Artigo

Aula GRATUITA sobre o Novo Relatório do Auditor (NRA)

As normas de auditoria estão mudando. Agora temos um Novo Relatório do Auditor (NRA).

Pessoal, no final de 2009, já tivemos uma série de alterações referentes à convergência para as normas internacionais, e agora estamos vivenciando processo similar.

Para nós que estudamos auditoria para concursos, é sempre um desafio manter nosso material atualizado, por isso vou ajudá-los nesta tarefa.

Em 04/07/16, foram publicadas novas normas do CFC que promoveram alterações no Relatório do Auditor Independente.

cfc-contabilidade-logo-20092013

Segundo o site do CFC (www.cfc.org.br), o Novo Relatório do Auditor (NRA) é constituído por normas convergidas das International Standards on Auditing (ISAs), emitidas pela Federação Internacional de Contabilidade (IFAC, na sigla em inglês).

SEGUEM COMENTÁRIOS SOBRE

NOVO RELATÓRIO DO AUDITOR (NRA)

Aula GRATUITA sobre Novo Relatório do Auditor (NRA)

O trabalho do auditor consiste, em linhas gerais, na aplicação de procedimentos de auditoria sobre o objeto auditado, a fim de obter evidências que sirvam de base para sua conclusão e consequente emissão de uma opinião sobre o tema.

Essa opinião será materializada num documento denominado Relatório do Auditor Independente, que até 2009 denominávamos “parecer”.

Trata-se de manifestação por escrito de sua opinião sobre as demonstrações contábeis, com base na avaliação das evidências de auditoria obtidas.

Assim, o relatório (parecer) constitui-se na forma pela qual os resultados dos trabalhos são levados ao conhecimento dos usuários com a finalidade de apontar possibilidades de correção de falhas, fornecer dados para a tomada de decisão e atender interesses específicos.

As seguintes normas alteradas em 04/07/16 são relevantes no estudo dos relatórios do auditor independente, porque tratam de como a forma e o conteúdo do relatório de auditoria independente são afetados quando o auditor expressa uma opinião modificada ou inclui um parágrafo de ênfase ou de outros assuntos no seu relatório de auditoria:

NBC TA 700 – formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis;

NBC TA 701 – comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente;

NBC TA 705 – Modificações na opinião do auditor independente, e

NBC TA 706 – Parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor independente.

Como sempre, permaneço à disposição para quaisquer dúvidas adicionais pelo email [email protected] ou podem me enviar uma mensagem:

(61) 98104-2123
Quer receba dicas de estudo e conteúdo gratuito de Auditoria em seu email ?

Cadastre-se na nossa lista exclusiva, no link a seguir

http://eepurl.com/caW9Pj

Abraços e bons estudos.

Claudenir

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Desculpe se é falha minha, mas não encontrei o link para a aula...
    Haroldo em 17/09/16 às 11:50
  • Boa noite, Marcus Vinicius, Seguem principais normas de Auditoria, de acordo com os principais editais, mas fique atento com as recentes atualizações: NBC TA Seção 200 Princípios Gerais e Responsabilidades NBC TA Assunto 200 Objetivos gerais do auditor independente e a condução de uma auditoria de acordo com as normas de auditoria 210 Concordando com os termos de um trabalho de auditoria 220 Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis 230 Documentação de auditoria 240 Responsabilidades do auditor relacionadas com fraude em uma auditoria de demonstrações contábeis Seções 300 e 400 Avaliação dos Riscos e Respostas aos riscos avaliados NBC TA Assunto 300 Planejamento de uma auditoria de demonstrações contábeis 315 Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e de seu ambiente 320 Materialidade no planejamento e na execução de uma auditoria 330 Respostas do auditor aos riscos avaliados Seção 500 Evidência de auditoria NBC TA Assunto 501 Evidências de auditoria – Considerações específicas para itens selecionados 530 Amostragem em auditoria 560 Eventos subsequentes 570 Continuidade 580 Representações formais da administração Seção 600 Utilização do trabalho de outros NBC TA Assunto 610 Utilização do trabalho de auditoria interna Seção 700 Conclusão dos trabalhos e Relatórios NBC TA Assunto 700 Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis 705 Modificações na opinião do auditor independente 706 Parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos no parecer do auditor independente Outras NBCs Importantes NBC PA 290 Independência – Trabalhos de Auditoria e Revisão. NBC PA 01 Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes. Abraços e bons estudos. Claudenir
    Claudenir Brito em 13/09/16 às 05:18
  • Olá, professor. Para área fiscal, quais são as principais normas de auditoria?? Como, no momento não tem nenhum concurso da área fiscal, acho válido da uma olhada nas normas de forma a garantir uma melhor pontuação.
    Marcus Vinicius em 12/09/16 às 08:32