Artigo

PC-SE Recursos em atualidades e conhecimentos sobre Sergipe

Será que tem?

Vou ajudá-los na construção de um argumento para questionarmos duas questões aplicadas, em que sugiro solicitar a anulação da questão, que é mais comum que troca de gabarito.

Há algumas imprecisões e mal uso dos conceitos que levam à confusão do candidato, e dessa forma não é um bom meio de avaliação, por isso solicitar a anulação. Lembre-se de não copiar literalmente.

Gabarite História no concurso da PMSP

Gabarite Geografia no concurso da PMSP

Recursos em atualidades e conhecimentos sobre Sergipe

Em meados do século XIX, a transferência da capital sergipana para o povoado de Santo Antônio do Aracaju foi estratégica e planejada, devido a vantagens como o porto, para a exportação do açúcar produzido, e a facilidade de se construir uma cidade em terreno favorável e de solo bastante compacto.

Gabarito Oficial E


A proposição sugerida pelo formulador da prova foi muito interessante, mas ao ousar inserir na questão o qualificativo “facilidade” torna pouco precisa a afirmação, pois a engenharia de construções urbanas portuguesas dominavam as técnicas de construções litorâneas. Também devemos considerar que a expressão “solo compacto” refere-se à porosidade do solo. Naturalmente os solos tem em suas camadas superiores uma maior porosidade, fator essencial para a fertilidade. Solos compactos não servem para a agricultura, porém são os melhores para construções, dado que para a resistência da obra é necessário que o solo suporte todo o peso. Só é possível obras de construção civil em solos compactos ou compactados. Diante da imprecisão solicito a anulação da questão.

Sobre os solos compactados


Recursos em atualidades e conhecimentos sobre Sergipe


A produção agrícola no estado de Sergipe é preponderante devido à alta fertilidade do solo, que possui corretivos e fertilizantes naturais, e ao clima favorável, predominantemente quente e úmido até a região semiárida.

Gabarito Oficial E

Durante o gabarito ao vivo mencionei que iria dar o que falar. No Brasil, de modo geral, os solos são pouco férteis e necessitam de correção, que os torna muito produtivos.

De acordo com o site do Senado Federal ao descrever o litoral nordestino diz que “Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira”.

O solo de massapê é considerado um dos mais férteis do Brasil e está presente em Sergipe. A bibliografia histórica sobre a colonização pelo plantation da cana de açucar é unânime em atribuir ao solo de massapê e ao clima tropical úmido , parte do sucesso da empreitada açucareira.

De acordo com a Embrapa há uma grande variedade de solos, que também é destacado pelo site oficial do Estado. Há muitos solos de baixa fertilidade, principalmente no sertão, que são pedregosos, finos e tem pouca matéria orgânica. Há amostras de solos no litoral como as areias quartzozas, de baixa fertilidade, junto de latossolos, podzólicos vermelho-amarelos, com fertilizade variável.

Ao longo da História as técnicas de manejo do solo são fundamentais para a lavoura. Há a técnicas naturais usadas nas lavorouras de milho, como a palhagem e nas lavouras de cana de açucar o uso do vinhoto.

Diante da contradição entre as principais fontes e narrativas históricas, pela existência de solos de massapê e podzólicos vermelho-amarelos, do uso de técnicas naturais como o vinhoto, fica inconsistente a a afirmação e solicito a anulação da questão.

Qualquer dúvida, fale comigo pelo instagram @professorsergiohenrique.

É isso aí, pessoal! Bons recursos, sempre em frente, e foco no sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.