Artigo

Método Certo de Estudo

Olá, amigas e amigos concurseiros de todo o Brasil!

Muito se comenta nas rodas de concurseiros, ainda que virtuais, sobre qual seria o Método Certo de Estudo para se passar em um concurso, especialmente naqueles considerados mais difíceis e concorridos, os chamados concursos Tops.

Devo fazer planilhas de horas? Devo cronometrar o tempo de estudo? Devo estudar primeiro um grupo de matérias para só então passar para outro ou estudar todas ao mesmo tempo? Estudo até a exaustão ou delimito certo período de tempo? Estudo só por apostilas, só por livros, só por vídeo-aulas ou por todos? Devo contratar um coaching? Sigo religiosamente o método de estudos utilizado pelo primeiro lugar daquele superconcurso dos meus sonhos? Devo estudar sentado, em pé, de cabeça para baixo, debaixo d’agua ou numa biblioteca?

relogio

Essas e muitas outras perguntas rodeiam, ou já rodearam a cabeça de muitos concurseiros. Eu, confesso, já fiz essas e várias outras perguntas no meu tempo de concurseiro. É normal. Muito mais normal do que se imagina. Quem nunca fez a si mesmo uma pergunta dessas ou parecida, que compre a primeira camisa de força da última moda. Os loucos que me perdoem. Eles não gostam de serem comparados a concurseiros profissionais. J

Estudar corretamente é um dos maiores desafios que um concurseiro possui, mesmo aqueles já com certo número de HBC. Parece que sempre falta algo ou que algo está errado na preparação/estudos.

Eu, contudo, não diria errado, mas precisando de ajustes, seja para consertar algo que não vai bem, seja em razão do feedback dado a si mesmo em razão da observação, ainda que inconsciente, do avanço de uma etapa dos estudos.

Se verificamos que algo está errado, como, por exemplo, dedicar muito tempo a matérias que não possuem tanto peso ou não dedicar tanto àquelas que precisam de mais tempo/preparação, é normal fazermos ajustes, muitas vezes necessários. Não tenha medo ou receio de fazer isso e achar que está perdendo tempo. É muito comum e, na maior parte das vezes, muito mais benéfico do que tentar manter, erradamente, o que estava sendo feito e, de verdade, perder tempo preciso.

Seu método ou programa de estudos não é algo imutável. Jamais. Pelo contrário, deve, sempre, ser “diagnosticado” para verificarmos se precisa de ajustes ou não. E isso só você realmente saberá fazer, ninguém mais. Pode-se ajudar, dar dicas, mas o ajuste daquele “parafuso mestre” só você saberá fazer. Não se assuste em pensar que não sabe fazer. Às vezes fazemos inconscientes e nem notamos, e nesse ponto que o concurseiro amador se torna profissional. O feedback inconsciente e, por muitas vezes, eficaz, é um salto quântico nos estudos. Claro: exige tempo e muito estudo, regra geral.

O simples fato de ter na programação da terça o estudo de contabilidade e tributário, por exemplo, dedicando normalmente duas horas para cada, e, num certo dia, dedicamos três horas àquela e uma à essa, em razão de um tema mais difícil de contabilidade e de já ter estudado direito tributário bem em outros dias, já é uma mudança necessária e que você realizou, às vezes, sem sentir.

O melhor método de estudo é aquele que se encaixa perfeitamente a você, e não o que outra pessoa utilizou, seja lá quem ela for. Nenhuma pessoa, nenhuma mesmo, tem a mesma vida, pensamento, rotinas e problemas de outra. O que é perfeito para uma, pode ser desastroso para outra pessoa. Pode dar certo, mas é pura questão de sorte, e não por que aquele método é mais eficiente. Devemos buscar a nossa tampa da panela em matéria de método de estudos. E, assim como nos relacionamentos, você não vai “se juntar” com qualquer um, não é?

Fazer exercícios repetidamente, estudar com música e ler resumos, por exemplo, são sub-métodos que integram o método de estudo de alguém, e, se usados de maneira correta, fazem a diferença na sua aprovação (ou não). Mas fazem porque se adequou a você, porque você entende e gosta dessa maneira, e não porque alguém sugeriu ou deu certo para ela.

O melhor método de estudo, porém, passa sempre pelos quesitos disciplina e determinação, atributos essenciais de quem quer realmente passar naquele superconcurso. Apenas a fé em Deus e/ou a vontade de passar não garante nada. Na boa? Têm pouca contribuição na sua aprovação, muito embora a fé mova montanhas. Por favor, para os que acreditam, não estou dizendo que Deus não olha por você, apenas que ele faz a parte dele e você tem que fazer a sua. Meu amigo, minha amiga, se você não sentar numa cadeira e meter a cara nos livros, ninguém fará por você. Se você não acreditar que vai dar certo, ninguém mais vai acreditar por você (tudo bem, talvez a sua mãe irá).

Consegue estudar em ônibus? Ótimo! Aproveite cada metro rodado e torça para a viagem ser longa e demorada, para que você não deixe um capítulo pela metade ao chegar a sua parada.

Gostas de vídeo-aulas? De pdf? Ou é melhor com aulas presenciais? Se esbalde em tudo aquilo que gostar e puder. Não meça esforços. Utilize tudo o que estiver ao seu alcance. Não deixe para amanhar o que você podia ter feito ontem, concurseiro! Tempo é ouro!

Só consegue estudar com Guns N’ Roses no pé do ouvido? Está esperando o quê para botar os caras para tocar? Prefere Vivaldi? Luan e Forró Estilizado? Malta? Pablo? O gosto é do freguês. Só não pode é entrar na sofrência de achar que não é capaz de passar e desistir. O que importa é criar o ambiente necessário para você detonar as aulas e as questões das bancas, e com a maior eficiência e aprendizado possível. Das bancas mais CTRL+C/CTRL+V às mais f#@$%#$. Perdão. Exaltei-me.

Só consegue estudar com o silêncio ensurdecedor que faz no centro da galáxia? Ou você é do tipo de consegue se concentrar até com o trio elétrico do Asa de Águia a plenos pulmões passando na sua janela? Se for o primeiro caso, procure logo uma estação espacial e vá estudar logo, ligeiro. Se for o segundo, ótimo. Se concentrar e ter foco/confiança no que faz é fundamental para alcançar resultados. Em tudo na vida. Portanto, trate de ter essas duas coisas sempre!

Se querem saber, meu método de estudos para a RFB era o que eu chamava de improviso diário. Tentei fazer horários, cumprir metas, estabelecer tempo… tudo em vão. Esse não era meu método. Não sou um cara do tipo metódico ou organizado. Se eu achava que estava mal ou devendo estudar mais, por exemplo, Economia, certo dia da semana (ou mais de um até) eu tirava apenas para aquela matéria. Ou dedicava mais tempo para ela e menos para outra menos dolorosa e que eu já tinha na cabeça. E assim eu ia adaptando, fazendo baterias de exercícios, lendo resumos, começando um novo tema, fazendo horários (insistentemente e que os usaria por menos de duas semanas seguidas), ajustando aqui e ali. Esse era o meu método “tampa da panela”.

Minha irmã, Mellina, hoje ATRFB, com o mesmo sangue que o meu, criada na mesma casa, era totalmente o oposto de mim. Bastante organizada, metódica e cumpridora de horários e metas. Chega dava gosto de ver. O método dela era totalmente diferente do meu, mas se encaixavam perfeitamente, “cada um no seu cada qual”.

Se você se sente perdido ou sem um norte, procure ajuda, tente um método, dois, três. Pegue sugestões, analise métodos e encontre, dia-a-dia, aquele que serve para você. Não direi perfeitamente, porque, como disse, entendo que um método deve estar sempre em análise para eventuais mudanças, até mesmo, naturalmente, em razão do seu aprendizado, que pode ser maior ou menor para um matéria ou outra.

Apenas não desista na primeira dificuldade ou na primeira questão que errar. Se tiver bala no cartucho, procure um coaching. Não é feio e nem crime. E pode matar uma grande passada na sua caminhada. Afinal, palavra de ordem de concurseiro é eficiência e objetividade. O tempo urge. E quer morder você. Usando uma banca organizadora.

Se quer mesmo entrar nesse mundo de concurseiro (para sair bem um dia, claro), mergulhe de cabeça e com determinação. Como tudo na vida. Faça o que tem que ser feito da maneira mais rápida e eficaz possível. Garanto que os frutos serão bastante “doces” e recompensantes, regra geral. Se não, irás gastar um bom tempo da vida, levando-a mais ou menos, com algumas decepções e frustações que poderão marcar sua vida para sempre. E, em pouco tempo, você estará na (iniciativa) privada.

É isso, concurseiro (a). Quis apenas ter uma prosa com todos e tentar tirar alguns mitos e tabus da cabeça de alguns, especialmente os que estão iniciando essa jornada que, infelizmente, não é fácil.

Quaisquer dúvidas, esclarecimentos e curiosidades, estamos aqui para ajudar. Será um prazer compartilhar um pouco de experiência com vocês. Já tem meu e-mail? Facebook? São eles:

[email protected]

[email protected]

www.facebook.com/aluisioalneto

Até a próxima! E bons estudos a todos!

PS: Conheça nossos cursos!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Era tudo o que eu precisava ler para entender que estou no caminho certo. Grata
    Fernanda em 24/02/15 às 20:15
  • Gostei do texto. Estudo já algum tempo e não tenho tido sucesso.Tenho como meta agora é sucesso no concurso da Abin.Ainda que algumas disciplinas valem para outros concursos, como por exemplo, para os Tribunais. Não tem dado certo.Penso que perdi o concurso para a Policia federal porque estudei em conjunto para um outro concurso.Perdi os dois.Então vou focar para a Abin e pronto.Todo meu esforço, disciplina e objetivo e é claro na fé em Deus. Obrigado!
    marcelo dias ribeiro em 17/02/15 às 18:19
  • Professor, bom DEMAIS este seu artigo! Que alívio poder ler algo assim sendo um concurseiro (e olha que me considero um concurseiro sério). Um texto honesto, transparente, que, com certeza, serviu para quebrar vários mitos na cabeça de alguns colegas de luta. O que mais existe no mercado são professores tentando vender "verdades" sobre métodos de preparação para concurso...tentando convencer todo mundo a fazer resumos, a ouvir isso ou aquilo, a não fazer isso ou não fazer aquilo...e você foi no ponto: se você, estudante, leva a sério, você é quem irá escolher o melhor método para você. E você, professor, é o maior exemplo disso...teve a coragem de contar como as coisas funcionavam para você...e olha no que deu: auditor da RFB. Então, chega de mitos, chega de tentarem criar um método único para todos...como diz o ditado: toda unanimidade é burra. Que cada um escolha o seu método, que leve a sério, e que dê tudo certo. Bom demais, professor! Parabéns pela coragem! Grande abraço! Luiz.
    Luiz A. dos Santos em 13/02/15 às 21:00
  • Excelente post. Um sopro de ar fresco para alguém que como eu, não aguenta mais abrir site de concursos, de modo a não ter que ler coisas como "descubra o segredo dos aprovados" ou "o método x ou y, que vai te fazer passar em x dias". Ao ler o trecho "O melhor método de estudo é aquele que se encaixa perfeitamente a você, e não o que outra pessoa utilizou, seja lá quem ela for.", o estudante já fez mais por ele mesmo, do que se assistisse várias palestras ou lesse alguns livros dos ditos "gurus". Obrigado pelo texto, raridade num mercado onde a maioria acha que sabe o que é melhor para os outros e gosta de empurrar fórmulas mágicas e "segredos".
    Fábio em 13/02/15 às 08:43
  • Interessante o texto, mas " o tempo ruge' foi de doer.... o correto é "o tempo URGE", afinal quem ruge é o leão....
    cesar em 13/02/15 às 07:05
  • O melhor site de estudos!!!!!
    Cristiano Pereira em 13/02/15 às 04:41
  • Professor, o senhor é excelente, muito bom seu material
    Alane em 12/02/15 às 22:35