Artigo

Questões comentadas de Nutrição e Dietoterapia para Concurso Ebserh

Olá pessoal!

Eu sou a professora Lina Monteiro da área de Nutrição aqui no Estratégia Concursos. Hoje quero comentar para vocês algumas questões de um tema muito frequente nas provas de concurso para nutricionistas da Ebserh: Nutrição Enteral. E para ser mais específica ainda falarei sobre indicações e contra-indicações dessa via de alimentação. Mas antes de responder as questões, vamos revisar esse assunto?

A Nutrição Enteral (NE) refere-se à administração de nutrientes pelo trato gastrintestinal (TGI) por meio do uso de sondas. É considerada mais fisiológica quando comparada com a Nutrição Parenteral, por evitar a atrofia da mucosa, manter a flora intestinal mais próxima do normal e preservar a função imune do TGI. A principal regra para o uso de dieta enteral é: “Se o trato gastrintestinal funciona, mesmo que parcialmente, use-o”.

Essa via de alimentação deve ser indicada quando o trato digestivo do paciente se apresentar total ou parcialmente funcionante. Outra situação que requer a indicação de NE é quando o paciente tiver ingestão via oral inadequada para prover de dois terços a três quartos das necessidades diárias nutricionais. Alguns autores consideram que a nutrição enteral deve ser indicada para indivíduos que não atendem pelo menos 60% das suas necessidades nutricionais por via oral (desde que o TGI esteja total ou parcialmente funcionante).

Outros critérios para indicação de Nutrição Enteral estão apresentados abaixo:

Pacientes que não podem alimentar: Inconsciência, anorexia nervosa, lesões orais, acidentes vasculares cerebrais, neoplasias, doenças desmielinizantes

Pacientes com ingestão oral insuficiente: Trauma, septicemia, alcoolismo crônico, depressão grave, queimaduras

Pacientes nos quais a alimentação comum produz dor e/ou desconforto: Doença de Chron, colite ulcerativa, carcinoma do trato gastrintestinal, pancreatite, quimioterapia, radioterapia

Pacientes com disfunção do TGI: Síndrome de má absorção, fístula, síndrome do intestino curto

As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, pancreatite aguda grave, doença terminal, expectativa de usar a TNE em período inferior a 5-7 dias para pacientes desnutridos ou 7-9 dias para pacientes bem nutridos.

Então vamos às questões?

Questões Comentadas de Nutrição para Concurso EBSERH

Questão 01 (EBSERH/UFPA/2016) A alimentação enteral é um método de prover nutrientes no Trato Gastrintestinal (TGI) através de um tubo. As contraindicações em Terapia de Nutrição Enteral (TNE), em geral, são relativas ou temporárias em vez de serem definitivamente absolutas. As contraindicações mais frequentes são, EXCETO

(A) expectativa de utilizar a TNE em período inferior a 3 dias para pacientes desnutridos.

(B)  íleo paralítico.

(C)  hemorragia no TGI severa.

(D)  fístula no TGI de alto débito (>500 ml/dia).

(E)  pancreatite aguda severa.

Comentários: (letra a) a expectativa de usar a TNE em período inferior a 5-7 dias (e não 3 dias como escrito na questão) para pacientes desnutridos constitui-se em contraindicação para TNE. Íleo paralítico (letra b), hemorragia no TGI severa (letra c), fístula de alto débito (> 500 mL/dia) (letra d) e pancreatite aguda severa (letra e) são contraindicações para TNE.

Gabarito: A

Questão 02 (EBSERH/UFJF/2015) A terapia nutricional enteral em adultos é indicada, EXCETO:

(A)  quando a ingestão oral for inadequada para prover de 2/3 a 3/4 das necessidades diárias nutricionais.

(B)  para quando o trato digestório estiver total ou parcialmente funcionante.

(C)  para pacientes nos quais a alimentação comum produz dor e/ou desconforto. Exemplo: pancreatite.

(D)  para pacientes com disfunção do trato gastrointestinal. Exemplo: Síndrome do intestino curto.

(E)  para pacientes com íleo paralítico.

Comentários: Observe que essa questão solicita que você marque o item incorreto (“exceto”).  (letra e) íleo paralítico é uma contraindicação para TNE em adultos. Todos os demais itens apresentados estão corretos.

Gabarito: E

Questão 03 (EBSERH/UFSC/2016) A nutrição enteral deve ser o método de escolha para todos os indivíduos com capacidade digestiva e absortiva adequada do trato gastrintestinal e que apresentem condições clínicas nas quais a ingestão oral é impossível, inadequada ou insegura. Entretanto, em algumas situações a terapia nutricional enteral está contraindicada; dentre essas situações, assinale a alternativa correta:

  1. a) Anorexia persistente
  2. b) Fístulas enterocutâneas de baixo débito
  3. c) Íleo adinâmico
  4. d) Deficiência neurológica ou coma
  5. e) Disfagia grave por disfunção da orofaringe

Comentários: (letra a) a anorexia persistente é uma indicação para NE; (letra b) a contraindicação para NE é a presença de fístulas do TGI de alto débito; (letra d) deficiência neurológica ou coma não constitui uma contraindicação para a NE pois não são situações que alterem o uso do TGI; (letra e) disfagia grave também não é uma contraindicação. Lembre que se o TGI estiver total ou parcialmente funcionante, use-o. Em caso de íleo paralítico/adinâmico (letra c) é contraindicada a TNE.

Gabarito: C

Questão 04 (EBSERH/UFRN/2014) A terapia nutricional enteral deve ser considerada como uma importante ferramenta nutricional, mas com indicações apropriadas e complicações intrínsecas que limitam o seu uso. Assinale a alternativa que apresenta uma contraindicação absoluta para a terapia nutricional enteral.

(A) Caquexia cardíaca.

(B) Queimadura.

(C) Anorexia nervosa.

(D) Lesão do sistema nervoso central.

(E) Fístula jejunal de alto débito.

Comentários: a presença de caquexia cardíaca (letra a), queimadura (letra b), anorexia nervosa (letra c) e lesão do sistema nervoso central (letra e) não são contraindicações absolutas da Nutrição Enteral. Já a fístula jejunal de alto débito (letra e) é uma contraindicação para a Terapia Nutricional Enteral.

Gabarito: E

Questão 05 (EBSERH/UFPB/2014) A Nutrição Enteral (NE) está contraindicada na presença de

(A) cirurgias de cabeça e pescoço.

(B) politrauma.

(C) desnutrição grave.

(D) queimaduras extensas.

(E) obstrução intestinal.

 

Comentários: Uma das contraindicações para a NE são as obstruções mecânicas do trato gastrintestinal. Logo, a obstrução intestinal (letra e) é a alternativa correta para essa questão. Cirurgias de cabeça e pescoço (letra a), politrauma (letra b), desnutrição grave (letra c) e queimaduras extensas (letra d) não constituem contra-indicações para a NE.

Gabarito:  E

Não deixe de acessar o vídeo sobre esse assunto no link abaixo:

Espero que essa dica te auxilie nos seus estudos. Fique sempre atento ao conteúdo das questões que caem com mais frequência. E lembre-se sempre: a resolução de questões específicas para o seu concurso é um passo extremamente importante para o seu sucesso!

Aqui no Estratégia Concursos temos materiais completos, de qualidade e totalmente voltado para o edital da EBSERH. Já foram oferecidas várias vagas para nutricionista nos concursos realizados e tem mais edital quase saindo. Não espere sair o próximo para começar a estudar! Já inicie a sua preparação. Estudar com antecedência amplia muito as suas chances da sua aprovação!

Veja uma aula gratuita de questões comentadas do concurso EBSERH para Nutricionistas no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/questoes-comentadas-de-nutricao-p-ebserh/ 

Leia mais sobre o Concurso EBSERH 2018 aqui

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns
    Carla Alves em 09/10/20 às 16:30
  • Excelente conteúdo esta de Parabéns , Metodologia clara e objetiva
    Vanessa Nascimento em 11/10/18 às 13:46
  • Excelente explicação, fala com clareza muito bom!! ajudou bastante.
    Marineide em 24/04/18 às 16:05
  • Excelente artigo, Professora.
    Gil em 05/08/17 às 17:57