Artigo

Portas que se fecham, portas que se abrem

Quando resolvi virar concurseiro, havia acabado de me formar em Matemática. Inseguro com relação ao tempo que durariam minha jornada e minhas economias, distribuí alguns currículos pelas escolas da cidade para ter uma renda que ajudasse a custear inscrições, materiais, e tudo mais que esse estilo de vida nos exige investir.

Pois bem! Apesar de minha pouca idade, um colégio de grande porte me convidou para ser o famoso “Severino Quebra-Galho”. Faltava um professor? Liga pro Alberto! Precisavam de alguém pra dar uma aula-extra? Chama o Alberto. E quase toda semana durante aquele ano eu era visto na escola. Para o ano letivo seguinte, já se especulava que eu seria efetivado, por ter sido considerado um bom profissional nas oportunidades que tive.

Perdi uma tarde de estudos providenciando minha carteira de trabalho, pois queria estar com toda a documentação em dia quando me procurassem. O tempo foi passando, o novo ano letivo se aproximava, até que descobri que a escola havia contratado outros professores e eu não fui chamado.

Que banho de água fria, não é mesmo? Bem, nesse cenário de crise que estamos enfrentando atualmente, pode ser que você esteja se identificando comigo. Talvez você tenha perdido o seu emprego recentemente, e esteja se lamentando por isso. Porém, muitas das coisas que acontecem com a gente são inevitáveis, mas a grande questão reside em como lidamos com essas intempéries da vida.

Quando levei essa “paulada”, eu tinha duas opções: a primeira seria ficar chateado, deixar esse sentimento de tristeza tomar conta de mim e prejudicar meus estudos. A outra, enxergar o lado positivo dessa estória, qual seja, ter mais tempo pra me dedicar, e mais do que isso, menos uma preocupação pra me atrapalhar.

Uma porta se fechou, mas outra grandiosa se abriu: disponibilidade de tempo proporcional ao tamanho do meu sonho. Hoje me pergunto se ter sido contratado não teria atrasado meus planos, ou, quem sabe, pior do que isso, não permitido que eu estudasse o necessário para ser aprovado, pois poderia ter caído na tentação de aceitar uma carga horária grande demais.

Nem só de sucesso é construída a história de quem se dedica à aprovação em concurso público! Assim, convido você, caro concurseiro, a refletir sobre as portas que porventura se fecharam para você recentemente. Talvez esteja na hora de parar de olhar para elas e enxergar que existem várias abertas esperando que você adentre, aproveite a oportunidade de estudar e vá com tudo rumo à sua aprovação! Vamos nessa?

Quer mais algumas dicas bacanas? Tem um botão azul aqui embaixo nesta página com um link para meus outros artigos! Tem alguma crítica, comentário ou sugestão de tema para meu próximo artigo? Deixe uma resposta nos comentários.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Lucas, desculpe a demora. Fico feliz de servir de inspiração. Independente da carreira, o importante é a dedicação. Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 25/10/17 às 15:15
  • Bom Dia! Também sou professor e tenho duas matrículas. Achava que meu sonho era impossível pois um Professor do Estado nunca passaria em um concurso desses. Seu artigo me deu um ânimo para estudar. Obrigado.
    Lucas em 30/08/17 às 07:29
  • Obrigado pelo feedback, Nailza! Fico feliz que minha mensagem tenha te tocado e te motivado. Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 22/05/17 às 10:10
  • Tereza, Permita-me fazer uma correção! Apesar do momento de dificuldade, enxergue que ter tempo disponível para estudar (que trabalhando você não teria) já é uma porta que se abriu! Aproveite e faça que esse fato jogue a seu favor, para que mais portas se abram! Bons estudos!  
    Alberto Kovarik em 22/05/17 às 10:08
  • Há duas semanas fiquei desempregada, depois de dez anos de emprenho e muita dedicação. Estou tendo a oportunidade de passar um tempo apenas estudando. Mesmo preocupada, pois tenho uma filha pequena que estuda em escola particular, tenho fé que as portas do serviço público irão se abrir.
    Tereza Rachel em 21/05/17 às 00:57
  • S E N S A C I O N A L !!!!.. Um dos melhores posts motivacionais que já li aqui!....:) É Deus SEMPRE no controle do fechar e abrir das nossas respectivas portas!!!... Agradecimentos, Professor!!
    NA em 20/05/17 às 12:38
  • Perfeito, Marcel! Não tenho dúvidas que verei seu nome em breve entre os aprovados de um grande concurso, pois vem adquirindo muita maturidade em sua caminhada. Abração
    Alberto Kovarik em 19/05/17 às 22:55
  • Eliane,   Certamente estudar muda a vida! Não é fácil mesmo, mas com muita força, foco e fé, tudo é possível! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 19/05/17 às 22:49
  • Lilian,   A aprovação fora das vagas, por mais próximo que seja delas, deve ser encarada como estímulo para estudar com aida mais afico, pois significa que vou ão chegou lá ainda, mas está cada vez mais perto. Esmorecer nesse momento significa atrapalhar a sua evolução. Siga firme que sua hora vai chegar! Bons estudos!   Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 19/05/17 às 22:48
  • O segredo é encarar as "férias forçadas" e todo o tempo disponível que elas proporcionam como a grande oportunidade da sua vida. Você tem uma trajetória inspiradora, prof. Alberto. Um forte abraço!
    Marcel Santos em 19/05/17 às 22:30
  • Eita professor! como identifiquei-me com sua estória. Em 2013 fui aprovada em 3° lugar para Analista administrativo do ministério público do Maranhão, era só uma vaga para o cargo, mas como fiquei bem colocada criei a expectativa de ser chamada, mas não houve vacância. O órgão criou em dezembro de 2016 15 vagas de analista e não distribuiu entre os cargos, mas eu estava convicta que pelo menos duas dessas vagas seriam para analista administrativo. Todavia ontem tomei um banho de água fria ao saber que este mês o MP fez a distribuição dos cargos e nenhuma das vagas foi destinada a analistas administrativos. Eu estava estudando para outros concursos, mas nem me dedicava tanto achando que seria chamada para o MP. Agora é enxergar como oportunidade e seguir em frente estudando com afinco para o cargo que tanto almejo: Auditora do TCE!
    Lilian em 19/05/17 às 17:16
  • Perfeito!!! .Aconteceu a mesma situação comigo..perdi emprego devido essa crise (fiquei triste,chateada) era um mix de sentimentos que não me faziam enxergar o que teria de tao bom lá na frente para mim e o que virá também..Logo me chamaram para um outro emprego mas ja pensava em tudo que iria acontecer novamente.. Foi ai que caiu a ficha ..e com a ajuda de meu esposo que estuda para concursos que me abriu a mente em relação ao estudo e mudança de vida.. Confesso que estou amando e sei também que não será fácil mas vou conseguir Vamos caminhando!!!!
    Eliane Vasconcelos em 19/05/17 às 16:58
  • É isso aí, Vitor! Basta enxergar da forma correta! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 19/05/17 às 16:32
  • Por mais clichê que seja, precisamos fazer do limão uma limonada! Se não tem emprego, a grana fica curta, mas um outro recurso importante pro concurseiro fica disponível em abundância: o tempo! Aproveite estudando muito! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 19/05/17 às 16:30
  • Exatamente! É tudo uma questão de perspectiva! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 19/05/17 às 16:27
  • É professor minha situação está muito parecida pela história que vc contou, desempregado a mais de 15 meses, mas estou buscando minha aprovação também , muitas dificuldades como, por exemplo, a falta de dinheiro, mas com muita fé. Obrigado pelo incentivo. Oséias
    Oséias Sena em 19/05/17 às 15:05
  • Exatamente isso. O copo sempre deve estar meio cheio e não meio vazio!
    Vitor Santos em 19/05/17 às 15:04
  • É verdade. O que não podemos é perder a fé. E continuar ainda que pareça que nunca dará certo. Eu hoje sou servidora, tenho família e filhos, mas isso não me impede de continuar estudando e buscando um cargo melhor. Pois, de que vale a vida sem os sonhos?!Abraços.
    Michelle em 19/05/17 às 14:28