Tribunais

TJ-SP: Bateria de Questões Comentadas de Informática.

Introdução

Um novo edital do TJ-SP foi publicado em 2023! Desta vez, são 400 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. A fim de prepará-lo em alto nível, o Blog do Estratégia está elaborando uma série de artigos sobre o concurso, com conteúdos gratuitos e dicas exclusivas. O papo de hoje para o TJ-SP será sobre Informática.

Neste artigo, selecionamos 15 questões focadas na disciplina de Informática da banca Vunesp para exercitarmos juntos, com comentários bem objetivos a fim de o estudo ser produtivo. Prepare-se, pois hoje é dia de testar seus conhecimentos.  Assim, veja como o artigo será dividido.

Tópicos Abordados:

  • Questões de MS-Windows 10
  • Questões de MS-Word
  • Questões de MS-Excel
  • Questões de Correio Eletrônico
  • Questões de Internet
  • Questão de MS-Teams

Destacamos que não foram incluídas questões do tópico One Drive no artigo porque não há histórico de cobrança da banca Vunesp sobre o assunto, nos últimos anos.

Recomendamos que a leitura do artigo seja feita logo após estudar o conteúdo. Contudo, se você não conhecer nada da disciplina de Informática, sugerimos que faça a preparação por outros materiais do Estratégia e que retorne a esse artigo quando estiver preparado.

Alternativamente, você pode também optar por realizar a leitura como um nivelamento, a fim de identificar em que ponto você se encontra.  Se o objetivo for esse, você deve inverter as posições: leia o artigo primeiro, veja as suas forças e as suas fraquezas e posteriormente inicie os estudos.

Por fim, o artigo de hoje é um pouco longo. Caso não tenha tempo disponível para lê-lo de uma só vez, você poderá dividi-lo em 2 partes. Não há prejuízos em particionar a leitura, já que as questões são independentes umas das outras. Vamos começar então?

Tempo de leitura aproximada: 20 a 30 minutos

Questões de MS-Windows 10

Questão 1 (PC-SP/2022) – Informática para TJ-SP

O sistema operacional Windows 10 permite que alguns de seus arquivos permaneçam ocultos.

Normalmente, esses arquivos são:

A) de estatística de problemas do sistema operacional, enviados periodicamente à Microsoft para melhorias.

B) temporários associados ao uso do computador, e que são removidos sempre que o computador é desligado.

C) de atualização do sistema operacional, que podem ser utilizados para a reversão de uma atualização que apresentar problemas.

D) relacionados com o sistema operacional e ficam ocultos, pois, caso sofram alterações, podem danificar esse sistema.

E) de programas de instalação executados pelo usuário, e que podem ser reutilizados em caso de problemas.

Comentário: Antes de mais nada, é possível ocultar qualquer arquivo ou diretório particular no Windows 10. Para fazer isso, você deve marcar o atributo Oculto, na janela de Propriedades. Só para ilustrar, veja o exemplo abaixo:

Figura 1 – Exemplo de como ocultar um diretório.

Para mostrar os diretórios e os arquivos ocultos, você deve marcar a opção Itens ocultos do menu Exibir, dessa maneira:

Figura 2 – Exemplo de como exibir os diretórios e os arquivos ocultos.

No dia a dia, não é comum trabalhar com diretórios e arquivos dessa forma. Em outras palavras, somente se deve ocultar alguma informação caso haja estrita necessidade. A saber, é o caso de alguns arquivos relacionados com o sistema operacional.

Uma vez que o sistema está instalado e operante, não é apropriado que sejam feitas edições discricionárias em seus arquivos.

Gabarito: Letra D.

Questão 2 (PM-SP/2022) – Informática para TJ-SP

Um usuário, por meio do Explorador de Arquivos do MS-Windows 10, ambos em sua configuração original, acessa uma pasta do seu computador, que contém 5 arquivos de texto cujos nomes aparecem conforme a lista a seguir: A B C D E. O usuário, então, clica com o botão principal do mouse sobre o primeiro arquivo da pasta, selecionando-o, aperta a tecla F2, digita 2 e aperta a tecla Enter.

Considerando que o usuário tem todos os privilégios necessários, o resultado da sequência de ações mencionadas no enunciado é:

A) foram excluídos todos os arquivos, com exceção do segundo arquivo.

B) o primeiro arquivo da pasta foi renomeado.

C) foi excluído o segundo arquivo da pasta.

D) foram renomeados os 2 primeiros arquivos da pasta.

E) foram excluídos os 2 primeiros arquivos da pasta.

Comentário: Para acertar essa questão, você teria que conhecer a funcionalidade da tecla F2. Ela é um atalho com a finalidade de renomear o arquivo. Sendo assim, as opções que mencionam exclusão (letras A, C e E) podem ser descartadas.

A questão menciona que o usuário selecionou o primeiro arquivo. Ora, ao selecioná-lo, qualquer operação feita será apenas sobre ele. Assim, se o usuário apertou F2, ele irá renomear apenas o arquivo que foi selecionado (ou seja, o primeiro). Por curiosidade, o arquivo será renomeado como “2”.

Gabarito: Letra B.

Questão 3 (Prefeitura de Jundiaí/2022) – Informática para TJ-SP

No MS-Windows 10, em sua configuração padrão, ao apertar a tecla PrtScr (Print Screen) de um teclado, a imagem da tela do computador é copiada para a Área de Transferência. No entanto, se o usuário quiser selecionar uma parte específica da imagem da tela do computador, e copiar para a Área de Transferência apenas a parte desejada, poderá utilizar o aplicativo acessório: 

A) Compartilhamento de Tela.

B) Assistência Rápida.

C) Painel de Controle.

D) Ferramenta de Captura.

E) Mapa de Caracteres.

Comentário: A Ferramenta de Captura é um recurso relativamente recente, disponibilizado nas últimas versões do Windows. De fato, ela suporta a edição de imagens de forma bem prática. Só para ilustrar, segue um exemplo da sua tela inicial:

Figura 3 – Tela inicial da Ferramenta de Captura do Windows.

Gabarito: Letra D.

Questões de MS-Word

Questão 4 (PC-SP/2022) – Informática para TJ-SP

No editor de texto MS-Word 2016, em português e em sua configuração padrão, um usuário clicou no botão Formas, do grupo Ilustrações, presente na guia Inserir do aplicativo.

Assinale a alternativa que contém elementos disponíveis para inserção no documento por meio desse recurso:

A) Fotos, Sons e Filmes.

B) Tabelas, Caixas de Texto e Comentários.

C) WordArt, SmartArt e FreeArt.

D) Gráficos de Linha, Gráficos de Colunas e Pizzas.

E) Linhas, Retângulos e Formas Básicas.

Comentário: A princípio, a opção Formas contempla os seguintes subgrupos: Linhas, Retângulos, Formas Básicas, Setas Largas, Formas de Equação, Fluxograma, Estrelas e Faixas e Textos Explicativos.

Ela é muito utilizada por quem realiza criação ou edição de imagens dentro do Microsoft Word. No momento em que clicar na opção, é aberta a seguinte tela. Veja que há dezenas de possibilidades de imagens prontas, para utilizar de imediato:

Figura 4 – Recurso Formas do Microsoft Word.

Gabarito: Letra E.

Questão 5 (TJ-SP/2022) – Informática para TJ-SP

Por meio do MS-Word 2016, em sua configuração padrão, um psicólogo preparou um laudo de avaliação psicológica, primeiro digitando o texto e, em seguida, aplicando as seguintes 3 formatações, na sequência especificada.

I. Aplicou alinhamento justificado em todo o texto.

II. Marcou alguns trechos de texto em negrito.

III. Criou uma lista numerada.

Os tipos de formatação a que se referem os itens I, II e III são, respectivamente, encontrados nos grupos _____________, ____________ e _________________ da guia Página Inicial.

A) Fonte … Parágrafo … Fonte

B) Parágrafo … Parágrafo … Fonte

C) Fonte … Fonte … Parágrafo

D) Fonte … Fonte … Fonte

E) Parágrafo … Fonte … Parágrafo

Comentário: Essa questão pode parecer simples, já que engloba algumas funcionalidades comuns do dia a dia de um usuário do Microsoft Word. Contudo, se você não soubesse onde elas estão localizadas no menu, poderia se confundir e marcar a opção errada.

O alinhamento justificado (marcada de verde) e a lista numerada (marcada de azul) situam-se no grupo Parágrafo, enquanto o negrito (marcado de vermelho) está localizado no grupo Fonte, conforme figura abaixo:

Figura 5 – Grupos Fonte e Parágrafo do Microsoft Word.

Gabarito: Letra E.

Questão 6 (Prefeitura de Piracicaba/2022) – Informática para TJ-SP

Muitos usuários acham que usar um teclado externo com atalhos de teclado Word ajuda a trabalhar com mais eficiência. Assim, para aqueles que preferem utilizar os atalhos, considerando a utilização do MS-Word 2016 na sua configuração padrão, para dividir a janela do documento, devem ser pressionadas as teclas:

A) Ctrl+Esc

B) Ctrl+Alt+S

C) Alt+Shift+C

D) Alt+Q

E) Shift+F5

Comentário: O Ctrl+Alt+S é o atalho responsável por dividir a janela em duas partes, conforme a figura abaixo. Em seguida (após a divisão), as janelas tornam-se independentes e você pode realizar operações livremente em cada uma delas. Para desfazer a divisão, basta pressionar as teclas Ctrl+Alt+S novamente.  

Figura 6 – Divisão de janela no Microsoft Word.

Gabarito: Letra B.

Questões de MS-Excel

Questão 7 (TJ-SP/2022) – Informática para TJ-SP

A planilha a seguir foi elaborada por meio do MS-Excel 2016, em sua configuração padrão, para registrar mensalmente a quantidade de casos de um tipo específico de atendimento.

Figura 7 – Planilha do enunciado da questão 7.

O valor exibido na célula A7, após esta ser preenchida com a fórmula =MÉDIA(B2:B6), será:

A) 21

B) 24

C) 19

D) 16

E) 8

Comentário: Primeiramente, a fórmula MÉDIA calcula a média aritmética de todos os elementos contidos no intervalo (neste caso, B2 a B6). Lembramos ainda que a média aritmética é calculada pelo somatório de seus elementos, dividido pela quantidade. Assim:

MÉDIA = (8 + 19 + 21 + 23 + 24) / 5

= 95 / 5

= 19

Gabarito: Letra C.

Questão 8 (Prefeitura de Taubaté/2022) – Informática para TJ-SP

Usando o Microsoft Excel 2016, em sua configuração padrão, um usuário criou a seguinte planilha:

Figura 8 – Planilha do enunciado da questão 8.

A célula C1 contém a fórmula =$A$1*$B$1. Em seguida, o usuário selecionou essa célula, pressionou CTRL+C, depois selecionou o intervalo entre C2 e C4 e pressionou CTRL+V. Finalmente, inseriu na célula C5 a fórmula =SOMA(C1:C4). Assinale a alternativa com o resultado apresentado na célula C5:

A) 14

B) 34

C) 56

D) 75

E) 147

Comentário: A fórmula =$A$1*$B$1 representa a multiplicação do valor das células A1 com B1. Assim:

C1 = $A$1*$B$1

= 7 * 2

= 14

Ao utilizar o símbolo $ (cifrão ou dólar), isso indica que estamos fixando os valores a serem copiados. Ou seja, na célula C2, vamos continuar mantendo =$A$1*$B$1. A mesma ideia vale para as células C3 e C4. Assim:

C2 = $A$1*$B$1

= 7 * 2

= 14

C3 = $A$1*$B$1

= 7 * 2

= 14

C4 = $A$1*$B$1

= 7 * 2

= 14

Para esclarecimento, caso o símbolo $ (cifrão ou dólar) não tivesse sido utilizado, a célula C2 receberia a fórmula =A2 * B2 e assim por diante. Por fim, vamos realizar a soma de C1 a C4, da seguinte forma:

C5 = SOMA(C1:C4)

= 14 + 14 + 14 + 14

= 56

Gabarito: Letra C.

Questão 9 (Prefeitura de Piracicaba/2022) – Informática para TJ-SP

Na figura a seguir é exibida uma planilha que está sendo editada no Microsoft Excel 2016, a partir da sua configuração padrão. O resultado da fórmula =PROCV(1;A28:E33;2), quando aplicada à célula B35, é:

Figura 9 – Planilha do enunciado da questão 9.

A) Beatriz

B) Lucio

C) Claudio

D) Pedro

E) Vera

Comentário: Antes de mais nada, a fórmula =PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna) busca um determinado valor (1º. parâmetro) em uma matriz (2º. parâmetro). Se o valor não existir, então a função considerará o mais próximo.

No momento em que encontrar, a função retornará o valor correspondente que esteja em uma determinada coluna (3º. parâmetro). Vamos ver agora o caso apresentado pela questão.

A fórmula =PROCV(1;A28:E33;2) busca o valor 1 dentro da matriz A28:E33 (A28 a E33). No momento em que encontrar, ela retornará o valor correspondente na 2ª. coluna.

Repare que não há valor 1 em nenhuma célula da matriz A28:E33. Vamos então considerar o mais próximo, que é -0,67%. Sendo assim, o valor da 2ª. coluna correspondente ao -0,67% é Claudio.

Gabarito: Letra C.

Questões de Correio Eletrônico

Questão 10 (IPSM SJC/2022) – Informática para TJ-SP

Imagine que o usuário diretor.finanças@empresa.com enviou um e-mail através da sua conta no Gmail. O campo CC está preenchido com gerente.depto01@empresa.com e gerente.depto02@empresa.com, e o campo CCO está preenchido com fornecedor@defora.com. A partir daí, pode-se concluir que: 

A) o gerente.depto02@empresa.com não consegue visualizar todos os destinatários do e-mail.

B) todas as pessoas que receberam o e-mail necessariamente têm conta no Gmail.

C) o e-mail foi enviado com cópia oculta para gerente.depto01@empresa.com.

D) o fornecedor@defora.com não consegue visualizar quem mais recebeu o e-mail.

E) todos os destinatários conseguem visualizar quem recebeu o e-mail.

Comentário: Primeiramente, essa questão trabalha as diferenças do carbon copy (CC) e blind carbon copy (BCC, em inglês, e CCO, em português). Os destinatários da lista CC são visíveis por todos no e-mail. Por outro lado, os destinatários da lista CCO ficam ocultos.

Analisando a questão, verificamos que a lista CC é preenchida com gerente.depto01@empresa.com e gerente.depto02@empresa.com. Em outras palavras, ambos são visíveis por todos no e-mail.

Em contrapartida, a lista CCO é preenchida por fornecedor@defora.com. Ou seja, ele fica oculto de todos (incluindo gerente.depto01@empresa.com e gerente.depto02@empresa.com). Assim, gerente.depto02@empresa.com não consegue visualizar o destinatário fornecedor@defora.com.

A Vunesp tem cobrado bastante esse formato de questão na parte de Correio Eletrônico. Se você tiver entendido como funciona, então terá grande probabilidade de acertar na hora da prova também. 

Gabarito: Letra A.

Questão 11 (Prefeitura de Piracicaba/2022) – Informática para TJ-SP

Considerando a utilização de servidores de e-mail, uma mensagem criada, sem a especificação dos devidos destinatários, fica automaticamente armazenada como:

A) Lixo

B) Spam

C) Não Lida

D) Rascunho

E) Enviada

Comentário: A saber, qualquer mensagem criada e que ainda não foi enviada aos destinatários é considerada um rascunho (independentemente se eles já tenham sido especificados na mensagem ou não).

Vamos aproveitar para comentar também o conceito de spam, que certamente nem todos conhecem. Spam é um e-mail disparado em massa, cujo conteúdo não é do interesse de quem o recebe.

Gabarito: Letra D.

Questões de Internet

Questão 12 (ALESP/2022) – Informática para TJ-SP

Navegando na Internet por meio do navegador Google Chrome versão 99, em sua configuração padrão, um usuário abriu um website e a barra de endereços ficou com a aparência da imagem a seguir.

Figura 10 – Planilha do enunciado da questão 12.

O cadeado indica que o site tem como prefixo:

A) http://

B) url://

C) https://

D) www://

E) sso://

Comentário: No contexto em questão, os prefixos possíveis para a barra de endereços são http:// e https://. Contudo, apenas o https:// indica que se trata de um site seguro. Na barra de endereços, ele é representado visualmente pelo símbolo do cadeado.

Gabarito: Letra C.

Questão 13 (Prefeitura de Jundiaí/2022) – Informática para TJ-SP

Assinale a alternativa que indica um exemplo de busca por expressão exata no buscador de Internet Google:

A) (engenheiro civil)

B) “engenheiro civil”

C) engenheiro +civil

D) +engenheiro civil

E) +engenheiro +civil

Comentário: Para buscar por uma expressão exata na web, você deverá colocá-la entre aspas duplas (por exemplo, “engenheiro civil”).

Os parênteses e o símbolo de soma não são utilizados no contexto dos buscadores. Caso sejam aplicados, o Google irá entender como se eles fizessem parte da palavra (por exemplo, irá buscar por “(engenheiro” e “civil)”).  

Gabarito: Letra B.

Questão 14 (TJ-SP/2022) – Informática para TJ-SP

Um assistente social, por meio do Google Chrome, versão 96, em sua configuração padrão, estava lendo uma página da Internet encontrada em uma busca por “violência doméstica”. Para usar o recurso de localizar uma palavra no texto da página exibida, para encontrar, por exemplo, a palavra “feminicídio”, pode ser utilizado o atalho por teclado:

A) Ctrl+F

B) Ctrl+B

C) Ctrl+L

D) Ctrl+H

E) Ctrl+D

Comentário: Consideramos esta questão uma grande “pegadinha” para os concurseiros inocentes. De fato, o Ctrl+F é o atalho que permite localizar textos na página web.

Contudo, o Ctrl+L também pode causar confusão, pois há programas que o utilizam como atalho para tal função. Se você utilizar o Microsoft Word na versão em português, por exemplo, verá que o atalho para localizar textos é o Ctrl+L. Cuidado com as analogias, pois nem sempre são verdadeiras.

Na situação em questão, o Ctrl+L é um atalho que direciona para a Barra de Endereços. Observe que não tem nada a ver com buscas de textos.  

Gabarito: Letra A.

Questão de MS-Teams

Questão 15 (TJ-SP/2021) – Informática para TJ-SP

Considerando o software Microsoft Teams, é correto afirmar que:

A) todas as equipes criadas no Teams devem ser públicas.

B) um canal de uma equipe deve incluir todos os membros dessa equipe.

C) cada usuário do Teams não pode pertencer a mais de uma equipe.

D) cada equipe comporta um máximo de cinco canais.

E) uma equipe representa um grupo de pessoas que podem compartilhar, por exemplo, conversas.

Comentário: A definição da Microsoft de uma equipe diz que ela é um grupo de pessoas reunidas a fim de realizar uma tarefa importante na organização. Além disso, cada usuário pode pertencer a mais de uma equipe.

As equipes podem ser públicas ou privadas e são formadas por canais, que são as conversas com os colegas. Não necessariamente o canal contempla todos os membros da equipe (há pessoas que não podem participar de determinadas conversas, por exemplo).

Por fim, cada equipe comporta um máximo de 200 canais.

Gabarito: Letra E.

Conclusão

Em suma, apresentamos neste artigo uma bateria de questões comentadas da banca Vunesp para a disciplina de Informática do edital do TJ-SP. Decerto, as questões são uma forma bem prática de medir seu desempenho e reforçar o nível da sua preparação.

Obviamente, não temos bola de cristal, mas a nossa intuição diz que a prova será bem parecida com as questões que selecionamos. Diferentemente de algumas bancas que mudam a todo momento o estilo de prova, a Vunesp é bem tradicional e costuma seguir um padrão nas suas questões.

Independentemente de como tenha se saído hoje, não desanime e faça do aprendizado por questões um norte para a sua vitória. Recomendamos a utilização do Sistema de Questões do Estratégia para você praticar. O acesso é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Por fim, caso você sinta necessidade de reforçar o conteúdo, lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis no site!

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

3 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28 de abril, serão aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento…

3 horas atrás

2º Simulado Especial CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

3 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

3 horas atrás

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

20 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

23 horas atrás