Artigo

Prova de Obras do TCE-PE – possíveis recursos

Bom dia pessoal,

Verifiquei a possibilidade de recurso em duas questões da parte de obras da prova do TCE-PE, conforme a seguir:

QUESTÃO 78: No planejamento de uma obra, a apuração do caminho crítico é realizada a partir de uma sequência de atividades. Acerca do método do caminho crítico (CPM, em inglês), julgue o item subsecutivo.
78 – As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: O gabarito preliminar estaria correta caso a questão afirmasse que a sequência de atividades fosse integrante do caminho crítico, pois, aí sim, a alteração de duração de alguma atividade alteraria a duração do projeto. Contudo, a questão não especifica que a sequência de atividades faz parte do caminho crítico. Com isso, propõe-se a anulação desta questão.

QUESTÃO 105 – 105 A medição do aterro deve se restringir às operações de descarga; espalhamento; ajuste e homogeneização do solo; e compactação e acabamento.
GABARITO PRELIMINAR: CORRETA
COMENTÁRIO: O verbo “restringir” acabou limitando os serviços inclusos na medição do aterro aos serviços descritos na questão. Contudo, há também a correção do teor de umidade do solo, necessária para a obtenção da umidade ótima, imprescindível para a obtenção do grau de compactação especificado. Portanto, propõe-se a anulação desta questão.

Abraços e boa sorte!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A norma não prevê a possibilidade de 6 amostras. Situação contestável. Abs
    Marcus Campiteli em 21/09/17 às 18:01
  • A sondagem pode continuar, anotando-se o número de golpes e a correspondente penetração no trecho de solo mole até alcançar camadas mais profundas com resistências maiores. Abs
    Marcus Campiteli em 21/09/17 às 17:50
  • Respondida acima.
    Marcus Campiteli em 21/09/17 às 17:49
  • Olá Guilherme, o reajuste não é aplicado após a data-base, mas a partir de um ano após a data-base. Abs
    Marcus Campiteli em 21/09/17 às 17:48
  • Ótimo achado! Confirma que esqueceram da correção do teor de umidade. Abs
    Marcus Campiteli em 21/09/17 às 17:43
  • Muito bem observado Heitor! Obrigado!
    Marcus Campiteli em 21/09/17 às 17:41
  • Professor, Possuo mais um questionamento a respeito da prova. QUESTAO 75 A questão se refere a resistência à tração para emboço e argamassa única, que são materiais bastante utilizados na superficíe de PAREDES e TETOS. No quesito, não é definido o tipo de superfície de aplicação desses materiais (paredes ou tetos), cita-se apenas o tipo de área (interna ou externa). Caso a questão se referisse a paredes, o quesito estaria correto(como foi afirmado no gabarito), uma vez que os valores citados de 0,2 MPa (para área interna, pintura ou base para reboco) e 0,3 MPa (para área externas) são verdadeiros. Porém, se estivessemos falando de teto, no qual, segundo a norma, não existe distinção entre área interna e externa, o limite mínimo de resistência à tração é 0,2 MPa, o que difere da questão, que cita 0,2 MPa (que estaria correto) e 0,3 MPa (Errado). Portanto, por não definir o local de aplicação(parede ou teto), a questão pode ser considerada ERRADA. Os dados foram retirados da NBR13749 de 09/2013 - Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas, que traz as seguintes informações: Tabela 2 - Limites de resistência de aderência à tração (Ra) para emboço e camada única. Parede - Interna - pintura ou base para reboco - 0,2 MPa Parede - Interna - cerâmica ou laminado - 0,3 MPa Parede - Externa - 0,3 MPa Teto - 0,2 MPa (Os valores citados acima, são os valores mínimos aceitos) Outro fato citado também pela NBR 13749 09/2013 é que o revestimento de uma área deve ser aceito se em cada grupo de 12 amostras, 8 possuirem valores superiores para resistência a tração, o que difere do que foi apresentado na questão: "...se, de um grupo de 6 amostras, 4 tenham valores iguais ou superiores a..." Portanto, o gabarito da questão deveria ser ERRADO, ao contrário do que foi divulgado.
    Heitor em 21/09/17 às 10:16
  • Professor, achei a seguinte referência da norma DNIT Terraplenagem - Aterros - Especificação de Serviço: "Tendo em vista que as medições correspondentes à escavação, carga e transporte dos materiais já foram devidamente focalizadas quando da abordagem da execução dos Cortes e dos Empréstimos, a medição dos aterros comportará, estritamente, a quantificação da compactação – a qual envolve várias operações a saber: a descarga e o espalhamento do material em camadas, o ajuste e homogeneização DA UMIDADE DO SOLO, a compactação propriamente dita e o respectivo acabamento do aterro."
    Lucas em 20/09/17 às 19:15
  • Boa tarde professor, com relação a questão 108, no contexto apresentado o cronograma financeiro está de acordo com o cronograma de desembolso, o qual foi elaborado tendo como referência o cronograma da obra. Portanto o cronograma financeiro está conforme o planejado, porém com atividades planejadas e não planejadas para o período, atrasada e adiantada respectivamente. Tendo em vista que o avanço executado e o planejado estão aderentes, entendo que o reajuste será aplicado sobre o saldo contratual, correto?
    Guilherme Silva em 20/09/17 às 19:00
  • Boa tarde professor, com relação a questão 108, no contexto apresentado o cronograma financeiro está de acordo com o cronograma de desembolso, o qual foi elaborado tendo como referência o cronograma da obra. Portanto o cronograma financeiro está conforme o planejado, porém com atividades planejadas e não planejadas para o período, atrasada e adiantada respectivamente. Tendo em vista que o avanço executado e o planejado estão aderentes, entendo que o reajuste será aplicado sobre o saldo contratual, correto?
    Guilherme Silva em 20/09/17 às 18:44
  • Boa tarde Professor, a questão 96 seria passível de anulação? tendo em vista que a afirmação "a falta de resistência a penetração da haste inviabiliza a execução adequada da sondagem à percussão" está correta e o ensaio palheta seria o mais apropriado para solos com falta de resistência a penetração.
    Guilherme Silva em 20/09/17 às 18:19
  • Professor a questão 75, segundo a norma não teria que ser um grupo de 12 amostras para a questão ser correta, e não 6?
    Lucas Véras em 20/09/17 às 14:00