Artigo

Não Há Recursos! Comentários Sobre a Prova de História e Geografia de Mato Grosso Sefaz 2023

Não há recursos. A prova de História e Geografia de Mato Grosso foi difícil e de altíssimo nível. Foi também muito bem feita. Cada questão baseou-se em artigos acadêmicos e teses de mestrado para formular as questões. Endosso o gabarito da banca.

Comentarei aqui duas das mais difíceis:

(FGV/SEFAZ-MT/FISCAL DE TRIBUTOS/2023)

Leia o trecho da instrução da rainha D. Maria Ana de Áustria para D. Antônio Rolim de Moura, de 1749.

Por ser entendido que Mato Grosso é a chave e o propugnáculo do sertão do Brasil pela parte do Peru, e quanto é importante por esta causa que naquele distrito se faça população numerosa, e haja forças bastantes a conservar os confinantes em respeito, ordenei se fundasse naquelas paragens uma vila, e concedi diversos privilégios e isenções para convidar a gente que ali quisesse ir estabelecer-se; e que, para decência do Governo e pronta execução das ordens, se levantasse uma Companhia de Dragões e, ultimamente, determinei se erigisse Juiz de Fora no mesmo distrito. Encomendo-vos, que depois que a ela chegardes, considereis e me façais presente quais outras providências serão próprias para o fim proposto de aumentar e fortalecer a povoação daquele território.

Apud MOURA, C.F.D. Antônio Rolim de Moura, Primeiro conde de Azambuja: biografia. Cuiabá: EdUFMT, 1982, p. 24

As instruções enviadas ao futuro governador da capitania de Mato Grosso faziam referência

A) aos interesses da Coroa em assegurar o controle das áreas centrai das América do Sul conquistada pelo colonos luso-brasileiros em função da assinatura do Tratado de Madri.

B) à necessidade de garantir a militarização da capitania mato-grossense diante a eclosão da guerra brasílica e dos levantes sediciosos nos arraiais do Cuiabá e da Forquilha.

C) ao favorecimento da migração de colonos e ameríndios castelhanos para povoar a região, em um contexto de expulsão dos padres jesuítas da América espanhola.

D) ao estabelecimento de uma rede de povoações na área de fronteira com o Vice-Reino do Peru, para garantir um maior controle da região, sobretudo do vale do rio Guaporé.

E) à criação de um aparato político-administrativo para enraizar a presença da Coroa na fronteira ocidental, com a transferência da sede do governo da capitania para Cuiabá e a formação de uma Companhia de Dragões.


Gabarito [C]
Comentários:


A criação da Capitania do Mato Grosso foi em 1848. O primeiro governador da nova província, que fora desmembrada de São Vicente, foi Dom Rolim de Moura. Era imperativo estimular o povoamento lusitano, que serviu ao Tratado de Madri e na consolidação do território português. Foi fundada a primeira capital, Vila Bela da Santíssima Trindade.
Os padres Jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759 por ordem do Marquês de Pombal, após as Guerras Guaraníticas, pois os Jesuítas espanhóis não queriam abandonar as Missões que foram entregues aos portugueses em Madri.

Em 1767 a Cia de Jesus também foi expulsa da Espanha. Neste contexto, a coroa portuguesa estimulou a incorporação como súditos, a todos e tantos que fossem possíveis. Migraram para cá colonos espanhóis e indígenas que viviam do lado de lá, fortalecendo a presença lusitana.
No contexto do Tratado de Madri foram grandes os conflitos na fronteira, entre Espanha e Portugal, que fez de tudo para manter sua presença e controlá-la. Eram comuns as fugas de escravizados africanos para o lado de lá, e após a derrota militar do quilombo do Piolho, os sobreviventes católicos tornaram-se súditos. assim como foi comum o incentivo para que moradores do lado de lá, colonos espanhóis e ameríndios, viessem para cá.
Erros:
[A] O tratado de Madri reconheceu a presença e o domínio português na região.

[B] Eram comuns conflitos na região mineradora, seja levantes de indígenas, contra a escravização ou colonização forçada, seja de lideranças de mineradores insatisfeitos, mas as instruções são para incorporar súditos.

[D] A ideia da instrução era incentivar a imigração de colonos e indígenas que viviam do lado espanhol, o que foi feito bastante, especialmente após a expulsão dos padres jesuítas pela Espanha e o fim de Moxos e Chiquitos, o que desarticulou as populações indígenas, que foram atraídas para cá. Foram criados povoamentos além da nova capital e das vilas mineradoras já existentes, como a Vila Maria do Paraguai, atual Cáceres.

[E] Para enraizar a presença da Coroa na fronteira oriental, Leste.


(FGV/SEFAZ-MT/FISCAL DE TRIBUTOS/2023)
Leia o fragmento a seguir.

Na década de 1960, a Região Centro-Oeste iniciou um processo de modificação de sua estrutura produtiva, impulsionada pela ação estatal por meio dos programas de incentivo à modernização agropecuária e à integração da região aos outros mercados, elementos que tiveram importantes consequências em sua dinâmica demográfica e no processo de redistribuição espacial da população.
(Adaptado de CUNHA, José M. P. Dinâmica migratória e o processo de ocupação do Centro-Oeste brasileiro: o caso de Mato Grosso. R. Bras. Est. Pop., São Paulo, v.23, n. 1 jan./jun.2006, p. 88-89)

Sobre as dinâmicas demográficas que caracterizaram o estado do Mato Grosso a partir dos anos 1960, analise as alternativas a seguir.

I- Nos anos 1980, os municípios localizados no extremo sul apresentam as taxas de crescimento mais elevadas do estado do Mato Grosso.

II- Nos anos de 1990, houve um aumento dos fluxos de retorno dos migrantes que residiam no Mato Grosso para seus estados de origem.

III- No início dos anos 2000, mais da metade da população do estado do Mato Grosso residia em áreas ruais.

Está correto o que se afirma em

I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III apenas.
I, II, III.

Gabarito: [B]
Comentários:


I- Nos anos 90 a microrregião onde os municípios tiveram a maior taxa de crescimento foi em Colíder, Aripuanã, Alta Floresta, Parecis e Sinop. Foram municípios localizados ao longo da BR-163 e ao Norte do território. Vide tabela “População e Taxa de Crescimento” e no mapa da “Taxa Média de Crescimento Segundo as Microrregiões.

II- Nos anos 90, de acordo com a tabela abaixo, retirada da fonte citada na questão, ocorreu uma expressiva migração de retorno nos anos 90.

III- Como podemos analisar na última imagem colorida, onde há um gráfico na parte de baixo, que a população já era urbana.

É isso aí, pessoal! Torço para o sucesso de todos.

Grande abraço e foco no sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.