Artigo

Recurso Informática Agente da PF

 Olá, pessoal, boa tarde!!!

Estou comentando as questões da prova para Agentge da Polícia Federal e já adianto que há uma boa chance de recursos para as questões 28 e 35. Veja abaixo.

28. Um usuário que deseje que todos os valores contidos nas células de B2 até B16 de uma planilha Excel sejam automaticamente formatados para o tipo número e o formato moeda (R$) pode fazê-lo mediante a seguinte sequência de ações: selecionar as células desejadas; clicar, na barra de ferramentas do Excel, a opção Formato de Número de Contabilização; e, por fim, selecionar a unidade monetária desejada.
Comentários
Há possibilidade de RECURSO. Esta questão deveria ser ANULADA.
Existe, sim, na Faixa de Opções do Excel 2010 (que a banca chamou de barra de ferramentas) o botão “Formato de Número de Contabilização” que seleciona o formato a ser aplicado às células selecionadas. Ao lado deste botão existe um pequeno triângulo indicando que ali reside um menu de opções referentes, no caso, às unidades monetárias. Clicando este botão (que a banca chamou de opção Formato de Número de Contabilização) acionamos o menu e podemos selecionar a unidade monetária.
Bem, o erro da banca está em entender que clicar a opção é clicar o tal triângulo. Ainda que possamos selecionar a unidade monetária mesmo após clicar o botão, para, por exemplo, mudar o formato da moeda, a afirmação ficou – no mínimo – confusa.
GABARITO PRELIMINAR: C.


35. Na figura 1, o conector é do tipo PS2, utilizado para conectar mouses e teclados aos computadores.
Comentários
Há possibilidade de RECURSO. Esta questão deveria ser ANULADA.
Este figura não permite uma análise segura sobre a quantidade de pinos presente no conector. Quem conhece, pode deduzir que existem 6 pinos no conector além do pino guia. Especialmente porque podemos perceber 2 pinos no lado esquerdo e dois no lado superior. Daí, julgamos que existem 2 pinos no lado direito. Ademais, com a guia ao centro, fica evidente que é um conector PS2.
Ah, mas aí complicou. Sim, complicou. Este conector é antigo, da época que a IBM lançou este padrão em 1987. Foi um computador que não firmou no mercado e deixou o conector como legado. Este conector existe ainda hoje, certo. Mas depois do USB, tende a desaparecer completamente. Quem já viu na parte de trás do micro um conector roxo (ou lilás) e outro verde? Pois é, um para o teclado e o outro para o mouse padrão PS2.
Por isso, o gabarito desta questão deve ser CERTO. Mas eu aposto em um recurso bem fundamentado para esta questão. A imagem não é tão clara quanto à quantidade de pinos presentes no conector apresentado, dificultando a resolução da questão.
GABARITO PRELIMINAR: C.

Em breve divulgarei os comentários de todas as questões.

Abraços e até já!
Lênin

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.