Artigo

Resíduos Perigosos: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre Resíduos Perigosos, para o CNU

Resíduos Perigosos: Resumo CNU
Resíduos Perigosos: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Nacional Unificado (CNU) está cada vez mais próximo! Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com remunerações que podem ultrapassar R$ 22.000,00. O edital está para ser publicado até dia 20 de dezembro, com aplicação das provas entre fevereiro e março de 2024.

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre Resíduos Perigosos, tema que possivelmente será cobrado na área de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

Animados?

Vamos lá.

Características de Resíduos Perigosos – Resumo CNU

Resíduos perigosos são aqueles que, devido às suas propriedades, podem causar incêndios, corrosão, reações perigosas, intoxicação, infecção, câncer, malformações congênitas ou mutações genéticas. Esses resíduos representam um risco significativo para a saúde pública e para a preservação do meio ambiente, e são regulamentados por legislação, regulamentação ou normas técnicas.

Dica! O Governo Federal deve criar e manter programas e ações para limpar áreas contaminadas, sem impedir que outros níveis de governo também façam isso. 

Uma área contaminada órfã é uma região poluída na qual não é possível identificar ou individualizar os responsáveis pela contaminação.

Pessoal, os rejeitos RADIOATIVOS não são regulados pela PNRS, mas sim pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

NBR 10.004/04 – Resíduos Perigosos: Resumo CNU

A norma NBR 10.004/04 desempenha um papel fundamental na gestão segura e eficaz de resíduos sólidos. Ela ajuda a classificar os resíduos com base em sua origem e características, permitindo a adoção de medidas adequadas para cada tipo de resíduo, considerando seu potencial de impacto ambiental e na saúde pública.

A classificação envolve a identificação da fonte de geração e a análise de componentes e propriedades, com a necessidade de separação dos resíduos no local de origem. Os relatórios de classificação devem detalhar matérias-primas, insumos e o processo de geração do resíduo, alinhados com sua procedência. Isso promove uma gestão responsável e eficiente dos resíduos sólidos.

A norma NBR 10.004/04 classifica os resíduos sólidos em quatro grupos, de acordo com o seu risco. Os resíduos perigosos são os que apresentam o maior risco, seguidos pelos resíduos não perigosos, não inertes e inertes.

Resíduos Inertes

Os resíduos inertes são aqueles que, quando em contato com água, não liberam substâncias que possam contaminar a água potável.

Os resíduos inertes são classificados na Classe II B.

Resíduos Não Inertes

Os resíduos não inertes são aqueles que não apresentam as características de inertes, ou seja, que não são inertes à água, à combustão ou à biodegradação. Esses resíduos podem ser compostos orgânicos, como restos de alimentos, ou inorgânicos, como areia ou gesso.

Os resíduos inertes são classificados na Classe II A.

Resíduos Perigosos

Os resíduos perigosos são aqueles que podem causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou ambos, devido às suas propriedades físicas, químicas ou biológicas. Os resíduos perigosos são classificados na Classe I.

  • Inflamabilidade: resíduos sólidos inflamáveis são aqueles que podem facilmente pegar fogo e causar incêndios. esses resíduos podem ser líquidos, sólidos ou gases.
  • Corrosividade: os resíduos corrosivos podem causar danos a materiais, como metal, concreto ou plástico. esses resíduos podem ser líquidos, sólidos ou gasosos.
  • Reatividade: os resíduos reativos podem causar explosões, incêndios ou outros acidentes perigosos. Esses resíduos podem ser líquidos, sólidos ou gasosos.
  • Toxicidade: os resíduos tóxicos são aqueles que podem causar danos à saúde humana, mesmo em pequenas quantidades. Esses resíduos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
  • Patogenicidade:  um resíduo é classificado como patogênico se contiver microrganismos, proteínas virais, material genético recombinante ou substâncias capazes de causar doenças em humanos, animais ou plantas.

Conclusão – Resíduos Perigosos: Resumo CNU

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Resíduos Perigosos.

Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas – Resíduos Perigosos: Resumo CNU

CNU – Concurso Nacional Unificado (Área de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Legislação Ambiental – 2023 – Pré-Edital.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.