Artigo

MPU – cargo 02 – resolução administração financeira

Resolução das questões de administração financeira do concurso MPU 2015 (cargo 2)

Caros alunos,

Vejam abaixo a resolução das questões sobre os assuntos que lecionei para o concurso do MPU, realizado no último final de semana. São os itens 66 a 71.

CESPE – MPU – 2015) A respeito da análise e avaliação econômica e financeira, julgue os itens a seguir.

( ) A montagem do fluxo de caixa deve levar em conta o rigor das normas internacionais, não se admitindo o registro de fluxos virtuais de caixa; portanto, recomenda-se que, na operação de desconto de duplicatas, seja considerado o recebimento do valor líquido descontado pelo banco como uma entrada classificada entre as atividades operacionais.

            O valor recebido em uma operação de desconto de duplicatas passa a integrar o caixa da empresa, que de fato é classificado entre as atividades operacionais. Além disso, na demonstração de fluxo de caixa devemos registrar o valor efetivamente recebido no desconto (valor líquido), que é o que passou a integrar o nosso caixa, e não o valor nominal da duplicata. CORRETO.

 

( ) Se, no estudo de viabilidade de determinado projeto, verificar-se que a taxa interna de retorno calculada é menor que o retorno exigido, será correto propor-se como alternativa o parcelamento do investimento inicial necessário sem prejuízo do fluxo de receitas esperado, ou, na impossibilidade do referido parcelamento, concentrar-se o fluxo de receitas, antecipando-se o seu recebimento.

            Quando postergamos despesas (parcelando o investimento inicial, ao invés de concentrá-lo no início) ou antecipamos receitas, elevamos a rentabilidade do projeto, ou seja, elevamos a taxa interna de retorno do investimento. Assim, essas são possibilidades para buscarmos uma rentabilidade superior ao retorno mínimo exigido, tornando o investimento atrativo. Item CORRETO.

( ) No processo de tomada de decisões financeiras, devem ser priorizadas a minimização do risco e a maximização do retorno, tendo, por isso, os investidores racionais a expectativa de, simultaneamente, correrem os menores riscos e obterem o maior retorno.

            ERRADO. De fato é saudável buscarmos minimizar os riscos e maximizar os retornos, mas é preciso ter em mente que, em regra, os maiores retornos estão naqueles investimentos de maior risco, enquanto os investimentos mais conservadores também possuem ganhos mais modestos. Assim, é preciso tentar encontrar um bom compromisso entre o nível de risco e o nível de rentabilidade esperados.

 

CESPE – MPU – 2015) Com relação a séries de valores, valores atual e futuro e contas a receber, julgue os itens seguintes.

( ) Considere a seguinte situação hipotética.

Determinada empresa que só vende a prazo tem uma média de contas a receber de R$ 100.000,00 e um quociente de giro anual das vendas de 5. Essa empresa constatou que os concorrentes, cujas operações também são feitas exclusivamente a prazo, têm vendas 80% superiores. Para alcançar essa mesma meta, a referida empresa está disposta a reduzir as exigências para a concessão de crédito. Nessa situação hipotética, se a empresa mantiver estoques médios de R$ 150.000,00 em contas a receber, então ela terá de aumentar o prazo médio de recebimento.

            Temos:

Giro no recebimento de vendas = Vendas a prazo no ano / Saldo médio de contas a receber

5 = Vendas a prazo no ano / 100.000

Vendas a prazo no ano = 5 x 100.000

Vendas a prazo no ano = 500.000 reais

 
            O prazo médio de recebimento é:

Prazo médio de recebimento = 365 dias / giro no recebimento de vendas

Prazo médio de recebimento = 365 dias / 5 = 73 dias

            Para vender 80% a mais, as vendas totais devem passar para:
Vendas totais = 500.000 x (1 + 80%)
Vendas totais = 500.000 x (1 + 0,80)
Vendas totais = 500.000 x (1,80)
Vendas totais = 900.000 reais

            Com média de contas a receber de 150.000 reais e vendas de 900.000 reais, o giro passa a ser de:

Giro no recebimento de vendas = Vendas a prazo no ano / Saldo médio de contas a receber

Giro no recebimento de vendas = 900.000 / 150.000

Giro no recebimento de vendas = 6

            O prazo de recebimento passa para:

Prazo médio de recebimento = 365 dias / giro no recebimento de vendas

Prazo médio de recebimento = 365 dias / 6

Prazo médio de recebimento = 60,8 dias

            Portanto, aceitando o aumento no estoque de contas a receber (de 100 para 150 mil), é possível elevar as vendas e, ainda assim, reduzir o prazo médio de recebimento (de 73 para 60,8 dias). Item ERRADO.

( ) Com a finalidade de constituir-se um fundo para aposentadoria, deve-se adotar o modelo básico de capitalização, caracterizado por pagamentos mensais, de igual valor, durante trinta anos, a partir do momento da assinatura do contrato.

            ERRADO. Podemos efetuar um acúmulo de capital para utilização futura (aposentadoria) de diversas formas, não somente através modelo mais convencional, que é o pagamento de parcelas mensais iguais durante vários anos. É possível, por exemplo, efetuar uma ÚNICA aplicação, cujo valor seja equivalente ao valor presente daquela série de pagamentos iguais, e deixá-lo rendendo juros ao longo dos mesmos 30 anos.

( ) Caso, na análise da viabilidade de um projeto, se constate que, à medida que se aumenta a taxa de desconto mínima aceitável, diminui o valor presente líquido, a decisão favorável à realização desse projeto só se dará se houver uma diferença positiva entre o valor presente dos fluxos futuros de caixa e o valor presente do investimento.

            Pelo método do valor presente líquido (VPL), temos que:

VPL = Valor presente das entradas – Valor presente dos desembolsos

            Ou seja,

VPL = Valor presente dos fluxos futuros – Valor presente do investimento

           

            Para a decisão ser favorável, precisamos que o VPL seja positivo, ou seja,

            Valor presente dos fluxos futuros – Valor presente do investimento > 0

            Valor presente dos fluxos futuros > Valor presente do investimento

            Assim, é preciso haver uma diferença positiva entre o valor presente dos fluxos futuros de caixa e o valor presente do investimento. CORRETO.

Saudações,

Prof. Arthur Lima  

Curso MPU 2017

Leia mais sobre o próximo Concurso MPU

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.