Concursos Públicos

Revisão – 5 formas de turbinar os seus estudos – Dicas para Passar

A revisão é aquela etapa que não pode faltar na sua preparação para o Concurso Público. Basicamente, não tem como passar e manter a boa memória sem revisar o que estudou. Sempre ressalto a sua importância, pois ainda tem pessoas que negligenciam a revisão. Mas e a qualidade do ato de revisar? Você sabe como fazer? Para que serve a revisão? Abaixo cito 5 formas de turbinar os seus estudos apenas se empenhando em revisar de maneira assertiva.

1) Revise todos os dias

Não adianta estudar um assunto hoje e revisar daqui a duas semanas. Não adianta revisar depois que já estudou muitos temas de uma só disciplina. Revisão é uma forma de ajudar a sua memória manter o conteúdo aprendido. Desta forma, a primeira etapa é aprender um assunto muito bem delimitado, testar seus conhecimentos e resolver as suas dúvidas sobre ele. E é preciso revisar no mesmo dia que estudou e montar uma frequência de revisão para os mesmos assuntos – como veremos mais adiante.

2) Use diferentes fontes em sua revisão

Você é daquelas pessoas que sempre revisam o conteúdo pelo resumo elaborado? Saiba que isso reduz muito as possibilidades que a revisão tem a lhe oferecer. A dica é usar diferentes materiais de estudo para revisar – apostila, podcasts (gravações suas), mapas mentais, exercícios, resumos feitos à mão, etc.

É certo que no resumo constam de forma sintética o que de fato é importante, mas vale a pena fazer o cérebro se exercitar na hora de memorizar. Isso ajuda a vencer o tédio. Mas saiba que, de antemão, é importante compreender bem o assunto e não ter dúvidas para não ter problemas com os materiais e as informações constantes.

3) Crie uma rotina de revisão

Nesta matéria, falei sobre a importância da revisão no processo de memorização e como determinar a frequência da revisão. Mas vale ressaltar o seguinte: é importante criar uma frequência de revisão, conforme os princípios de memorização, para criar um hábito para o cérebro. Na matéria citada, tem todos os detalhes. Se você estudou um assunto hoje, revise hoje; revise novamente depois de quatro dias; e depois de uma semana; todos os meses e pouco antes da prova. Mantenha a memória fresca e aumente as suas chances!

4) Crie desafios ao revisar

Como falamos, revisar não pode ser algo chato. Deve ser metódico, mas há recursos para turbinar a sua revisão. Há métodos diferentes e materiais distintos que você pode usar. Além disso, que tal criar dificuldades na revisão? Por exemplo, no bloco de assuntos estudados, escreva uma palavra que identifique o assunto e sorteie entre os demais. Isso tem que “startar” todo o conteúdo, sem que você veja no material. Outra dica é fazer perguntas a si mesmo sobre o assunto – é o caso da técnica da interrogação elaborativa.

5) Use métodos diferenciados

Você pode ainda usar métodos diferenciados, que ajudem a memorizar e a fixar cada assunto. Outra dica é usar métodos diferentes de revisão em disciplinas distintas, pois isso cria um padrão que será identificado pelo cérebro. Veja mais sobre métodos de revisão e como turbinar a sua revisão neste artigo. veja mais sobre a técnica da revisão comprimida, que pode ser muito útil nos seus estudos.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

  1. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre revisão para concursos públicos? Deixe um comentário com as suas dúvidas e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!

Thiago Cabral

Ver comentários

  • Dora Oliveira, já estudei para um concurso do INSS no material do Estrategio, de um primo, fui muito bem nas provas, só não acertei as questões que não tinha o material. gostei muito.

  • Sou enfermeira e estou cursando medicina , mais quero acompanhar os editais para me preparar para um bom concurso

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

3 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

6 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

6 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

6 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

6 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

7 horas atrás