Artigo

Reconhecimento do Estado Palestino

Oi, pessoal,

A ausência de um acordo de paz perene e sólido para a Palestina levou a Autoridade Nacional Palestina a pedir na 66ª Assembleia Geral da ONU, o reconhecimento do Estado Palestino, conforme determinação da mesma ONU em 1947.
Sabemos que o conflito, passou por várias fases, vamos assim relembrar cada uma delas:
1947- Proposta da divisão da Palestina em dois Estados: um árabe/islâmico (Estado da Palestina) e outro Judeu (Israel). Faixa de Gaza e Cisjordânia formariam o primeiro e o restante do território o segundo. Jerusalém seria controlada pelo exterior (provavelmente a própria ONU – devido à presença dos ícones sagrados das três grandes religiões monoteístas)
1948 – O acordo é aceito pelos judeus, mas não pelos árabes/islâmicos (palestinos). Assim Israel declara sua independência de maneira unilateral, iniciando a fase de conflitos. O Egito ocupa a faixa de gaza, Jordânia a Cisjordânia e parte de Jerusalém, trata-se de um apoio dos países islâmicos para se evitar a tomada de todo território pelos judeus.
1967 – Guerra dos seis dias. Egito, Jordânia e Síria atacam Israel. Israel vence a guerra e anexa a península do Sinai (Egito), Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Colinas de Golã (Síria).
1973 – Guerra do Yom Kippur: Egito e Síria atacam Israel, este vence e como retaliação a OPEP cria o primeiro choque do Petróleo.
1979 – Acordos de Camp David: Israel devolve a península do Sinai e o Egito reconhece o direito de existência do Estado de Israel.
Déc. 90 – Acordos de Oslo I e II – fracassados depois da morte do 1º ministro Yitzhak Rabin, por um judeu ortodoxo.
Anos 2000 – Paralização completa das negociações de paz.
2010 – Presidente Barack Obama monta novos esforços para um acordo de paz.
2011 – Autoridade Nacional Palestina pede o reconhecimento do seu Estado a ONU. EUA dizem que vai vetor no Conselho de Segurança.

Como vimos à chance de um acordo é remoto, contudo fica latente que Israel mais cedo ou mais tarde, terá de ceder à pressão internacional e interna.

Um forte abraço e até a APROVAÇÃO!

Alex Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.