eficácia no transporte público, baseadas nos relatos de quem foi aprovado. Sabemos que a realidade de cada concurseiro é singular, a começar pela financeira. Por isso, os tópicos abordados são sugestões, não são determinações.

Dessa forma, analise as recomendações e veja o que se aplica na sua situação. Caso decida segui-las, as dicas apresentadas irão ajudá-lo. Entretanto, sua não utilização não significa que você será prejudicado. Na pior das hipóteses, você não aproveitará bem seu tempo no trajeto, mas continuará focado para alcançar seu objetivo.  

Por falar em foco, chegou o momento de responder a brincadeira. Afinal, quem está melhor posicionado no transporte público, na imagem apresentada? Acertou quem respondeu as pessoas da segunda fileira.

Lembramos também que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, recomendamos também a utilização do Sistema de Questões do Estratégia. As questões são fundamentais para praticar o conteúdo e testar seu nível de conhecimento. O acesso é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação e o cargo em comissão de Coordenadora de Desenvolvimento em TI no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.