Artigo

Prova de Engenharia Civil da Petrobras

Olá pessoal,

Comparando esta prova de engenharia civil com as anteriores, pode-se dizer que ela veio com um nível de dificuldade maior, com a cobrança de diversos detalhes normativos. Isso é bom, pois diferencia quem estudou corretamente. No nosso curso, este critério da banca foi bastante destacado. Portanto, nossos alunos sabiam da necessidade de se conhecer os detalhes das principais normas. Logo, isso não foi surpresa.

Há algumas questões que acredito serem passíveis de recurso.

As questões 43 e 44 apresentam divergência entre as dimensões fornecidas e os valores de seno e cosseno dados. Além disso, a resolução da questão 43 pelos valores dados resulta em 83,33 kN, com gabarito na letra B. A resolução da questão 44 pelos valores dados resulta em tração de 66,66 kN, não disponível no gabarito. Contudo, resolvendo a questão 44 pelas dimensões fornecidas no desenho, obtém-se o gabarito de 100 kN. Contudo, a questão induzia a resolução pelos dados fornecidos.

As questões 49 e 62 cobraram conhecimento sobre Gestão de Resíduos Sólidos, assunto não previsto no edital. Quando as bancas cobram esse assunto, ele deve ser previsto explicitamente, o que não ocorreu no edital desta prova.

A questão 70 cobrou sobre Segurança do Trabalho, assunto também não previsto no edital. Não faz sentido enquadrar Segurança do Trabalho em Segurança e Conforto das Edificações, pois o primeiro refere-se à execução da obra  e este refere-se à Edificação executada.

Desejo boa sorte! Abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom, e como fica os candidatos que prestaram o concurso, sendo que as questões acima descritas não foram pedidas no edital? Os valores das questões serão acrescentados para todos os candidatos?
    adilson frederico em 05/10/15 às 11:44