Notícia

Idecan decide cancelar provas dos cargos da manhã e candidatos de todo o país farão prova em nova data

Cinco cargos no total foram afetados por conta do problema ocasionado

O Idecan, banca organizadora do concurso da Advocacia-Geral da União, divulgou um comunicado oficial informando que as provas aplicadas no período da manhã, serão canceladas e remarcadas para uma nova data. Isso porque em quatro cidades o atraso na entrega das provas impediu a realização dos exames.

Conforme o Idecan, os problemas na logística de entrega dos malotes de prova aconteceram, exclusivamente, nas cidades de São Luís, Florianópolis, Cuiabá e Rio de Janeiro. Nos outros estados, as provas aconteceram normalmente, sem registrar nenhum problema, conforme informado pelo Idecan. Mas, para manter a lisura do certame, a banca decidiu cancelar a aplicação das provas do período da manhã e remarcá-las.

O Estratégia Concursos chegou a noticiar, ainda na manhã deste domingo, os problemas relatados por candidatos nas três capitais. Em Florianópolis, Militar e Civil chegaram a ser acionadas, conforme o relato de um dos candidatos que registrou Boletim de Ocorrência. Em São Luís, candidatos receberam a prova pela metade. Já em Cuiabá, as provas não chegaram aos locais de aplicação dos exames.

Em contato com o Idecan, a banca informou à nossa equipe que desconhece e julgou improcedentes os relatos feitos pelos candidatos. De acordo com a instituição, os problemas aconteceram nas três cidades já citadas e, nas demais localidades, as provas ocorreram normalmente e de forma exitosa. Informou, ainda, que nas demais 24 capitais, o número de abstenções foi de 35,13%.

O problema, de acordo com o Idecan, deu-se porque o transporte das provas via aérea atrasou nessa três localidades, impedindo que o cronograma de aplicação seguisse o seu curso normal. Até o momento, as provas dos cargos do período da tarde acontecem, normalmente, dentro do planejamento estabelecido e estão mantidas.

Nota do IDECAN

“O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) vem a público esclarecer os problemas ocorridos com a logística de distribuição dos malotes de provas, referentes ao concurso público Advocacia-Geral da União (AGU), do turno da manhã, nas cidades de Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e São Luís (MA).

O planejamento logístico, assim como todas as etapas do certame, foi realizado minuciosamente por uma equipe altamente qualificada. Entretanto, os malotes de provas foram entregues com atraso pelo operador logístico responsável pelo transporte aéreo.

Para assegurar a lisura do certame, e para que nenhum candidato seja prejudicado e as condições de igualdade sejam mantidas, a banca irá se reunir com a comissão organizadora do concurso durante esta semana para definir a data de aplicação das provas dos cargos do turno da manhã. A divulgação da nova data será feita oportunamente pelo IDECAN.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Paguei 95,00 reais na inscrição, acordei 5 da manhã, passei 1 hora numa parada de ônibus, fiquei 4:30 fazendo a minha prova e agora serei prejudicada pois não estarei na minha cidade dia 27/01/2019. Nunca mais faço prova pela Idecan. Meu dinheiro não é lixo.
    Ana em 14/12/18 às 10:30
  • Olá, Cátia. Creio que você ganhou uma segunda chance de realizar a prova. Bons estudos!
    Natália Scarano em 11/12/18 às 11:47
  • Não compareci a prova da manhã, com o cancelamento, eu posso fazer?
    Cátia em 11/12/18 às 10:47
  • AGU com uma banca dessas? Vai bem esse país... Loooogico que, diante de tudo isso, dá pra acreditar em 100% de lisura entre um órgão importante e uma banca “modesta”. Banca Organizadora, pra mim, é critério antes da inscrição! Valorizo meu dinheiro!
    Mila em 10/12/18 às 20:24
  • Eu fiquei pensativa com a prova discursiva ..... a capa das folhas definitiva para a discursiva estava um comentário solicitando para o fiscal destacar a capa mais as folhas da discursiva não estavam com nome do candidato ..... como eles vão identificar de que é a discursiva ???? Lembro que havia um código de barras pequeno no rodapé .... será que essa era a única identificação .... sem nome do candidato ???
    Wiviane Alves de Carvalho em 10/12/18 às 15:23
  • Ridículo!!! Passei 20h dentro de um ônibus para a realização dessa prova, sem falar em gastos que tive. Haverá um ressarcimento? Provavelmente não.
    Rafael em 10/12/18 às 12:34
  • Não foram só as provas do tuno matutino. Ontem tivemos problemas no Rio com a prova do cargo para Técnico em Comunicação Social. Ocorreu em três salas do prédio da Faculdade de Letras da UFRJ. As provas vieram com os envelopes lacrados e etiquetados como Comunicação Social mas por dentro as provas eram para Técnico Administrativo. Ficamos quase duas horas aguardando as provas corretas chegarem e ao final, resolveram nos dar um comprovante de comparecimento com a assinatura da supervisora da Idecan nos dizendo que anulariam as provas para este cargo e que entrariam em contato para remarcar uma nova data. Acabei de saber que teve um amigo meu no mesmo local que fez a prova normalmente e não foi informado da confusão. O que será feito agora é a grande dúvida.
    Natália em 10/12/18 às 11:50
  • Tenho a mesma dúvida e quem faltou vão fazer a nova também? injusto se isso ocorrer ???
    ROMARIO OLIVEIRA DA SILVA em 10/12/18 às 11:33
  • Fiz a prova do CRF-SP organizado pela Idecan no começo de 2018. Houve problemas com o site da organizadora, que ficou 3 meses, aproximadamente, fora do ar. Por isso, a homologação atrasou 4 meses. Quando vi que o concurso da AGU ia ser organizado pela Idecan, desisti de fazer: se não são capazes de organizar um concurso regional, imagine um concurso nacional. Culpa é da AGU que escolheu essa banca "modesta".
    Tanuki em 10/12/18 às 10:57
  • Não poderiam reaplicar as provas somente houve problemas? Isso é um absurdo! Será quantos candidatos dessas 3 cidades ficaram prejudicados frente aos demais que fizeram dentro da normalidade? Eu também não tenho condições de arcar com as despesas de viagem novamente.
    Letícia em 10/12/18 às 09:54
  • Gostaria de saber como proceder para receber ressarcimento dos custos extras com a remarcação da prova. Sou de Maringá-Pr e fiz a prova em Curitiba.
    ARIELLA SEKI em 10/12/18 às 09:45
  • Como dar credibilidade a esta banca, fica muito complicado.
    VAGNER ALMEIDA em 10/12/18 às 08:43
  • Isso é palhaçada, a pessoa estudar faz uma prova boa, e simplesmente cancelam a prova pela incompetência de banca pequena. Concurso grande tem que ser banca sérias FCC, CESPE ou FGV e não um lixo desse.
    Muniz em 10/12/18 às 08:08
  • Eles deveriam ter pedido para o CESPE, FCC ou a FGV, ensinar eles a entregarem a tempo as provas. Eu saí de casa 6:30hs e voltei 17:00hs, pra realizar essa prova, tempo perdido, dinheiro perdido. Se essas empresas não conseguem prever um atraso em 3 capitais, então é melhor irem fazer outra coisa da vida.
    Marcos André em 10/12/18 às 06:55
  • Fica a pergunta quem pagará as despesas dos candidatos? me programei para fazer a prova em Recife, mas moro em Belem do Pará. Agora com a nova data não tenho condições de vir ao Recife para fazer a prova. outra pergunta que a Idecan deveria responder poderei fazer a prova em Belém? Isto é um absurdo.
    José Maria Gomes de Souza em 10/12/18 às 06:36
  • E as despesas com viagem para fazer a prova, quem vai arcar por má gestão logística da organizadora? Cabe liminar para restituição?
    Esdras em 10/12/18 às 00:07
  • O concurso deveria ser cancelado e escolhida uma nova banca, porque mesmo com uma nova prova, quem nao fez a aplicada hoje vai estar em desvantagem em relação aos demais. Mesmo que a banca altere as questões, quem conseguiu fazer hoje ja teve contato com o estilo da banca e vai estar mais bem preparado para uma possível segunda prova. Além disso, gera uma insegurança no processo. Na minha sala teve um candidato que solicitou atendimento especial (prova com letras maiores) e nao foi atendido. O fiscal entao passou a procurar entre os candidatos quem poderia estar com a prova, causando um certo tumulto na sala.
    simone ramos em 09/12/18 às 20:25
  • essa idean é um lixo
    daniel quiroga em 09/12/18 às 19:23
  • Já vou acionar a banca judicialmente para reaver os meus gastos para a realização da prova. Não vejo necessidade de cancelar a prova nos locais onde tudo ocorreu perfeitamente. Mas enfim.
    Marco. em 09/12/18 às 18:02
  • Os candidatos que não compareceram vão ter o direito e fazer a nova prova??? Será injusto se isso ocorrer!!!
    Anna Emília em 09/12/18 às 17:57
  • E como fica o nosso tempo, para aquelas pessoas que trabalham e tivera que pagar alguém no serviço para poder ir fazer a prova os gastos com combustível e alimentação, isso a banca por uma inrresponssabilidade dela não vê. Se chegarmos 2 minuto que for atrasado, não poderíamos fazer a prova.
    Leandro em 09/12/18 às 17:04