Artigo

Recurso – DPU – Cargo 9 – Controle e Projetos

Oi Pessoal!

Analisei a prova de técnico de assuntos educacionais do DPU (Cargo 9) e verifiquei que há algumas possibilidades de recursos. Vejamos:

Q141 Na gestão pública, o fundamento da função controle é o
domínio do órgão superior sobre o órgão inferior.

Gabarito preliminar: certo.

Comentário: o controle, enquanto função administrativa, pode ser exercida por um órgão superior sobre o outro, mas também dentro do próprio órgão e por outros órgãos no mesmo nível. A essência não está na posição de um órgão sobre o outro, mas no seu poder de controlar a ação. Se o controle é fundamentado num órgão superior, isso implicaria que os próprios órgãos superiores não teriam controle, o que não tem nenhum sentido.

Por isso, sugiro a inversão de gabarito para “errado”, já que o fundamento da função controle é o poder para impor mecanismos de controle e correção de rumos para que o planejado seja executado.

Q144 A gestão de projetos visa o controle de variáveis, como a
incerteza.
gabarito preliminar: Certo.

Comentário: a gestão de projetos visa à execução dos projetos e a entrega de seus resultados. Na sua realização, entre outras coisas, certamente ela realiza o controle de variáveis (como a incerteza), mas não é esse o seu objetivo!

Assim, recomendo solicitação de inversão de gabarito para errado.

Abraço!

Prof. Carlos Xavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi professor, Perfeito a sua colocação nas duas questões acima, porém eu tenho mais uma duvida em relação a outra questão: - Questão 150 da minha prova: "Em relação ao aspecto organizacional, enquanto na administração privada há risco para o gestor em caso de insucesso no emprego de capital, na administração pública esse risco não é assumido pelos gerentes." O CESPE trouxe esse gabarito como certo, porém não encontrei em nenhum material que o gestor da administração pública não tem risco no emprego de capital, visto que esse esse risco é inerente em qualquer cargo de gestor, inclusive na adm. publica, uma vez que gerindo errado um capital publico (ou seja, tendo insucesso na sua gestão) é passivel até de demissão. Certo? Ou o meu raciocinio está equivocado? Obrigado, Tiago
    Tiago Bernal em 28/01/16 às 10:35
  • Professor, caso seja possivel citar autor/bibiografia.. daria mais respaldo no recurso. Obrigado
    Quina em 27/01/16 às 20:00