Artigo

Resumo da teoria geral de sistemas

No artigo de hoje vamos fazer um resumo da teoria geral de sistemas!

resumo da teoria geral de sistemas

Resumo da Teoria Geral de Sistemas

A Teoria Geral dos Sistemas, também chamada apenas de Teoria dos Sistemas, trata do estudo interdisciplinar de vários sistemas em geral, com a finalidade de descobrir padrões e identificar regras que possam ser aplicadas em vários campos do conhecimento.

Nesse sentido, a teoria diz que um sistema é qualquer organismo formado por partes interdependentes e interligadas. Desse modo, é essa amplitude da definição que faz com que a teoria geral dos sistemas seja aplicável a várias áreas do conhecimento, como as ciências exatas, sociais, naturais, entre outros.

Sendo assim, a Teoria Geral de Sistemas é um campo interdisciplinar que tem como finalidade entender e descrever sistemas em sua totalidade, ao invés de analisar seus componentes de maneira isolada.

A abordagem da Teoria dos Sistemas foi desenvolvida por Ludwig von Bertalanffy na década de 1930 e ganhou destaque nas décadas seguintes. Assim, a TGS fornece um conjunto de conceitos, princípios e metodologias que podem ser aplicados a uma ampla gama de áreas do conhecimento, incluindo biologia, engenharia, administração, sociologia, psicologia, entre outras.

Conceitos aplicáveis a Teoria Geral de Sistemas

Alguns dos principais conceitos aplicáveis a Teoria Geral de Sistemas são:

  • Sistema: O sistema trata de um conjunto de elementos interconectados e interdependentes que trabalham juntos em busca de uma finalidade comum. Assim, os sistemas podem ser físicos, biológicos, sociais ou conceituais.
  • Elementos: Trata-se dos componentes individuais de um sistema, eles podem ser pessoas, objetos, processos ou qualquer entidade relevante para o sistema em questão.
  • Interconexões e Relações: Os elementos de um sistema são ligados por relações e interações, que podem ser lineares ou complexas. Essas interconexões determinam como os elementos influenciam uns aos outros.
  • Fronteiras: Os sistemas possuem limites que o separam do ambiente externo. Sendo assim, essas fronteiras conceituam o que está dentro e fora do sistema, além de influenciar as trocas e interações com o ambiente.
  • Entradas e Saídas: Os sistemas recebem entradas do ambiente, processam essas entradas internamente e geram saídas que impactam o ambiente. Sendo assim, isso é conhecido como processo de retroalimentação.
  • Hierarquia e Subsistemas: Os sistemas podem ser compostos por subsistemas menores que têm seus próprios processos e interações, formando uma hierarquia de níveis.
  • Objetivos e Finalidades: Os sistemas têm metas ou objetivos que orientam suas interações e atividades.
  • Adaptação e Mudança: Por fim, a TGS enfatiza a capacidade dos sistemas de se adaptarem e evoluírem em resposta a mudanças externas e internas.

Pontos Importantes

A Teoria Geral de Sistemas fornece uma estrutura conceitual para compreender padrões que são recorrentes, além de princípios subjacentes em vários campos. Assim, ela destaca a importância de considerar a totalidade, as interações e as relações entre partes ao invés de focar somente nas partes isoladas.

Sendo assim, por meio dessa abordagem, a TGS busca criar uma linguagem comum que pode ser aplicada para entender e resolver problemas complexos em várias áreas do conhecimento.

De acordo com Ludwig von Bertalanffy, apesar de serem formados por várias partes independentes, os sistemas têm características e atributos únicos que não existem nas partes isoladas que o compõem.

Desse modo, essas características são:

  • Propósito: Os sistemas buscam atender uma finalidade que não pode ser satisfeita pelas suas partes de maneira isolada.
  • Totalidade: Os sistemas são organismos, assim, qualquer alteração sofrida em uma das partes produzirá consequências nas outras.

Tipos de Sistemas – Resumo da teoria geral de sistemas

Na Teoria Geral de Sistemas, os sistemas podem ser classificados de inúmeras maneiras, dependendo de suas propriedades e características.

Nesse sentido, alguns tipos comuns de sistemas na TGS:

  • Sistemas Físicos: São sistemas compostos por elementos tangíveis, por exemplo, máquinas, estruturas, fenômenos físicos, entre outros
  • Sistemas Biológicos: São sistemas que envolvem organismos vivos e suas interações. Exemplos incluem ecossistemas, corpos humanos, cadeias alimentares, entre outros.
  • Sistemas Sociais: Esses sistemas envolvem interações entre indivíduos, grupos e organizações em sociedades. Exemplos incluem instituições governamentais, empresas, famílias, comunidades, entre outros.
  • Sistemas Abertos: São sistemas que interagem ativamente com seu ambiente externo. Sendo assim, esses sistemas são influenciados pelas condições externas e podem se adaptar a mudanças. Exemplos incluem organismos vivos e organizações.
  • Sistemas Fechados: São sistemas que têm fronteiras bem conceituadas e não trocam substâncias significativas com o ambiente externo. Esses sistemas são mais autônomos e não são influenciados pelas condições externas.
  • Sistemas Adaptativos: São sistemas que possuem a capacidade de se adaptar às mudanças em seu ambiente. Esses sistemas respondem a estímulos e ajustam suas operações de acordo.
  • Sistemas Hierárquicos: São sistemas compostos por subsistemas interconectados que formam uma estrutura de níveis hierárquicos. Exemplos incluem sistemas de gestão organizacional com departamentos e equipes, assim como sistemas biológicos com órgãos e tecidos.
  • Sistemas Complexos: São sistemas com múltiplas interações e relações entre os seus elementos. Eles podem exibir comportamento emergente e não podem ser compreendidos só pela análise de suas partes individualmente. Exemplos incluem sistemas climáticos, o cérebro humano, entre outros.

Conclusão

Em suma, essas categorias são apenas algumas maneiras de classificar os diferentes tipos de sistemas na Teoria Geral de Sistemas. Afinal, cada tipo de sistema tem suas próprias propriedades, assim, a TGS busca entender os padrões universais e os princípios que se aplicam a todos os tipos de sistemas.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_geral_de_sistemas

Cursos e Assinat

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.