Artigo

Palavras com lh: o que podemos fazer para dominá-las?

Hoje falaremos de um assunto que a princípio parece ser tranquilo, mas que numa prova pode fazê-lo perder importantes pontos: as palavras com lh.

É verdade que dentro da disciplina de língua portuguesa temos assuntos mais complexos. Entretanto, seja por falta de atenção, esquecimento ou por nunca ter se visto a palavra antes, é possível que surja uma dúvida ao se deparar com tal tema em sua prova.

Encontro Consonantal x Dígrafo

A fim de iniciarmos, precisamos antes destacar a diferença entre encontro consonantal e dígrafo. Basicamente, o encontro consonantal acontece quando temos duas consoantes juntas e ambas produzem seu próprio som. Um exemplo seria a palavra psicologia, onde as letras P e S se encontram e permanecem com seus fonemas originais. Já o dígrafo é quando temos duas consoantes e ambas se unem para formar um único fonema, como o lh, objeto deste artigo, ou mesmo um rr, por exemplo.

Portanto, uma vez que já sabemos que as palavras com lh são formadas por dígrafos, podemos dar prosseguimento à nossa análise.

Existe alguma regra para saber quais são as palavras com lh?

Infelizmente, não temos uma regra padrão que nos diz quais são e quais não são as palavras com lh. Tal característica vai depender da etimologia do termo que estivermos analisando. Essa etimologia nada mais é do que a origem da palavra. E já adianto que é completamente improdutivo para um concurseiro se aprofundar nesse tópico a ponto de estudar a etimologia das palavras simplesmente para auxiliá-lo na hora de decidir se uma palavra é escrita ou não com lh. Com tantas disciplinas mais importantes ou até mesmo outros tópicos da própria disciplina de língua portuguesa, o custo-benefício seria extremamente baixo.

Apenas a nível de exemplo, existem palavras que são derivadas do latim e que, na sua forma original, são escritas com li. Quando escritas na nossa língua, tais palavras permanecem da mesma maneira. Porém, outras palavras latinas, também escritas originalmente com li, por algum motivo, passaram a ser escritas com lh na língua portuguesa. Portanto, perceba que, como já dito, é inviável buscarmos o estudo da etimologia das palavras apenas para sanar possíveis dúvidas quanto à grafia de palavras com lh.

Sendo assim, qual seria então a forma de garantir que não cometeremos erros na prova quanto à ortografia de tais palavras?

Em casos assim (esse não é o único da nossa língua portuguesa), temos duas alternativas, apresentadas a seguir.

A importância da leitura para reconhecermos as palavras com lh

Primeiramente devemos ter o hábito da leitura, recomendado por todos os professores de língua portuguesa.

Provavelmente você já está cansado de ouvir tal sugestão, mas ela é tão repetida por todos justamente por ser a mais efetiva quando se trata dessa disciplina. Através dela, trabalhamos não apenas esse tópico específico, mas sim, de modo geral, todo o conteúdo da língua portuguesa.

Ademais, podemos praticá-la tanto por diversão, lendo sobre algo que nos agrada e nos diverte, quanto como fonte de informação e expansão do nosso conhecimento, lendo sobre temas que podem ser interessantes para as nossas atividades diárias ou, inclusive, temas relacionados a possíveis questões, discursivas ou objetivas, de atualidades e conhecimentos gerais.

Dessa forma, além de eventualmente encontrarmos palavras com lh e irmos internalizando-as aos poucos, melhoramos o nosso conhecimento também em outras áreas.

Exercícios não podem ficar de fora

Outra técnica importante – não só para esse tópico, mas para todos os conteúdos – é a resolução de exercícios.

No nosso caso, sugerimos três tipos possíveis. O primeiro seriam os exercícios objetivos, do tipo certo ou errado ou do tipo em que devemos encontrar a alternativa correta, conforme exemplo abaixo retirado do nosso sistema de questões (se ainda não conhece esse nosso sistema, acesse nesse link e experimente gratuitamente por 7 dias):

Exercício sobre palavras com lh

Quanto a esses exercícios não há segredo, basta fazermos o maior número possível de questões, sempre atentos à resolução para sanar possíveis dúvidas.

O segundo tipo seria uma espécie de ditado de palavras com lh, daqueles que o professor da 2ª série fazia com você – não subestime o poder desse exercício pela sua simplicidade.

Uma sugestão é copiar uma lista das palavras que você tem dúvida naqueles sites ou aplicativos que pronunciam as palavras que escrevemos, colocá-lo para pronunciá-las e ir escrevendo-as, exatamente como no ditado.

A nossa ideia é familiarização e memorização, logo, não importa se você viu as palavras antes de iniciar o ditado.

Ademais, à medida que as palavras forem internalizadas em sua mente você pode excluir as mais fáceis e quando se deparar com uma nova nas suas leituras, você pode acrescentá-la.

Finalmente, o terceiro tipo de exercício sugerido é a elaboração de textos escritos. Novamente, assim como dito quanto à leitura sugerida anteriormente, você pode escrever tanto sobre temas do seu gosto como também aproveitar para praticar possíveis questões discursivas possíveis de serem cobradas nos seus concursos. Acrescentamos ainda que assim você praticará seu conhecimento em toda a língua portuguesa e não só o tópico específico de palavras com lh.

Entretanto, para garantir o treino de tais palavras, antes de iniciar o texto você pode selecionar algumas que obrigatoriamente terão de constar na sua redação.

Não subestime os tópicos mais simples do seu edital

Muita gente pode ter olhado a temática desse artigo e a menosprezado. Porém, eventualmente essas palavras acabam aparecendo em uma questão ou outra. O tópico pode até ser mais simples que maioria ou até mesmo não ser o foco da questão. O examinador pode estar querendo avaliar alguma outra regra ortográfica e, ao usar uma palavra com esse dígrafo gerar uma outra dúvida no candidato. E é por esses motivos que não podemos nos dar o luxo de errarmos uma questão por não conhecermos as palavras com lh.

Finalizando, com o nível cada vez mais alto dos candidatos, não nos tem sido permitido perder pontos nem em questões mais difíceis, muito menos em tópicos não tão complexos, como esse que envolve basicamente a memorização. O chamado “decoreba” pode ser chato, é verdade. Porém, com a prática de poucos minutos ao dia podemos dominá-lo e assim, garantir pontos preciosos em nossas provas. Portanto, não negligencie nem esse nem qualquer outro tópico de qualquer outra disciplina pela falta de simplicidade do mesmo.

Para ver outros artigos escritos por mim, clique aqui.

Instagram: @_henrique.vitor

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.