Artigo

Tipos Textuais – USP

Fala, galera! Vamos continuar nossas revisões de português para o concurso da USP, com o tema tipos textuais.

Então, vamos nessa!

Tipos Textuais para o concurso da USP.

Introdução

Em síntese, tipologia textual corresponde às maneiras como um texto é demonstrado ao leitor. Dessa forma, tudo depende da intenção do autor!

Veremos a seguir os seguintes tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo e injuntivo.

1. Narração

A narração é o tipo textual que apresenta uma sequência de fatos ou eventos em uma determinada ordem cronológica. Dessa forma, possui tem foco narrativo, clímax, desfecho entre outros elementos. É comum encontrar questões que solicitam a identificação dos elementos da narrativa, como o narrador, os personagens, o tempo e o espaço.

Dica: Ao ler textos narrativos, preste atenção aos detalhes que ajudam a identificar a estrutura narrativa, como prevalência de verbos no pretérito perfeito e mais-que-perfeito, advérbios, diálogos entre personagens, sucessão temporal, entre outros.

Exemplos: Contos, fábulas, romances e crônicas.

2. Descrição

A descrição é o tipo textual que busca transmitir informações detalhadas sobre pessoas, objetos, lugares, sensações, entre outros elementos. Esse tipo textual não é, geralmente, autônomo, pois ele aparece muitas vezes em passagens contidas em textos narrativos. Assim, em questões de concursos, é comum ser cobrada a identificação dos elementos descritivos, bem como a análise das características apresentadas.

Dica: Ao se deparar com textos descritivos, busque identificar as palavras ou expressões que denotam características físicas, sensoriais, emocionais e perceptivas dos elementos descritos, assim como prevalência de verbos no pretérito imperfeito e no presente do indicativo. Isso ajudará a compreender e analisar as informações apresentadas.

Exemplos: Reportagens, propagandas, biografias e relatos históricos.

3. Dissertação

A dissertação é o tipo textual em que se expõem argumentos, ideias e opiniões sobre um determinado tema. Nesse sentido, trata-se de um texto científico estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Em concursos, é comum encontrar questões que solicitam a identificação da tese, dos argumentos e da estrutura argumentativa utilizada.

Dica: Ao ler textos dissertativos, preste atenção na organização e identifique a ideia central (tese) e os argumentos que a sustentam. Além disso, fique atento ao uso de conectivos argumentativos como “portanto”, “assim”, “porque”, entre outros.

O tipo textual dissertativo pode ser dividido em expositivo e argumentativo, como veremos abaixo.

3.1 Dissertativo-expositivo

A dissertação expositiva é o tipo textual em que se apresentam informações de forma objetiva e clara, com a fim de transmitir conhecimento sobre um determinado assunto. Nesse tipo textual, o autor apenas expõe fatos, informações científicas, argumentos de autoridade, etc. Em concursos, é comum encontrar questões que solicitam a identificação das informações apresentadas e a análise da estrutura expositiva.

Dica: Ao ler textos expositivos, busque identificar a presença de definições, exemplos, dados estatísticos, comparações e outros recursos utilizados para explicar o tema abordado. Isso facilitará a compreensão do conteúdo e a resposta às questões.

Exemplos: Textos científicos, enciclopédias e resumos.

3.2 Dissertativo-argumentativo

A dissertação argumentativa é o tipo textual que visa convencer e persuadir o leitor por meio de argumentos opinativos e pessoais. Geralmente, nesses tipos de texto, ocorre o predomínio da linguagem denotativa e de elementos modalizadores (elementos que marcam a opinião do autor). Nas provas é comum encontrar questões que solicitam a análise dos argumentos utilizados, a identificação de falácias e a compreensão da estrutura argumentativa.

Dica: Ao ler textos argumentativos, esteja atento à identificação das teses e aos argumentos utilizados para sustentá-las. Além disso, analise a validade e a coerência dos argumentos, assim como a presença de possíveis falácias, pois isso auxiliará na interpretação e na resposta às questões.

Exemplos: Sermão, monografia e editorial de jornais.

4. Injuntivo

O tipo textual injuntivo, também conhecido como prescritivo ou instrucional, tem como principal objetivo instruir, orientar ou dar ordens ao leitor. Dessa forma, ele é caracterizado pela presença de verbos no modo imperativo, linguagem objetiva e direta, além de utilizar recursos como listas, passos sequenciais e comandos claros.

Dica: Ao ler textos injuntivos você perceberá que eles costumam seguir uma sequência lógica de passos, apresentando as instruções de forma ordenada. Para tornar as instruções mais claras e compreensíveis, o gênero injuntivo pode utilizar recursos visuais, como ilustrações, diagramas, setas, listas numeradas ou marcadores, para enfatizar etapas e facilitar o entendimento. Essa organização facilita a compreensão e a execução das ações propostas.

Exemplos: Receitas, bula de remédios e manuais de instruções.

Conclusão

Pessoal, dominar os diferentes tipos textuais é fundamental para obter um bom desempenho nas provas de português, inclusive nas questões relacionadas à interpretação de textos.

Através deste artigo, você pôde compreender os aspectos essenciais de cada tipo textual, além de receber dicas para lidar com eles. Por fim, lembre-se de praticar a leitura e a análise dos diversos tipos textuais para aprimorar suas habilidades e ser aprovado na USP.

Hoje ficamos por aqui! Boa preparação e até a próxima!

Lana Lima

Assinaturas e cursos para o concurso USP 2023

USP (Analista para Assuntos Administrativos) Pacote – 2023 (Pós-Edital)

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.