Artigo

Melhores técnicas para revisar Raciocínio Lógico e Matemática.

A disciplina de raciocínio lógico e matemático, assim como outras da área de ciências exatas, é o pesadelo de grande parte dos concurseiros. Para essas pessoas, estudar tais disciplinas demanda muita dedicação, força de vontade e paciência. Uma vez finalizada uma disciplina, inicia-se uma nova etapa dos estudos: o ciclo de revisão. Tal etapa é de fundamental importância para mantermos o conhecimento adquirido. Além disso, é nela que trabalhamos os pontos de maior dificuldade e elevamos o nosso desempenho. Abaixo, daremos algumas dicas de como revisar raciocínio lógico (e disciplinas de exatas no geral) tirando o maior proveito.

Antes, porém, caso esteja ainda iniciando seus estudos dessas disciplinas, as dicas do seguinte link são mais recomendáveis para você:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/raciocinio-logico-como-estudar/

Revisar raciocínio lógico utilizando flashcards

Para quem não sabe o que são flashcards, aqui vai uma breve explanação: flashcards são basicamente pequenos cartões nos quais de um lado escreve-se uma pergunta ou o “título” de um conceito importante e do outro é escrita a resposta ou a definição de tal conceito. Ao utilizá-lo para revisar o conteúdo, você deve ler a pergunta e tentar respondê-la (mentalmente ou por escrito). Após isso, vira-se o cartão para consultar a resposta no verso. Não se engane pela simplicidade da técnica pois ela pode ser muito eficaz na memorização de conteúdo.

Apesar de ser uma técnica que costuma ser aplicada em disciplinas mais teóricas, podemos utilizá-la também para memorizarmos os principais conceitos que envolvem aquelas da área de exatas. Esses conceitos, além de importantíssimos para a resolução de questões práticas, também, eventualmente, são objeto de cobrança em algumas questões. Segue um exemplo desse tipo de cobrança, retirado de um dos nossos PDFs:

Exemplo de questão para revisar raciocínio lógico
Figura 1: Exemplo de questão teórica de raciocínio lógico

Ao revisar raciocínio lógico dessa maneira, fixamos os conceitos mais importantes, que são a base de toda a disciplina. Além disso, podemos dividir os flashcards de acordo com o nível de dificuldade em memorizar cada um deles. Feita essa divisão, podemos rever os pontos mais difíceis com mais frequência que os demais.

Elaborando um formulário

Outro ponto fundamental é a memorização das fórmulas utilizadas na resolução de exercícios. Como citado anteriormente, flashcards são uma ótima ferramenta de memorização e também podem ser utilizados nesse ponto. Para isso, basta escrevemos o nome da fórmula na frente do cartão e a expressão matemática no verso. Porém, essa não é a única técnica disponível.

Uma alternativa interessante é concentrarmos todas as fórmulas em um único lugar, facilitando assim futuras consultas. Podemos fazer isso criando o nosso próprio formulário. Basta pegarmos uma folha em branco e escrevermos todas as fórmulas nela. Tente fazer com que tudo caiba em uma única folha, mesmo que tenha que escrever frente e verso.

Recomendamos que você concentre tudo em uma só folha pois, ao revisar raciocínio lógico vendo e revendo tal folha, conseguimos ativar nossa memória fotográfica, o que é de grande valia. Às vezes pode acontecer o famoso “branco” na hora da prova por diversas razões, dentre elas o nervosismo. Nessas situações, a memória fotográfica é uma das alternativas para recordarmos o conteúdo. Acontece, por exemplo, quando você se recorda que a fórmula a ser lembrada se encontrava em determinado “cantinho” da folha. Ou ainda, quando lembramos uma fórmula que se encontrava ao lado daquela que buscamos. Tais detalhes servem como gatilhos da nossa memória e nos ajudam a relembrar aquilo que precisamos.

Ademais, utilizar outros artifícios visuais, como diferentes cores para diferentes expressões matemáticas ou até mesmo imagens que você consiga correlacionar com tais expressões, também pode auxiliar bastante nesse tipo de memorização. Caso queira outras dicas para ajudar na memorização de uma forma geral, assista o seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=rQH8_GOKVLo

Resolvendo exercícios

Absolutamente tudo o que fazemos na nossa preparação tem um único objetivo: acertar as questões da prova. Portanto, se esse é o grande propósito, por óbvio devemos dedicar grande parte do nosso tempo para resolver exercícios. Isso vale para todas as disciplinas. Porém, quando falamos de raciocínio lógico (e disciplinas de exatas de modo geral), a importância da resolução de exercícios se torna ainda maior, uma vez que as questões são, basicamente, aplicação prática dos conceitos estudados.

Além disso, o ciclo de revisões de qualquer matéria já finalizada, por si só, já gira basicamente em torno da resolução de exercícios. Isso também vale para todas as disciplinas, inclusive as mais teóricas. Diante dos fatos expostos acima é possível enxergar a dimensão da importância da resolução de questões no nosso caso. Se ainda não se convenceu, repetimos brevemente em outras palavras: a resolução de exercícios é importante em todas as etapas do estudo, porém, dentre todas essas etapas, bem como dentre todas as disciplinas, a etapa de revisão e as disciplinas de exatas são as que mais se beneficiam da resolução de questões.

Logo, ao revisar raciocínio lógico, dedique a grande maioria do seu tempo para tal atividade. Os materiais do Estratégia costumam contar com um grande número de exercícios. Se necessário, vá além dos exercícios das aulas em PDF. Busque provas antigas, seja em sites de questões (em breve nosso sistema de questões estará disponível para todos, enquanto isso, utilize alguma das opções do mercado) ou até mesmo no site das próprias bancas. O ideal é sempre fazer questões com comentários para que não surjam dúvidas sobre a resposta. Entretanto, caso já esteja em um nível avançado e confiante, é possível utilizar questões das quais temos apenas o gabarito.

Resumindo as técnicas para revisar raciocínio lógico

Concluindo, de modo geral, devemos ter em mente três pontos importantes na hora de revisarmos as disciplinas de exatas, incluindo raciocínio lógico: nos atentar ao bom entendimento e à memorização dos conceitos principais, memorizar as fórmulas e colocar os conceitos e fórmulas estudados em prática, através da resolução de exercícios.

Quanto ao último ponto, acrescento um detalhe relevante de que, ao praticarmos questões, devemos marcar aquelas que erramos, bem como as que nos trazem mais dificuldade ou que são mais completas, envolvendo maior quantidade de conteúdo. Tendo esse registro, conseguimos enxergar em quais pontos devemos focar para melhorar nosso desempenho. Além disso, esse caderno de questões relevantes é um ótimo material para revisões de véspera.

Assim, dentre as inúmeras técnicas que existem, a combinação supracitada, de maneira geral, contém um excelente custo-benefício para se revisar raciocínio lógico. Porém, como cada aluno tem suas particularidades, avalie-a levando em consideração sua situação, adaptando o que for necessário para que você consiga tirar o maior proveito possível em seus estudos.

Para ver outros artigos escritos por mim, clique aqui.

Instagram: @_henrique.vitor

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.