Artigo

SES/DF – Comentários às provas de Atualidades – Recurso para Enfermeiros

Olá, pessoal. Mais uma vez é um prazer inenarrável estar aqui com vocês! =)

Analisei as provas aplicadas no último domingo pela banca Iades para o concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. As questões não foram, de modo geral, difíceis e se relacionaram, sobretudo, à saúde pública, como, por exemplo, quando foram abordados o programa Mais Médicos e a epidemia de ebola.

Vislumbrei apenas uma possibilidade de recurso. Na verdade, ontem mesmo, quando ainda nem havia visto a prova, recebi uma série de e-mails e perguntas no fórum me falando sobre essa mesma questão. Alguns alunos me apontaram inconsistências na questão e em seu gabarito e hoje, analisando a prova, pude ver que eles tem razão.

Abaixo transcrevo a questão e apresento meus comentários acerca do recurso:

Brasília possui ótimas opções para passeio ao ar livre. Os seus parques atraem pessoas interessadas na prática de exercícios físicos, no lazer em família e na observação das belezas naturais. No que se refere aos parques de Brasília, assinale a alternativa incorreta.

 

(A) No Parque Ecológico Águas Claras são encontrados gansos, tucanos, capivaras e bem-te-vis que vivem entre os ipês, ingás e muitas outras árvores frutíferas que foram plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam antes da implantação do parque.

 

(B) O Parque Nacional de Brasília, localizado em um região divisória das bacias hidrográficas Amazônica, do Prata e do São Francisco, é também conhecido como Água Mineral. Ele tem uma vasta área de preservação ambiental, oferece duas piscinas de água mineral e corrente, espaços para piqueniques à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas.

 

(C) O Jardim Botânico de Brasília está localizado no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul. Ele possui vegetação nativa em excelente estado de conservação, jardins temáticos e reserva ecológica destinada à pesquisa e conservação do cerrado.

 

(D) O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, mais conhecido por Parque da Cidade , está localizado entre a Asa Sul e o Setor Sudoeste e é um dos maiores parques urbanos do mundo. É um dos principais centros de lazer ao ar livre da cidade e concentra quadras de esporte, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo.

 

(E) A Torre de TV Digital fica dentro do Parque Ecológico Dom Bosco. O parque é uma homenagem ao padre italiano João Belchior Bosco, que sonhou existir, entre os paralelos 15º e 20º, uma terra em que leite e mel jorrariam em grande abundância. Do local, tem-se uma vista panorâmica da área central de Brasília e do Palácio da Alvorada.

Segundo o gabarito preliminar dado pela banca, considerou-se que a letra e está incorreta. Quanto a isso não discordamos, entretanto chamamos atenção para o fato de que a letra b também se encontra equivocada. Como há duas alternativas erradas, deve-se pedir a anulação da questão. Isso porque, conforme estabelecido pela Resolução CNRH nª 32, de 15 de outubro de 2003, “a Região Hidrográfica Amazônica é constituída pela bacia hidrográfica do rio Amazonas situada no território nacional, pelas bacias hidrográficas dos rios existentes na Ilha de Marajó, além das bacias hidrográficas dos rios situados no Estado do Amapá que deságuam no Atlântico Norte”, locais que não abrangem nenhuma porção do território de Goiás ou do Distrito Federal. Isso poder ser facilmente observado por meio do mapa disponível em http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/amazonica.aspx. Para formular essa assertiva, a banca parece ter se baseado numa noção equivocada que, no entanto, possui alguma divulgação na internet. Entretanto, esse noção divulgada, entre outros, em http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0173-5/Sumario/5.1.4.pdf não possui chancela nem da Agência Nacional de Águas nem do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, não estando portanto em consonância com os estudos hidrográficos brasileiros. Ademais, o IBGE considera que os afluentes do Parque Nacional de Brasília não estabelecem comunicação com as águas da Bacia Amazônica, desconfigurando a ideia de que o Distrito Federal estaria na divisão daquelas três bacias apontadas, conforme o mapa disponível em  ftp://geoftp.ibge.gov.br/atlas/atlas_nacional_do_brasil_2010/2_territorio_e_meio_ambiente/atlas_nacional_do_brasil_2010_pagina_80_divisao_hidrografica_nacional.pdf. Por fim, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, considera que, entre as diversas bacias que contém parte da hidrografia distrital, não se incluiu a Amazônica, conforme vemos em http://www.adasa.df.gov.br/images/stories/anexos/mapas/mapa%20hidrografico%20-%20a4%20net.pdf.

Bom, pessoal, estão aí os fundamentos do que eu acredito ser um recurso plenamente aceitável. Sabemos que nem sempre as bancas são razoáveis, mas eu realmente penso que essa questão deverá ser anulada. Desenvolvam essa argumentação e, em caso de dúvida, crítica ou sugestão mandem um e-mail para [email protected]

Espero ter ajudado e boa sorte a todos! Vamos juntos!

Meu facebook: https://www.facebook.com/ro.sousabarreto

Meu blog pessoal (não é um blog de concursos): www.desinvencionario.com 

Abraços,

Rodrigo Barreto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.