Artigo

OXÍTONAS E MONOSSÍLABOS TÔNICOS (ACENTUAÇÃO)

Olá, pessoal! Tudo tranquilo? Se você quer aprender tudo sobre REGRAS DE ACENTUAÇÃO, está no lugar certo!

Agora, vamos ao detalhamento das regras, com seus exemplos e detalhes mais cobrados em prova.

São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O, (primeira regra) e também em ditongos abertos (segunda regra): ÉU, ÉI, ÓI (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).

Ex: há, pá, pás, má, más, pé, pés, dê, dês, mês, nó, nós, pôs

Ex: véu, véus, réis, dói, sóis

Da mesma forma, acentuam-se as oxítonas terminadas A, E, O, em, ens (primeira regra) e também em ditongos abertos:
ÉU, ÉI, ÓI (segunda regra).

Ex: Sofá, xarás, gambá, será, serás, pajé, pajés, Tietê, você, freguês, vovô, avós, vovó, ninguém, armazém, armazéns

Ex: fiéis, papéis, chapéu, herói, Niterói, anzóis, destrói

Observe então que as terminações acentuadas das oxítonas são as mesmas dos monossílabos tônicos, com exceção de “em” e “ens”.

O monossílabo terminado em “o” é acentuado assim como a oxítona terminada em “o”: Pó e Cipó, do mesmo modo, Dói e Herói são acentuados por serem, respectivamente, um monossílabo tônico e uma oxítona  terminados em ditongo aberto. Ressalto que são regras diferentes, mas as reuni para ser mais fácil de gravar as regras principais antes de entrar nas especiais.

As regras agrupam as palavras por tonicidade e terminação. Para efeito de cobrança em prova, temos saber que para duas palavras serem acentuadas pela mesma regra, devem compartilhar a mesma classificação quanto à tonicidade. Ou seja, uma oxítona não poderá ser acentuada pela mesma regra de um monossílabo tônico ou de uma paroxítona. Com esse raciocínio você acerta muitas questões, porque, se olhar duas palavras de tonicidade diferente e a banca disser que são acentuadas pela mesma regra, você já elimina a assertiva.

Por exemplo: As palavras “parabéns” e “lúmen” são acentuadas pela mesma regra?

Sem saber muito, você já pode marcar “errado”, pois a primeira tem a sílaba tônica na última (oxítona) enquanto a segunda tem a tônica na penúltima (paroxítona). Logo, não podem ser acentuadas pela mesma regra.

Porém, fique atento à regra do hiato, que independe da posição da sílaba tônica. Como veremos à frente, Ju-í-zes e A-ça-í são acentuadas pela mesma regra, mesmo sendo uma paroxítona e outra oxítona. Isso só ocorre com a regra do hiato, que não considera a tonicidade da palavra.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • gostei, bem explicado !
    helena em 29/11/20 às 21:11
  • Philip (e quem estiver lendo) lembre-se dos acentos gráficos indicando ditongo aberto "ei" é diferente de "éi" vc fala rei. (tipo rêi) e não réi. não desista!
    The SMR em 28/09/20 às 20:15
  • São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O, (primeira regra) e também em ditongos abertos (segunda regra): ÉU, ÉI, ÓI (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra). Mediante a sua analise, então deveríamos acentuar a palavra " REI", pois termina com "ei" , porem o nosso português não aceita tal acentuação nesta palavra. Então o que deveremos seguir ? Quanto mais estudo, mas eu percebo que nada sei... Affs!!
    Philip em 25/09/20 às 16:40
  • Não entendi
    Igor em 10/06/20 às 15:18
  • NA FRASE QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO, A PALAVRA TEM É UM MONOSSILABO TÔNICO?
    ANA em 18/05/20 às 07:39
  • oi
    coca em 08/05/20 às 11:05
  • Professor, uma dúvida... um monossilabo tonico não é obrigatoriamente uma oxitona não? Afinal a ultima silaba (que tambem é a unica) é a tônica.... Obrigada
    Daniela em 14/10/19 às 15:51
  • Obrigado vc me ajudou muito agora sim vou tirar um 10 na prova hoje
    Amariles Gabriela em 02/09/19 às 08:05