Artigo

Resumo de Sistema Operacional

Olá, tudo bem com você? Você está estudando para concursos públicos? No artigo de hoje vamos trazer um Resumo de Sistema Operacional!

Resumo de Sistema Operacional

Resumo de Sistema Operacional

Você sabe o que é o Sistema Operacional?

O sistema operacional trata de um conjunto de programas que permitem o funcionamento de um computador. Sendo assim, esse sistema controla o hardware do computador, gerencia os recursos do sistema, fornece interfaces de usuário, executa aplicativos e gerencia operações de rede.

Portanto, o sistema operacional é um software, ou um conjunto de softwares, que tem como objetivo administrar e gerenciar todos os recursos presentes em um sistema. Assim, esse sistema envolve desde os componentes do hardware e sistemas de arquivos até os programas de terceiros.

Além disso, o sistema operacional garante a interface entre usuário e computador. Alguns dos sistemas operacionais mais comuns são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

Tipos de Sistema Operacional

Continuando o nosso Resumo de Sistema Operacional, você sabe quais são os tipos de sistema operacional?

Existem muitos tipos, no entanto, alguns exemplos de sistemas operacionais são: Microsoft Windows, Apple macOS, Linux, Android, iOS e Chrome OS.

  • Microsoft Windows – O Windows é o sistema operacional mais conhecido para computadores de mesa e portáteis. Além disso, ele está disponível em várias versões, incluindo Windows 10, Windows 8.1, Windows 7 e Windows Vista.
  • Apple macOS – O macOS é o sistema operacional da Apple para computadores Mac. Ademais, ele está disponível nas versões mais recentes macOS Mojave, High Sierra e Sierra.
  • Linux – O sistema operacional Linux é um sistema gratuito e de código aberto para computadores de mesa, portáteis e servidores. Outrossim, existem muitas versões diferentes do Linux, como Ubuntu, Fedora, Red Hat e openSUSE.
  • Android – O sistema operacional Android é um sistema para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Além do mais, ele está disponível em várias versões, incluindo a versão mais recente, o Android Pie.
  • iOS – O iOS é o sistema operacional da Apple para iPhones e iPads. Além disso, esse sistema está disponível nas versões mais recentes iOS 12, 11 e 10.
  • Chrome OS – Por fim, o Chrome OS é o sistema operacional da Google para computadores Chromebook. Está disponível nas versões mais recentes Chrome OS 68 e 69.

Microsoft Windows x Linux

Resumo de Sistema Operacional

Você já deve ter visto que o Microsoft Windows e o Linux são os dois sistemas mais exigidos nas provas de concursos. Pensando nisso, vamos fazer uma comparação desses dois sistemas?

Primeiramente, o Microsoft Windows é um sistema operacional comercial da Microsoft para computadores pessoais, enquanto o Linux é um sistema operacional gratuito e de código aberto.

No que se refere a facilidade de uso, o Windows é, normalmente, considerado mais fácil de usar, já que o seu design é mais intuitivo e mais popular do que o Linux. Além do mais, o Windows tem uma maior quantidade de aplicativos disponíveis, enquanto o Linux tende a ter menos aplicativos desenvolvidos para ele.

Quanto ao quesito segurança, o Linux tende a ser mais seguro, uma vez que é menos suscetível a vírus e outras ameaças. Outrossim, o Linux possibilita que os usuários tenham mais controle sobre suas configurações de segurança, o que o torna mais seguro.

Em relação ao preço, o Linux é mais barato, já que é um sistema livre de custos. Por sua vez, o Windows tem um custo de licenciamento que pode ser bastante alto.

Em geral, o Windows é mais fácil de usar, tem mais aplicativos disponíveis e é mais popular, enquanto o Linux é mais seguro e barato. Todavia, o sistema operacional certo depende das necessidades específicas dos usuários.

Conclusão – Resumo de Sistema Operacional

Como falamos, o sistema operacional é um programa que controla e gerencia os recursos de hardware do computador e a comunicação entre hardware e software. Além disso, ele é responsável por proporcionar um ambiente de computação estável e seguro para os seus usuários.

Ademais, o sistema operacional é responsável por armazenar os dados, executar os programas, além do acesso à rede e a segurança dos usuários.

Logo, o sistema operacional é a base fundamental de qualquer computador. Em suma, o sistema operacional atua de maneira a garantir que um programa não interfira no funcionamento de outro.

Assim, isso quer dizer que o sistema operacional age como um tipo de gerente de recursos, criando um ambiente que contribua para a execução de maneira conveniente. Além de garantir a interface entre usuário e computador. Os sistemas operacionais mais conhecidos são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

Em suma, o sistema operacional é um programa essencial para qualquer computador, já que é responsável por gerenciar os recursos do computador, organizar os arquivos e programas, permitir a comunicação com dispositivos externos e outras tarefas.

O sistema operacional é, portanto, a base sobre a qual todos os outros programas dependem para funcionar corretamente.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje sobre Resumo de Sistema Operacional!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://www.microsoft.com/pt-br/download/windows.aspx

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.