Artigo

MEC: o que estudar para o concurso?

Concurseira(o) imparável, o edital do concurso para o Ministério da Educação (MEC) já foi publicado. São mais de 200 vagas te esperando! Veja o que estudar.

Inscrições para o MEC

Com inscrições até o dia 28 de agosto, o concurso é para provimento de vagas do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE), do Quadro Permanente do Ministério da Educação.

Ao todo, serão 220 vagas, sendo 44 delas reservadas para candidatas negras e candidatos negros, e outras 11 vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Então, para concorrer a uma das vagas no MEC, além de estudar, é preciso ir no site da banca Cebraspe, realizar a inscrição e pagar uma taxa de R$80,00 (oitenta reais), que é até o dia 11 de setembro.

MEC

Ademais, é importante ressaltar que há duas possibilidades de conseguir a isenção dessa taxa de inscrição: uma é para quem é membro de família de baixa renda e possui registro pelo CadÚnico, e a outra possibilidade é para quem já fez doação de medula óssea.

Assim, no momento da inscrição é necessário enviar os documentos comprobatórios relativos a situação descrita acima. É possível solicitar essa isenção até o dia 28 de agosto também.

Etapas do MEC

As etapas do concurso do Ministério da Educação (MEC) consistem em:

  • provas objetivas de múltipla escolha (Certo ou Errado)
  • prova discursiva

Pois bem, a prova objetiva terá 120 questões divididas entre Conhecimentos Básicos (50 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões).

As(os) candidatas(os) farão as duas etapas (objetiva + discursiva) em até 4 horas e 30 minutos, no mesmo dia, no período da tarde.

Ah! Embora o edital não deixe claro, o local de realização de provas é em Brasília-DF.

Como e o que estudar para o MEC?

Por conseguinte, vamos a outro tópico importantíssimo e ver o que o edital do MEC 2023 nos trouxe de conteúdo programático.

Conhecimentos Básicos

Comecemos pelos Conhecimentos Básicos, compostos pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Legislação e Ética na Administração Pública
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Administração Pública
  • Atualidades

Pois bem, tirando Atualidades, as demais disciplinas costumam ser as basilares para prestar qualquer concurso, não apenas o do MEC. Portanto, o que pode variar é o nível de dificuldade, a forma de cobrar cada assunto.

No mais, em Língua Portuguesa é cobrada a interpretação de texto, além de classes de palavras, relações de coordenação e subordinação, reescrita de textos, dentre outros tópicos.

Em Noções de Direito Constitucional são cobrados alguns conceitos e classificações. Já na parte de Legislação e Ética na Administração Pública vêm aquelas leis nossas de cada dia: a de processo administrativo (Lei n° 9784/99), a de improbidade administrativa (Lei n° 8.429/92), a do Estatuto do Servidor (Lei n° 8.112/90) etc.

Por outro lado, em Noções de Administração Pública é necessário conhecer um pouco sobre o SEI – Sistema Eletrônico de Informações, Governo Digital, Gestão de Processos, além de organização administrativa, que também já é assunto batido das concurseiras e dos concurseiros de plantão.

Para Atualidades, a dica é a transmissão de Reta Final do Estratégia. Assim, veja o que pode cair na prova:

Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Conhecimentos Específicos

Logo depois, as 70 questões de Conhecimentos Específicos podem ser distribuídas entre esses conteúdos aqui:

Políticas Públicas: 1 Análise de políticas públicas. 1.1 Modelos de tomada de decisão em política pública: incremental, racional e suas variantes. 2 Análise das estratégias e dos resultados das políticas públicas. 3 Formulação e implementação de políticas públicas. 4 Políticas públicas distributivas, regulatórias e redistributivas. 5 Políticas públicas e suas fases: formação da agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação. 6 Controle social.

Legislação Educacional: 1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. 1.1 Organização da educação nacional. 1.2 Níveis, etapas e modalidades de ensino. 1.3 Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 1.4 Ensino Superior. 1.5 Educação profissional técnica de nível médio. 1.6 Educação de jovens e adultos. 1.7 Educação profissional e tecnológica. 1.8 Educação especial. 1.9 Educação a distância. 1.10 Recursos financeiros e aplicação. 2 Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

Por fim, para Fundamentos da Educação, o conteúdo é extenso. Abaixo seguem os principais tópicos:

  • Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural, política e pedagógica;
  • Gestão educacional: concepção e prática;
  • Aprendizagem organizacional;
  • Políticas públicas inclusivas de educação: relação de gênero e educação, pessoa com necessidades especiais, etnias;
  • Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos;
  • Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar;
  • Tendências pedagógicas em educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem;
  • Inteligência emocional.

Contudo, não deixe de ler atentamente o edital.

Em resumo

Pois bem, por mais que o conteúdo de Conhecimentos Específicos seja mais longo, quem obtiver maior nota nessa parte da prova consegue desempatar em relação aos demais concorrentes. Ademais, o número de questões acertadas ainda nessa parte também pode te fazer sair na frente.

Por isso, caso você já esteja mais familiarizada(o) com Direito Constitucional, Administração Pública e demais assuntos básicos, seria vantajoso demais focar nos assuntos que te façam subir no ranking de classificação.

Em outras palavras, estude muito a legislação que trata sobre educação. Isto porque, apesar de a prova discursiva não ser necessariamente sobre o conteúdo específico, servirá de base também para uma argumentação no seu texto dissertativo.

Com efeito, segundo o edital, o tema pode ser da atualidade, de administração pública e(ou) de educação pública.

E agora?

Por fim, o material de pós-edital já está pronto só aguardando você se aprumar. Não perca essa oportunidade, afinal, são quase 20 anos sem esse concurso do MEC acontecer. Ou seja, cargos vagos, remanejamentos e muitas outras movimentações aconteceram nesse período. Então…

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.