Artigo

O que é nota de corte?

O que é nota de corte
Atingiu a nota de corte e agora? Passou ou só Classificou? Descubra!

Você pode nem ter percebido, mas a nota de corte está presente em sua vida há muito tempo, desde que você entrou na escola. Até naquele joguinho de videogame, você tinha que fazer a pontuação mínima para passar para próxima fase, não é mesmo?

Desde a nota mínima para passar de ano no colégio, até a quantidade de pontos suficientes para ser aprovado em um concurso, a nota de corte é parâmetro constantemente presente para avaliação e definição de metas.

Nota de corte nos concursos públicos

No mundo dos concursos, ao sair um edital, a primeira coisa que o concurseiro já busca saber é: qual foi a nota de corte da prova anterior.

Ela serve como parâmetro para que seja possível determinar o quão bem o candidato precisará se sair em determinada etapa do concurso.

Além disso, o nível de dificuldade da prova poderá ser definido segundo a nota de corte, pois está relacionada diretamente à dificuldade e à concorrência.

Isso quer dizer que a nota de corte não estará explícita no edital, pois dependerá de fatores externos que surgirão após a aplicação e correção da prova, mas o modo de se chegar até ela sim.

Nota de Corte X Pontuação Mínima

Geralmente, no edital, aparecerá o cálculo da nota mínima que o candidato precisará ter para ser classificado no concurso. Mas ser classificado não é sinônimo de aprovação, nem de estar dentro do número de vagas.

Já a nota de corte corresponde, via de regra, à pontuação do último candidato que foi chamado. Pode ser interpretada dessa forma, pois, muitas vezes, o concurso não tem vagas imediatas, apenas cadastro de reserva e, assim, o parâmetro deverá ser as nomeações.

Nota de corte e as etapas do certame

Um mesmo concurso pode ter várias notas de corte. É o caso dos concursos que possuem várias etapas. Por exemplo, concursos para Delegado de Polícia, que possuem prova objetiva, prova discursiva, teste físico, psicotécnico e, muitas vezes, prova oral.

Em cada uma dessas fases, o candidato necessitará de uma pontuação específica para avançar para a seguinte.

APROVEITE AS OFERTAS DE NOSSAS ASSINATURAS

Nota de corte e pontuação cumulativa

Há concursos em que a nota de corte é calculada pela soma do resultado de duas ou mais etapas do certame, como, por exemplo: nota da prova objetiva + nota da prova discursiva = Nota de corte final.

Neste caso, o candidato deverá, ao menos, fazer a nota mínima para poder ter as notas somadas, sendo que o desempenho não tão bom em uma das etapas poderá ser compensado por um bom resultado em outra.

Nota de corte por região

Um mesmo concurso pode ter notas de corte diferentes para os candidatos, a depender da região por ele escolhida. Isso se dá pelo fato de não haver uma concorrência geral, mas sim, local. Então, a quantidade de inscritos por região e o desempenho individual levam a notas de cortes distintas.

É o caso, por exemplo, do concurso de Escrevente do TJSP, em que houve diferenças gritantes nas notas de corte dos candidatos para a segunda etapa do certame, a depender da região escolhida. Em algumas delas, foi acima de 8,5/10, ao passo que, em outras, foi abaixo de 6/10.

Nota de corte x banca examinadora

As bancas examinadoras costumam ter um perfil padrão, tanto na forma de cobrar o conteúdo quanto na maneira de calcular a pontuação e chegar na nota de corte.

Certo e errado

O Cebraspe, por exemplo, utiliza o método “Cespe”, em que as questões ficam no formato “certo” ou “errado”. Desta forma, cada questão errada anula uma certa, ou seja, perde-se um ponto.

Então, não bastará apenas saber o conteúdo, mas ter estratégia na hora de realizar a prova, pois “chutar” a questão será um risco. Consequentemente, a nota de corte será afetada.

Peso e bloco de questões

Algumas bancas costumam colocar pesos diferentes a depender da disciplina ou bloco de questões, também chamada de média ponderada.

Assim, poderá ser exigida uma nota de corte por bloco ou por disciplina. Em outras palavras, você precisará fazer o mínimo dentro de cada grupo de questões da prova para ser, ao menos, classificado.

Desvio Padrão

O desvio padrão é uma medida de dispersão em torno da média dos candidatos: do pior ao melhor deles. É uma forma de cálculo muito utilizada pela Banca FCC. Veja um exemplo:

  1. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Gerais” (CG)
  2. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Específicos” (CE)
  3. Multiplicar CG por 0,5
  4. Multiplicar CE por 0,75
  5. Somar os valores das fases 3 e 4
  6. Dividir a soma obtida na fase 5 por 4 = nota final da prova objetiva

Lembre-se que sempre estará explícito no edital a fórmula do cálculo para a nota final da prova.

Devo me preocupar com a nota de corte?

É claro que a nota de corte costuma variar de um concurso para outro, mas é importante ter uma noção de como ela vem sendo estabelecida nos concursos anteriores ao que você almeja para saber quantas questões você precisará acertar.

A partir daí, coloque como meta um quantitativo superior ao do concurso passado, ao menos 5%, para, assim, ter uma boa margem.

Também, ter conhecimento da nota de corte serve para organizar os estudos. Por exemplo, um concurso que costuma exigir 95% de acertos requer um alto rendimento, sendo necessário dominar todo o conteúdo programático. Por outro lado, apenas 60% oportuniza ao candidato uma programação mais flexível, priorizando apenas o que tem mais chance de cair, pois há margem para erro.

Além disso, após fazer a prova, é possível colocar seu resultado em rankings disponibilizados em sites extraoficiais, como o OVN, que possibilitam a perspectiva do resultado real.

Conclusão

Pois bem. Podemos concluir que nota de corte é a pontuação do último colocado dentro das vagas ou o último nomeado. Em outras palavras, é a menor nota entre os candidatos aprovados. Para tanto, ela recebe influência de alguns fatores:

  • Número de vagas
  • Concorrência
  • Nível de dificuldade da prova
  • Tipo de prova
  • Banca examinadora
  • Cálculo estipulado no edital

Portanto, sempre que for prestar um concurso, leia o edital por inteiro, pois é lá que estas informações estarão presentes.

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

APROVEITE AS OFERTAS DE NOSSAS ASSINATURAS

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.