Artigo

Receita Federal 2019, qual será a banca examinadora?

Boa noite pessoal, tudo bem com vocês?

Os concursos de Auditor-Fiscal e de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) 2019 estão cada dia mais próximos, isso é irrefutável! Muito provavelmente, 2019 teremos novos certames da RFB.

E como já foi divulgado recentemente, a Escola de Administração Fazendária (ESAF), que, por décadas e décadas, foi a banca examinadora das provas objetivas e discursivas dos concursos da RFB não estará presente em 2019 e nem nos certames futuros. A ESAF ficará responsável somente pela terceira fase dos concursos, ou seja, do Programa de Formação Profissional dos aprovados na primeira (objetivas) e na segunda (discursivas) fases.

Passado esse choque inicial, paira a dúvida: Qual será a banca examinadora da RFB em 2019?

Em tese, a instituição deve realizar licitação para contratar uma nova banca. Entretanto, ao se contratar uma banca de inquestionável reputação ético-profissional, a licitação se torna dispensável (Lei n.º 8.666/1993, Art. 24, inciso XIII c/c Súmula TCU n.º 287).

Duvido muito que a alta cúpula da RFB realize licitação com eminente perigo de contratar uma banca de qualidade questionável (banca fundo-de-quintal, sem citar nomes) só para economizar algumas moedas e colocar todo o processo seletivo em xeque (seleção pouco efetiva – não selecionar os melhores candidatos, risco de fraude, incontáveis ações judiciais, etc.).

Pois bem, agora começam as apostas. =)

Das bancas selecionáveis, não acredito nem na Vunesp (São Paulo-SP) e nem no Cesgranrio (Rio de Janeiro-RJ), correm por fora!

Com isso, sobram a FCC (São Paulo-SP), a FGV (Rio de Janeiro-RJ) e o CESPE (Brasília-DF), que são as favoritas. Analisando essas:

– FCC: É uma banca tradicional, inclusive na área fiscal, é uma boa opção. Tem melhorado muito o nível das provas nos últimos anos (saindo do clássico copia-e-cola da década passada).

– FGV: É uma banca relativamente nova no mundo dos concursos (não ouvi falar da FGV antes de 2007), também é uma boa opção. Faz provas de alto nível e algumas de nível exagerado (teve concurso de SEFAZ que não preencheu o número de vagas).

– CESPE: É uma banca tradicional, não na área fiscal, mas nas demais áreas (tribunais de justiça, tribunais de contas, etc.). No meu ponto de vista, é uma das bancas mais justas e claras que existem, no sentido de (quase) sempre confeccionar enunciados claros e de alto nível. Trabalha com questões do estilo Certo/Errado (acertou: +1, errou: -1, a vida não é justa meu jovem), mas já provou que, quando solicitado, faz excelentes provas de múltipla escolha (vide o TCE-PR). Tem muita experiência e expertise, basta ver o volume de concursos realizados nos últimos 3 anos. E, por fim, O PONTO QUE CONSIDERO ESSENCIAL, a alta cúpula da RFB (localizada no Ministério da Fazenda em Brasília-DF) fica apenas a 3,8km do CESPE, o que dá 7 minutos de carro/Uber. Essa proximidade facilita muito as tratativas de um novo certame e facilita deveras também todo o acompanhamento da execução do contrato (publicação de edital, acolhimento de inscrições, aplicação das provas, análise dos recursos, publicação do resultado final, convocação dos aprovados, etc.).

Professor, você apostaria no CESPE? Sim, eu apostaria e não ficaria surpreso numa prova no estilo múltipla escolha. Se fosse para mensurar o meu chute, essas seriam as probabilidades de qual será a banca da RFB/2019:

– CESPE: 40%
– FGV: 25%
– FCC: 25%
– Cesgranrio: 5%
– Vunesp: 5%

Por hoje é só pessoal! =)

Bons Estudos! Fica com Deus!

Grande Abraço!

Prof. Ali Mohamad Jaha
Direito Previdenciário
profalijaha (Insta)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • CESPE É UMA BANCA HUMANISTICA: SERÁ UMA TRAGEDIA PRA CONCURSOS FISCAIS. ESPERO SER FCC.
    EURDO em 28/02/19 às 00:39
  • Acredito se caso for a CESPE mesmo e deverá ser pelo visto. E seguirá a mesma linha de prova da ESAF para separar os candidatos que estudam e os que vão se aventurar nessas provas e quem sabe tentar a sorte que é bem difícil serem aprovados. Independentemente, se for CESPE ou FCC, o importante é estar preparado até o edital ser publicado e a banca vai ser o menos importante para aquele que preparou corretamente.
    Miguel Faria da Silva em 31/12/18 às 14:10
  • Bom dia! Qual sua sugestão para um novo edital, será que em 2019? Durante 2018 sempre foi cogitado a saída de um novo certame..
    Jussara em 21/11/18 às 10:21
  • Estranho é quando dizem que a banca Cespe é a melhor. No último concurso para Policia Federal (2018), eu fiz o concurso e vi que o gabarito da página inicial é divergente do gabarito da página de acesso restrito ( nesse tem que por CPF, senha e número de inscrição para ter acesso). Inclusive, compartilhei o vídeo a diversas pessoas e mídia. Considero isso uma fraude. Tanto é verdade que na página inicial está escrito: MODELOS DE GABARITOS, ou seja, não são os oficiais, mas sim, modelos; podem perguntar a Organizadora.
    Rafael Aguiar em 20/11/18 às 19:12
  • Taí! Mais uma bomba pros concurseiros! Vc estuda vários anos desvendando o perfil da ESAF (que no caso da Receita tem mais de vinte anos de tradição) e, numa busca por uma definição de quando o tão aguardado concurso vai ocorrer, vc se depara com mais uma indefinição. Espero ao menos que seja a FCC, que possui tradição nos outros fiscos. Ao menos teremos questões para estudar. Imagina o CESPE? Que tradição essa banca tem em concursos fiscais? Seria um edital totalmente diferente e sem questões para treinamento. Deus nos proteja!
    Emílio em 01/10/18 às 17:18
  • Boa noite! Ótimo post, muito obrigado. Uma pergunta: qual a sua previsão para a realização do certame? No início do ano de 2019? Um abraço. Boa semana
    Antonio Paredes em 30/09/18 às 21:25
  • Taí uma conversa que eu nunca pensei que ia ter: Quem vai aplicar a prova da Receita! Espero do fundo do meu coração que seja Cespe, principalmente por conta da discursiva. FCC é muito sem noção nas correções e não dá a menor importância pra recurso.
    Lu em 30/09/18 às 20:59